quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/A INGRATIDÃO ACENDE A IRA DE DEUS!

A INGRATIDÃO ACENDE A IRA DE DEUS!
Números 11:1; 14:1-4 (Clique nas referências ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


OBJETIVO
Despertar os ouvintes a exercitar um coração agradecido ao Senhor.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O contexto no qual o versículo lido está inserido mostra a jornada do povo de Israel no deserto. Os israelitas foram libertos do Egito sob a mão poderosa e portentosa de Deus, no meio de grandes sinais e prodígios, contudo tinham a memória fraca e um coração ingrato, se levantaram contra Deus e contra Moisés e em coro começaram a murmurar com saudades do Egito.

INTRODUÇÃO
A inclinação para a murmuração é antiga como vimos. Hoje as coisas não são muito diferentes. Recebemos as bênçãos de Deus, nos esquecemos de agradecer e ainda desandamos a murmurar, cantando um cântico de vitoria para o adversário.

O povo de Deus tem esquecido que um coração ingrato acende a ira de Deus! Por isso tem tanto crente passando pela prova e definhando a cada dia. É tempo de mudar essa atitude e passarmos a contar as muitas bênçãos e por elas darmos graças ao Senhor porque ele e bom e a sua misericórdia dura para sempre!

ESSE CONTEXTO APONTA TRÊS SINTOMAS E DOIS RESULTADOS DA INGRATIDÃO:

  • Primeiro Sintoma da Ingratidão: Descontentamento e murmuração que são frutos da falta de confiança em Deus – 11.1-3; 14.1-4.
  • Segundo Sintoma da Ingratidão: Saudades da velha Vida – 11.4,5
  • Terceiro Sintoma da Ingratidão: Fastio de Deus – 11.6-9
  • Primeiro Resultado da Ingratidão: Ela Acende a Ira de Deus – 11.1b; 14.11,12 – Esquecemos que bondade e severidade são atributos do mesmo Deus.
  • Segundo Resultado Da Ingratidão: Ela nos faz perder a bênção – 11.18-20, 31-34; 14.21-24- O Senhor pode até atender os murmuradores satisfazendo-lhes o apetite físico, mas faz definhar-lhe a alma – Salmo 106.15.
CONCLUSÃO
Ainda há tempo de restaurar a porta da gratidão em nosso coração para não entristecer o Espírito de Deus e não acender a ira do Senhor!

Aleluia, amém!

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta – em 25.10.12 – nadiamalta@hotmail.com;  pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...