sábado, 20 de outubro de 2012

Artigo/Pra. Nadia Malta/ONTEM O DIA EM QUE O BRASIL PAROU!


ONTEM, O DIA EM QUE O BRASIL PAROU!

Ainda fico abismada com a capacidade do brasileiro de abstrair as coisas fundamentais e imprescindíveis em detrimento daquelas de só menos importância!

Ontem, literalmente o país parou por causa de uma novela. Parece piada, mas é verdade sim! Todas as notícias em todos os veículos de comunicação, inclusive a internet, davam conta do final do capítulo da novela global das 21h. Todos em uníssono queriam saber o final, o desfecho destinado a certa Carminha, que segundo alguns foi o “cão do segundo livro” (termo usado para designar aqueles que agem de forma terrível, deixando todos apavorados), como diria a minha avó.

Afinal, o que ou quem é uma Carminha novelesca diante das “Carminhas” de carne e osso que defraudam e oprimem esta nação, com vigarismos institucionais? O povo brasileiro precisa acordar para a sua realidade, botar a boca no trombone e deixar de viver de forma paralela em uma realidade virtual. Precisa deixar de viver um faz de contas para cair na real e tomar atitudes em relação àquilo que está à sua volta bem debaixo do seu nariz: Um sistema educacional falido com professores sub-remunerados, uma saúde decadente com médicos mal formados que amputam braços de criancinhas e injetam café com leite em veias de pacientes, uma segurança pública absolutamente insegura que tem deixados cidadãos atrás das grades e bandidos soltos, um sistema penitenciário que não regenera, sendo antes uma fábrica de loucos degenerados, feras humanas capazes das maiores atrocidades. Menores que votam, mas não podem ser penalizados por seus crimes, muitas vezes hediondos. Há ainda um sistema previdenciário que leva os trabalhadores a contribuir toda  uma vida para receber uma aposentadoria miserável exatamente quando mais precisam. A lista na verdade é enorme. Contudo, façam silêncio, não nos atrapalhem agora, estamos preocupados demais com o fim de Carminha. Porque por isso sim, vale a pena nos mobilizar e parar a nação!

É incrível que ninguém se mobilize para exigir atitudes coerentes por parte dos poderes constituídos, especialmente o Legislativo e o Executivo. Enquanto estamos preocupados com os desfechos ficcionais, há situações da novela da vida real que clamam por soluções. Entendo o lugar das artes, mas é preocupante quando essa arte entorpece mentes para que sejam banalizadas as questões que urgem por desfechos. Até quando taparemos o sol com as peneiras do conformismo, do comodismo e de uma apatia quase mórbida?
Muitos têm se beneficiado com essa inclinação do nosso povo. Aliás, ouvia muito na minha infância uma frase que ficou na memória: “Coitado do sabido se não fosse o tolo!”. Atestado de tolos, isso é o que temos passado e com isto facilitado a vida dos sabidos ao nosso redor.

Há um texto do apóstolo Paulo exortando os efésios que bem se adéqua a nossa realidade: “Desperta, ó tu que dormes!”. Que possamos acordar e refletir enquanto há tempo! Acorda Brasil! Que Deus tenha misericórdia de nós!

Artigo/Pra. Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...