domingo, 30 de setembro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/PERMANEÇAMOS NA VIDEIRA!

PERMANEÇAMOS NA VIDEIRA!
João 15:1-11, 16


OBJETIVO
Levar o povo de Deus a buscar EQUILÍBRIO E VITÓRIA através da PERMANENCIA e dependência de Cristo.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
Todo capítulo 15 do evangelho de João trata da comunhão, da produtividade e da vitória daqueles que estão em Cristo. Para ilustrar essa relação estreita de comunhão com Cristo, o Senhor usa a figura do ramo ligado à videira.

Vivemos em um mundo de dependências. Muitas  pessoas são por exemplo, dependentes de vícios como drogas pesadas, álcool e tantos outros. Há os que são dependentes emocionais de pessoas e situações.  A idéia central mostrada aqui é a profunda dependência que devemos ter de Cristo. Essa dependência gera equilíbrio, vitória e produtividade para o Reino de Deus. Assim, o cristão precisa ser um dependente irremediável de Cristo. E é o próprio Senhor que diz: Sem mim nada podeis fazer!” – v.5

A videira é uma das árvores-símbolo de Israel. Há três tipos de videira mencionados nas Escrituras: a videira do passado – refere-se à nação de Israel. Num ato da graça de Deus, o Senhor transplantou-a para Canaã e deu a nação todos os benefícios imagináveis! Em Is. 5.4 – diz: Que mais se podia fazer a minha vinha, que eu não lhe tenha feito?”; essa videira produziu uvas bravas, imprestáveis.

uma videira do futuro – “videira da terra”, descrita em Ap 14.14-20= Sistema Mundial Gentio, contrário a tudo que diz respeito a DEUS. Essa videira está amadurecendo para o julgamento de Deus.

A videira do presente é a Celestial, Nosso Senhor Jesus Cristo e inclui os seus ramos que somos nós. Os ramos não se sustentam sozinhos, não há ramos independentes da videira; os ramos fora da videira morrem, porque não recebem a seiva que os nutre. A palavra-chave nesse capítulo é PERMANECER; guarde esta palavra, pois ela é o segredo da nossa vitória. Encontramos a palavra permanecer 12 vezes neste capítulo, em permanecermos no Senhor está a nossa vitória, nosso equilíbrio e a nossa produtividade.

INTRODUÇÃO
Há uma necessidade vital de compreendermos os princípios descritos na Santa Palavra de Deus, ao mesmo tempo só poderemos compreender esses princípios através de uma vida de intimidade com o Senhor.

Na corrida desenfreada por conseguir respostas para nossas demandas, deixamos de observar princípios que estão claros na Bíblia Sagrada, para nortear nossos passos. Os “mestres” dos nossos dias têm aproveitado a fraqueza e necessidade dos incautos, para difundir suas doutrinas descompromissadas com a Verdade de Deus: JESUS. Nada acontece fora Dele.

Nada substitui a obediência e intimidade com Deus através de Cristo. Aqueles que pulam etapas do crescimento espiritual, no sentido de receber as bênçãos pela “determinação” das mesmas, se frustram porque as respostas não vêm.

O TEXTO LIDO NOS REVELA QUATRO EVIDÊNCIAS DA PERMANENCIA EM CRISTO:

1.     Quando permanecemos em Cristo produzimos frutos v.2-5, 16:
  • Há uma produtividade real e perceptível, damos frutos. Que frutos são esses?
  • Guardamos os mandamentos porque permanecemos no amor de Deus. Sentimos uma verdadeira compulsão por levar pessoas a Cristo. Sentimo-nos participantes da colheita. Crescemos em santidade e obediência. Testemunhamos em tempo e fora de tempo. Evidenciamos o Fruto do Espírito. Praticamos boas obras e serviço para a glorificação do nome do Senhor.
  • Teremos sempre um louvor nos lábios que engrandece o Senhor. Testemunhamos com a nossa própria vida. Demonstramos amor intenso uns pelos ouros e responsabilidade com a obra de Deus.
  • Não há necessidade de programas pré-estabelidos, porque há no coração uma santa compulsão de fazer o que agrada ao Senhor, isso é comunicado através da permanência em Cristo.
2.     Quando permanecemos em Cristo sentimos o Agricultor nos podando – v.2:
  • São as provas diárias pelas quais passamos para nos moldar. São as perdas no mundo para ganhar no Reino de Deus.
  • Manifestamos amor por Cristo e sua obra. Experimentamos alegria indizível e paz que excede o entendimento em meio a essa poda por vezes dolorosa - v.11.
  • Provas nem sempre são castigos de Deus, por mais que amemos as nossas plantações entendemos que é necessário podá-las para que se tornem mais frutíferas, mais produtivas.
  • Muitas vezes essas podas deixam a planta ao ponto de morrer. Elas ficam feias e sem viço, mas ao final o resultado é maravilhoso.  Entendemos que a poda, embora dolorosa, seja um instrumento vital para o crescimento da planta, bem como para sua produtividade.
  • Estamos todos sendo podados. Qual o segredo para agüentar a poda? Permanecer na Videira. Quando permanecemos ligados vitalmente à Videira, podemos superar as dores da poda, porque somos nutridos com a seiva que nos fortalece.
3.     Quando permanecemos em Cristo desfrutamos de uma plenitude sobrenatural de alegria que vem do próprio Cristo – v.11:
  • Nunca se viu tanto crente triste. Está faltando em nós a alegria do primeiro amor.
Precisamos entender que essa alegria só é possível mediante a nossa ligação estreita e vital com a Videira Verdadeira: CRISTO. Certo pensador cristão disse: “Se um crente está triste, tem vazamento em algum lugar do seu depósito espiritual”. Creio que esse vazamento se dá exatamente no lugar onde o ramo se desprendeu um pouco da videira (oração, leitura e meditação da palavra, exercício da compaixão, falta de gratidão, por exemplo).
4.     Quando permanecemos em Cristo temos as nossas orações respondidas Vs.7,16:
  • As nossas orações serão respondidas porque estarão de acordo com a vontade de Deus.
  • Quanto mais estreita for a ligação dos ramos com a Videira, maior será a quantidade de seiva recebida por esses ramos.
Aquele que está ligado à videira recebe a seiva; seiva= bênçãos, dons, impressões do Espírito no coração; constrangimento quando estamos fazendo algo fora da vontade de Deus; fome e sede pela Palavra de Deus; paz no coração e alegria sobrenatural. Não precisa que ninguém fiscalize um crente fiel, a permanência em Cristo faz a diferença.
  • Fomos escolhidos, tirados do mundo de trevas, da videira brava e enxertados na Videira Verdadeira para fazer a vontade de Deus.
  • Fomos designados para um serviço especifico. Qual é o serviço?
  • Dar frutos e fazer com que esses frutos permaneçam.
CONCLUSÃO
Esse texto nos ensina preciosas lições sobre essa permanência em Cristo:
  1. Se sou verdadeiramente escolhido, permaneço na Videira.
  2. Se realmente permaneço na Videira, recebo a seiva.
  3. Se permaneço na Videira, já não dependo de mim mesmo ou de quem quer que seja, mas  dos nutrientes que recebo da Videira Celestial que é JESUS Cristo
  4. O Senhor deseja que estreitemos a nossa união com ele.
  5. Dessa união depende nosso fortalecimento. A seiva é o grande fortificante daquele que está ligado à Videira.
  6. De nada adianta nos dedicarmos a estudar simplesmente a Palavra de Deus, sem buscar estreitar os laços com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
  7. PERMANEÇAMOS na Videira! Precisamos entender e pela fé criar uma consciência viva dessa permanência em Cristo, a bem de nossa saúde física, emocional e espiritual. Que o Senhor nos liberte de todo espírito de autonomia e nos ajude a depender dele mais e mais!
Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 30.09.12 nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com  

Este material pode ser usado e reproduzido para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte e a fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...