domingo, 28 de outubro de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/AQUIETAI-VOS, O SENHOR CONTINUA ABRINDO MARES!

AQUIETAI-VOS, O SENHOR CONTINUA ABRINDO MARES!
Êxodo 14.13-25 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: levar a igreja a exercitar a sua fé em Deus baseada, em suas promessas e em seus grandes feitos.

Idéia Central do Texto (ICT):

O texto lido nos remete aos dias em que o povo de Israel estava sendo conduzido por Moisés para fora do território egípcio, depois de um cativeiro de 430 anos. O povo de certa maneira, havia se acostumado com o cativeiro e sentia saudades do Egito. Mesmo apesar dos grandes feitos de Deus, Israel se desespera, se inquieta e murmura ante a perseguição de faraó e seu exército. Na verdade, o povo no deserto, não fez outra coisa senão murmurar e se inquietar desde que saiu do Egito.  O motivo da murmuração era porque o povo havia se acostumado com o cativeiro, muitas vezes nos comportamos assim: manifestamos uma disposição mental e um coração de escravo. Outro fato gravíssimo motivou aquela murmuração é que o povo não confiava no Senhor, mesmo depois dos seus grandes sinais realizados no Egito. Deus conhecendo o ânimo dobre do seu povo deixou para o instante final o grande portento. O próprio Senhor pergunta em sua palavra: Acaso há, coisa demasiado difícil ou maravilhosa demais para mim?”.

Apesar da incredulidade e murmuração do povo, havia alguém ali, que testemunhava e confiava em Deus: esse alguém era Moisés! Então, a desculpa de que só você é crente em sua casa, não funciona, se você crer verdadeiramente, verá a glória de Deus na situação.

Um só com Deus é maioria; o salmista no Sl 18.29 diz; Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus eu salto muralhas”.

Quando exercitamos a nossa fé, como Moisés, descobrimos que faraó e seu exercito não representam nenhuma ameaça para nós, porque o Senhor é quem peleja por nós.
Naquela situação desesperadora e sem saída, o Senhor entra com a única saída impensável: Abrir o mar!

Introdução:

O nosso Deus é Deus de milagres; Deus de maravilhas; Deus de saídas inesperadas, de soluções impossíveis e impensáveis. Tudo o que precisamos é crer e confiar. O resto é com ele.

O milagre em nossa vida é uma possibilidade absolutamente real. Falo do verdadeiro milagre, não do milagre vendido, comercializado, fabricado que é tão facilmente propagado em nossos dias pela igreja eletrônica. Onde dão ordens ao Senhor como se ele fosse um empregado celestial, determinando-se que seja feita a vontade do homem, não a de Deus.

O milagre acontece na vida daqueles que plantam sementes gloriosas de fé. Foi assim com Moisés e com tantos homens e mulheres de Deus do passado e do presente. O texto de Hb 11.27 diz que Moisés: “permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. Amém?

MOISÉS NO EXERCÍCIO DA SUA FÉ SE POSICIONA E DÁ ALGUMAS ORDENS AO POVO:

  1. “Não temais” – v. 13ª

  • Quando sentimos um medo muito grande, recebemos uma violenta descarga de adrenalina, que nos faz reagir e enfrentar a situação ou ficamos simplesmente paralisados e tentamos fugir; com Israel aconteceu a segunda situação.
  • Moises então brada a segunda ordem:

  1. Aquietai-vos e vede o livramento do Senhor” – v.13b

  • Pela fé Israel marchou para fora do Egito; pela fé deveria aquietar-se e esperar o Senhor pelejar por ele.
  • Era preciso que naquela hora de tremenda crise, o povo parasse de se debater e tentar saídas humanas; a hora era de aquietar-se para assistir o agir de Deus.
  • Conosco é também assim, toda vez que as saídas humanas cessam, é chegada a hora de Deus.

  1. “Vós vos calareis” – v.14b

  • Murmurar, lamentar e reclamar, só atrapalha o trabalhar de Deus.
  • Às vezes até nos aquietamos, paramos de tentar saídas humanas, mas mesmo sem esboçar nenhuma ação, desandamos a murmurar.
  • Crente “reclamão” não recebe nada de Deus. Moisés sabia disso e queria fazer cessar a voz de lamentação. O Senhor também quer fazer cessar a voz de lamentação do seu coração e dos seus lábios. Experimente numa atitude de fé cantar para o Senhor. Pare de se comportar como escravo!

  1. Aqui o Senhor faz uma pergunta e dá uma ordem: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que  marchem” - 15b

  • O fato de Israel estar diante do mar, não era problema para Deus.
  • Mar representa na Bíblia tribulação; grande dificuldade. O Senhor continua querendo abrir os mares que se acham à nossa frente!
  • Há momentos que é preciso parar de clamar, principalmente quando esse clamor é mais reclamação que outra coisa qualquer e esperar numa atitude de gratidão a resposta de Deus.
  • Note que o próprio Senhor pergunta no v.15a: “Por que clamas a mim?”.
  • Fé+obediência=fidelidade. A fidelidade nos leva a colocar a nossa fé em ação, gerando uma profunda certeza do agir de Deus.

AQUI COMEÇA O GRANDE MOVER DE DEUS NAQUELA SITUAÇÃO:

  • No v. 16 Moisés levanta seu bordão na direção do mar, por ordem de Deus e o mar aparentemente intransponível se abre e Israel passa a pé enxuto.
  • Quando confiamos em, Deus ele envia seu anjo para guardar a nossa retaguarda, impedindo que o inimigo nos alcance – v.19.
  • Aquilo que é luz e saídas para nós, transforma-se em trevas e escuridade para os nossos inimigos – v.20.
  • Israel passa a pé enxuto e o mar se fecha sobre os egípcios que o perseguia. Aleluia!
  • O Senhor alvorotou o acampamento dos egípcios; emperrou-lhes as rodas dos carros e os fez andar dificultosamente – v.25ª. Alvorotar significa: alarmar, alvoroçar, desassossegar, sobressaltar! Foi isso que o Senhor fez com o exercito de faraó e fará com aqueles que se levantam para demandar a sua paz!
  • O inimigo reconhece que o Senhor peleja por Israel – v.25b

O QUE ESTE ACONTECIMENTO DE TANTOS SÉCULOS ATRAS, NOS ENSINA HOJE?

1-      Precisamos rejeitar e repreender esse medo que nos tem paralisado, impedindo que alcancemos as nossas vitórias; há muito crente amedrontado, numa vida de derrota por falta de uma atitude de ousadia; o Espírito que está em nós é de amor, poder e moderação, não de covardia. Avancemos na força que o Senhor supre!
2-      Precisamos aprender a confiar em Deus e deixar de nos comportar como escravos.
3-      Precisamos aprender a nos aquietar diante de Deus; ter sensibilidade espiritual para saber a hora de Deus agir.
4-      Precisamos aprender a controlar a língua e conter a nossa voz de murmuração, porque isso tem atrapalhado as nossas vitórias, oferecido ao nosso inimigo grande arma contra nós, impedindo a manifestação do sobrenatural de Deus a nosso favor.
5-      Precisamos aprender a marchar como bons soldados de Cristo, ao comando dele, nosso General. O Senhor é o mesmo e continua abrindo mares para que o seu povo passe a pé enxuto. A Ele toda honra toda glória e todo o louvor!

Aleluia, Amém!
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...