quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/DEUS PELEJA POR NÓS!

DEUS PELEJA POR NÓS! Ne. 4.23
Nem eu, nem meus irmãos, nem meus moços, nem os homens da guarda que me seguiam largávamos as nossas vestes; cada um se deitava com as armas à sua direita”.


Objetivo: Levar a igreja a buscar a unidade da fé em oração vigilante no Deus Vivo que peleja por nós.

Idéia Central do Texto (ICT):

O livro de Neemias é uma lição viva sobre oração, prontidão, trabalho conjunto e unidade de fé. Essas características que devem pautar a vida de todo cristão genuíno.

Neemias desistiu de uma posição privilegiada e bem remunerada junto ao rei da Pérsia para em obediência ao Senhor reedificar os muros de Jerusalém e reunir os judeus como uma nação novamente. Aprendemos aqui que nem sempre estar no centro da vontade de Deus é estar no lugar mais cômodo.

A obra que Neemias empreendera despertou uma oposição violenta dos homens poderosos em derredor de Jerusalém. Sambalate, Tobias e seus companheiros se levantaram para se opor a obra de Deus. Eles desejavam que os judeus continuassem fracos, dependentes e vulneráveis. Quem não tem muros, não tem defesas.

Quando os judeus começaram a servir ao Senhor e a glorificar o nome de Deus, o inimigo entrou em ação. É sempre assim que ele age, por isso precisamos estar atentos. Spurgeon disse: Deus teve somente um Filho sem pecados, mas nunca teve um filho sem tribulações”.

O nome Neemias significa “o Senhor consolou” e foi exatamente o que o Senhor fez ao seu povo depois de um longo período de tristeza, fracasso, abatimento e jugo.

A consolação de Deus veio através do seu instrumento, dando vitória ao seu povo, mas não sem luta.
O texto que lemos é o ultimo versículo do capítulo quatro. Esse capítulo mostra as armas usadas pelo adversário para atingir o povo de Deus, bem como as estratégias defensivas de Neemias juntamente com seu povo.

A idéia central aqui é mostrar o valor da unidade da fé, da oração vigilante, bem como da diligencia na obra de Deus.

Introdução:

Quando as coisas estão indo bem, devemos ficar atentos às possíveis investidas do inimigo, pois ele não quer ver a obra de Deus progredir. A oposição dos homens, além de ser um sinal da aprovação do céu, é também uma oportunidade de crescimento espiritual. Já reparou que ninguém atira pedras numa árvore que não dá frutos? Quando a oposição é muito ferrenha e sem causa, é sinal que estão sendo liberadas muitas e grandes bênçãos do céu para nós. Guarde essa verdade!

O que temos a fazer nesses momentos é orar para que Deus nos fortaleça e nos dê estratégias da parte dele para lidar com a situação, usando as armas do Senhor, não armas e influencias de homens.

ESTE CAPÍTULO MOSTRA QUATRO ARMAS DO ADVERSÁRIO EM OPOSIÇÃO À OBRA DO SENHOR:

  1. Zombaria (escárnio) – Vs.1-6:

  • A zombaria é chamada de “linguagem do diabo”. Vem para depreciar e enfraquecer, principalmente aqueles que já estão com uma auto-estima baixa. Muitos servos de Deus já sofreram ataques dessa arma poderosa: Davi foi escarnecido por Golias; Jesus foi escarnecido pelos soldados e pelo populacho.
  • A Bíblia diz que: “Quando somos fracos, então é que somos fortes”. Deus se agrada de usar instrumentos frágeis para realizar a sua obra, para que a glória seja dele e não de habilidades humanas. Do ponto de vista humano aquela obra era grande demais para um pequeno e fraco remanescente judeu cujo único material de construção que dispunha eram escombros de demolição e incêndio. Mas eles haviam depositado a sua confiança no Deus Todo Poderoso e isso fez toda a diferença. Quando somos alvos de zombaria, o melhor que temos a fazer é orar e nos concentrar no trabalho de Deus. Tudo que nos impede de fazer a obra de Deus, só serve para ajudar o inimigo.

  1. Conspirações ameaçadoras – vs.7-9:

·         A cidade estava completamente cercada de inimigos: ao norte – Sambalate e os samaritanos; ao sul - Gesén e os arábios; a leste – Tobias e os amonitas e a oeste – os asdoditas. O povo de Deus estava cercado por todos os lados. Essa tem sido uma grande estratégia do adversário para nos assombrar, nos cercar por todos os lados. Já reparou que um problema nunca vem sozinho?
·         Note como os ímpios são capazes de se unir contra a obra de Deus. O povo de Deus precisa aprender unidade, por isto o Senhor nos chamou de Corpo. Satanás se enfurece ao ver o trabalho de Deus progredir. Fez isso nos dias de Neemias e faz isso hoje. Quando o inimigo conspira e os cristãos estão em unidade de fé, de propósitos e de oração, a derrota dele é certa. Não podemos em nenhum momento perder de vista que a nossa luta é espiritual. As forças demoníacas apenas usam carne e sangue como seus instrumentos. Aprendamos a lutar com armas espirituais!

  1. Desânimo – v.10:

·         Normalmente as pressões externas criam problemas internos. Se os judeus desanimassem causariam a própria derrota e Sambalate e seus aliados não precisariam guerrear. O desânimo é uma velha e eficaz arma do nosso adversário e já foi usada com sucesso muitas vezes. Os israelitas desanimaram com o relatório desencorajador dos dez espias e por isso não entraram logo na terra prometida. Algumas pessoas da tribo de Judá estavam colaborando, de uma forma até involuntária, ao fazer coro com as palavras desencorajadoras dos seus opositores.

  1. Medo – vs. 11-23:

·         Cuidado com as notícias e com as interpretações que aqueles que parecem estar ao nosso lado dão à situação enfrentada. Muitas vezes, pela imaturidade ou falta de vigilância, são instrumentos para nos assolar. Preste atenção!
·         O medo, além de nos paralisar, é contagioso. O Senhor disse aos seus discípulos em Mt 8.26: “Por que sois tímidos, homens de pequena fé?”. Quando enfrentamos uma situação que faz brotar o medo em nosso coração, devemos nos lembrar da grandeza de Deus. Quando os inimigos descobriram que o povo de Deus estava armado e preparado (v.15), recuaram. Deus havia frustrado a sua conspiração. Aleluia!
·         O Sl 33.10,11,12 diz: “O Senhor frustra o desígnio das nações e anula os intentos dos povos. O conselho do Senhor dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações. Feliz a nação cujo Deus é o Senhor e o povo que ele escolheu para a sua herança”.

Conclusão: QUAL O SEGREDO DA VITÓRIA DE NEEMIAS, QUE SERVE COMO LIÇÃO PARA NÓS HOJE?

  1. Colocar tudo diante de Deus em oração, sempre – vs. 4-6, 9: A oração é a chave para abrir os céus em nosso favor. Foi assim com Neemias e será assim conosco.

  1. Trabalhar em Unidade – v.6b: Quando há unidade na fé, na oração, na vigilância e no trabalho, as coisas acontecem. Chamamos à existência aquilo que não existe.

  1. Ser vigilantes – v.9: Não basta construir o muro, precisamos vigiar para que o inimigo não o tome de nós. Construir e lutar vigilantes são duas atitudes que devem permanecer juntas.

  1. Ter em mente a certeza das promessas e da presença de Deus conosco - v. 20: O Senhor pelejará por nós!” e tem sempre saídas impossíveis, improváveis e impensáveis!

  1. Manter-se ocupado, não parar a obra, permanecer sempre em prontidão – vs. 21,23: Nesses momentos, o Senhor nos supre com uma força que não conhecemos e assim completaremos como seus instrumentos, o que ele tem para fazer e sairemos de posse de vitória para glória e honra do seu nome.

Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 24.10.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com  

Este material pode ser reproduzido para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...