quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/COMO RECONHECER UM CIDADÃO DO CÉU!

COMO RECONHECER UM CIDADÃO DO CÉU! Salmo. 15


Objetivo: Confrontar a igreja com o que a Palavra de Deus diz sobre o cidadão do céu, aquele que desfruta de íntima comunhão com o Senhor.

Ideia Central do Texto (ICT):
Neste salmo, Davi responde as perguntas: Que tipo de pessoa desfruta da presença do Senhor e tem intima comunhão com ele? Como reconhecemos um cidadão do céu?

Podemos chamar este salmo de radiografia do verdadeiro cidadão do céu, daquele que embora esteja no mundo tem a firme convicção que não pertence a ele. O CIDADÃO DO CÉU é antes de tudo um eterno inconformado com o presente século. Ele é sal, é perfume e luz nas trevas. Como disse o apóstolo Paulo ele é “luzeiro no meio de uma geração pervertida e corrupta!”

Introdução:
Este salmo suscita outras indagações igualmente pertinentes como: “Será que nasci de novo?”; “Que mudanças reais se operaram em mim?”; “Meu testemunho tem apresentado Cristo às pessoas?”; “Será que abandonei verdadeiramente as velhas convicções espirituais ou tenho servido a dois senhores?”; “Tenho interferido positivamente onde estou plantado?”.

Quanto mais empreendemos essa jornada de fé, mais se faz necessário um auto-exame diário de nossos pensamentos, atos e palavras. Confessar nossos pecados e abandoná-los um a um é o grande desafio à nossa frente, para nos apresentarmos diante do Senhor aprovados. O apóstolo Paulo falando a Timóteo (II Tm 2.15) diz: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade”.  Nada pode ser mais trágico para um servo do que perder a comunhão com o Senhor. Perder a comunhão com o Senhor é perder tudo!

O inimigo de nossas almas é astuto e planeja de todas as formas nos derrubar de nossa posição em Cristo. Ouçamos e atentemos para as palavras do profeta Amós em (Am.4.14b): Prepara-te, ó Israel para te encontrares com o teu Deus!”. Esse encontro pode ser iminente, nunca saberemos quando seremos chamados por Ele!

As palavras do salmista aqui são claríssimas e nos levam, sobretudo, a uma meditação profunda sobre a nossa própria vida. A nenhum de nós foi autorizado à prática do julgamento, mas podemos discernir, pois  pelo fruto se conhece a árvore.

SEGUINDO O RACIOCINIO PORMENORIZADO DO SALMISTA VEJAMOS O QUE CARACTERIZA O CIDADÃO DO CÉU (Aquele que habitará no Tabernáculo do Senhor e morará no seu Santo Monte):
  1. Ele vive em integridade e pratica a justiça – V. 2 a: O que vive em integridade e pratica a justiça”:
  • Alguém que está em Cristo, que teve seu espírito recriado pelo Espírito de Deus não tem dois pesos e duas medidas.  Este cidadão do Céu não se conforma com o presente século, ele tem consciência plena de sua condição de peregrino e forasteiro nesse mundo. Ele não mais se adéqua aos antigos padrões. A inteireza desse cidadão do céu torna-se mais eloqüente, que suas próprias palavras. O pecado para ele é acidental, não algo corriqueiro. E quando acontece, logo ele tem sensibilidade para ouvir a voz do Espírito se arrepender, confessar e abandonar seu pecado. No Sl. 11.7 o salmista diz: Porque O Senhor é justo, ele ama a justiça, os retos lhe contemplarão a face”.
  1. Ele de coração fala a verdade – v.2 b: “e, de coração fala a verdade”:
  • O cidadão do céu é compulsivo pela verdade, porque ele sabe que a Verdade é uma pessoa: CRISTO. Ele se veste dela como se fosse um cinturão. É lamentável as mentiras e sofismas no meio daqueles que se dizem cidadãos do céu, nos dias de hoje e que lotam nossas igrejas, muitas vezes fazendo até parte da liderança das mesmas. Misericórdia!
  • O Senhor diz sobre os mentirosos em Jo 8.44: Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
  1. Ele não difama com a sua língua, não é crítico, nem melindroso – v.3 aO que não difama com a sua língua”:
  • Sua língua é usada para louvor da glória de Deus. Seus lábios se abrem para transmitir graça aos que ouvem. Sua palavra é sempre agradável temperada com sal. Ele tem temor de Deus e não abre seus lábios dolosamente. Se não tivermos algo positivo para falar, então permaneçamos calados.
  1. Ele não faz mal ao próximo – v. 3 bNão faz mal ao próximo”:
  • O cidadão do céu é uma bênção aonde quer que esteja. Ele se coloca sempre como canal da multiforme graça de Deus em todo o lugar.  Ele é um bom vizinho, é um bom amigo, é um bom marido, um bom irmão, é um bom profissional, é um bom patrão. É alguém que sempre queremos ter por perto. O cidadão do céu conhece e obedece a regra de ouro ensinada por Jesus em Mt.7.12: Tudo, quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim, fazei-o vós também a eles; porquanto, esta é a Lei e os profetas”.
  1. Ele não lança injúria contra o seu vizinho – v.3 c nem lança injúria contra o seu vizinho:
  • Ele não usa de caminhos escusos para se beneficiar. Para esconder os próprios pecados.
  1. Ele tem por desprezível o réprobo, o perverso – v.4 aO que, aos seus olhos, tem por desprezível ao réprobo”:
  • Abomina o mau e o perverso, não se associa com eles. Não fecha os olhos de forma conivente às ações malignas, antes as reprova. Não se assenta na roda dos escarnecedores. Ele não se conforma com o presente século, mas procura ser transformado pela renovação de sua mente, antes o seu prazer está na Lei do Senhor, e nela ele medita de dia e de noite. Ele teme e treme diante dessa Lei.
  1. Ele honra os que temem ao Senhor – v.4 bmas, honra os que temem ao Senhor”:
  • Ele honra os que são verdadeiramente irmãos, honra a igreja, honra o nome do Senhor pelo qual ele próprio é chamado, honra a santa palavra de Deus, honra seu ministério. Ele tem temor de Deus e recusa-se a ser objeto de escândalo no meio do povo de Deus. Ele se devota a obra de Deus e não a faz relaxadamente, mas em adoração reverente. A sua vereda vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito! Pv.4.18
  1. Ele mantém a sua palavra mesmo com dano próprio – v.4cO que jura com dano próprio e não se retrata”:
  • É alguém de uma palavra só. Seu SIM é SIM e o seu NÃO é NÃO. O que disso passar vem do maligno, diz a Palavra de Deus. Ele é constante, perseverante. Não possui o ânimo dobre, ele sabe em quem crê.
  1. Ele não empresta o seu dinheiro visando lucro, nem aceita suborno contra o inocente – v.5 a: O que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente”:
  • Ele dá com uma mão sem que a outra veja. É benigno com os que estão a sua volta, acode ao necessitado, sem benefício próprio. O cidadão do céu não se compraz com as injustiças.
QUAL O RESULTADO DESSAS CARACTERISTICAS DO CIDADÃO DOS CEUS?
  • V. 5 b: Quem desse modo procede, não será jamais abalado”.  Abalar aqui significa não sair do caminho, permanecer firme na presença de Deus.
Conclusão: O que o texto nos ensina sobre o cidadão do céu?
  1. Ele é integro e pratica a justiça.
  2. Ele fala a verdade, tem uma palavra só e tem uma língua consagrada ao Senhor, não a usa para o mal.
  3. Ele se preocupa com o próximo, não lhe faz mal, nem se associa com os perversos e não tira proveito de empréstimos ilícitos para se beneficiar.
  4. Ele honra os que temem ao Senhor.
Por que o cidadão do céu se empenha nessas práticas?
  1. Ele não se empenha, ele simplesmente nasceu de novo, foi transformado por Deus.
  2. Ele não precisa mostrar que é espiritual, ele é espiritual. A comunhão com o Senhor é testificada no viver diário, aonde quer que ele esteja.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 03.10.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@hotmail.com; www.ocolodopai.com  
Este material ode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...