quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/UMA MUDANÇA RADICAL!

UMA MUDANÇA RADICAL!
Porque, no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi seu pai; e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, dos postes-ídolos e das imagens de escultura e de fundição. Na presença dele, derribaram os altares dos baalins; ele despedaçou os altares do incenso que estavam acima deles; os postes-ídolos e as imagens de escultura e de fundição, quebrou-os, reduziu-os a pó e os aspergiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado.
II Crônicas 34:3,4


OBJETIVO
Estimular a igreja a buscar uma genuína santificação.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O texto lido está inserido em um contexto que vai do versículo 1 (um) até o 33 (trinta e três) deste capítulo, e fala de uma radical e significativa reforma religiosa feita pelo rei Josias, filho de Amom e neto de Manasses.

Esse rei começou a reinar muito jovem, com apenas oito anos. Reinou trinta e um anos em Jerusalém. Aos dezesseis anos ele se converte e começa a buscar o Deus de seu pai (ancestral) Davi. Aos vinte anos percebeu a sua vocação para um ministério de guerra contra o mal.

A sua reforma começa pela purificação do Santuário. Só quando restauramos o lugar da verdadeira adoração, destruindo os deuses estranhos derribando os seus altares e purificando o santuário é que poderemos lograr êxito em nossas demandas pessoais. Conversão genuína gera mudanças radicais bem como uma compulsão pela santidade.

INTRODUÇÃO
Temos ouvido muito nesses dias sobre o relacionamento que devemos ter com o Senhor. Contudo, para que este relacionamento aconteça é necessário nos achegar cada vez mais a Ele numa íntima e contínua comunhão. Essa comunhão leva a santificação, que por sua vez leva a um genuíno avivamento.

Quanto mais se aproxima o dia da volta de Cristo mais se faz necessário que o seu povo persiga a santificação de forma radical. Não estou falando de “santarronice” exterior, mas de uma legitima inclinação para fazer a vontade do Pai celestial e uma profunda consciência de sua presença aonde quer que estejamos. Por isso hoje gostaria de compartilhar com a igreja a experiência radical do rei Josias ao purificar o santuário e renovar a aliança com o Senhor.

A palavra radical tem sido muito usada em nossos dias para designar esportes, posturas e estilos de vida, sobretudo, dos jovens. Contudo, creio que essa palavra tem a sua aplicação mais apropriada na vida dos verdadeiros cristãos. É impossível alguém ser meio cristão! É comum ouvirmos que certas pessoas são amigas do evangelho, mas ainda não se converteram. Ninguém é amigo do evangelho a não ser os próprios cristãos!

ESTRATÉGIAS DO REI JOSIAS QUE PODEM SER APLICADAS A NÓS EM NOSSOS DIAS:

  1. Ele começou a buscar ao Senhor – v.3 a:
  • O nome Josias =significa dado pelo Senhor.
  • Na verdade, ele foi concedido à nação por um ato da misericórdia de Deus. Note que ele veio de uma família terrivelmente desestruturada espiritualmente. Tanto seu pai quanto seu avô fizeram o que era mau perante o Senhor, mas quando um homem só se posiciona diante de Deus as maldições são quebradas. Mesmo sendo moço e inexperiente, diante da situação caótica em que estava mergulhada a nação de Judá, ele buscou o Senhor com sinceridade de coração. Oração é tudo! O Senhor ouviu o clamor de Josias e veio em seu auxílio.

  1. Ele começou a purificar o Santuário e o Culto – VS. 3b, 4:
  • Quando nos encontramos com o Senhor de verdade, há uma mudança total, os modelos, padrões e práticas antigas já não atraem nem nos servem mais. Josias percebeu isso e logo tratou de fazer as mudanças necessárias. Tanto no santuário quanto no próprio culto. Na presença dele derribaram os altares dos baalins (deuses estranhos) com todas as suas inscrições. Dt. 7.26; Dt.12.3b; Js. 7.13; Foram despedaçados os altares de incenso (lugar da oração). Foram destruídas as imagens de escultura e de fundição. Foram reduzidos a pó os postes-idolos. Queimou-os e aspergiu as suas cinzas sobre as sepulturas daqueles que os haviam cultuado. A obra foi radical e completa. Nada ficou que remetesse a velha vida. A palavra chave deste relato é sem dúvida a palavra Radical, porque quando se trata em renunciar o reino das trevas não há outro modo de fazê-lo. Muitas vezes para nos purificar de toda a contaminação do passado implica em sermos submetidos às altas temperaturas, que são as grandes provas pelas quais passamos. Assim, nós também vamos sendo purificados pelo Senhor. Em Ml. 3.3 diz: Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata;   toda a escória vai sendo removida de nós pelo Senhor. Deus é santo e quer habitar em lugar santo e limpo.

  1. Ele mandou reparar a Casa do Senhor – VS. 8 b-13:
  • Josias diligenciou a restauração do Templo, já livrado de toda sorte de imundície.  Quando abandonamos a idolatria, precisamos de uma obra de restauração em nosso interior. Essa obra é feita através da ação efetiva do Espírito Santo por meio da Palavra Deus. Há um lavar regenerador do Espírito em nós que repara o que foi danificado pelo pecado. Tt. 3.5; Somos santuários de Deus, separados por ele para louvor de sua excelsa glória e não podemos perder de vista que estamos na presença do Senhor em todo lugar.

  1. Ele consulta o Senhor através da profetiza Hulda – VS. 21-28:
  • Apesar da impiedade da nação, o Senhor responde a oração do rei, prometendo-lhe paz durante os dias de sua vida. Ele havia se quebrantado diante do Senhor e isso lhe foi agradável.  Consultar o Senhor em relação a cada ato, a cada decisão, cada necessidade que temos faz parte da nova vida e é segurança para nós. Oramos, buscamos a Ele em todas as situações, mas é preciso aprender a esperar nele até que a resposta venha, como fez Josias.

  1. Ele renova a aliança com o Senhor – VS. 29-33:
  • Depois de sua obra de purificação e conserto, Josias juntamente com o povo renova a aliança com o Senhor, que havia sido profanada pela idolatria e rebelião. Gostaria de chamar a atenção para uma renovação pessoal da nossa aliança com o Senhor, com o quebrantamento devido e a consciência da necessidade de voltarmos ao Senhor de todo o nosso coração.
Há um apelo do Espírito de Deus para andarmos em santidade de vida porque fomos comprados por alto preço. Aprendemos aqui que santificação produz avivamento e avivamento é o governo de Deus sobre nós, mas para isto, o santuário precisa ser purificado e consagrado inteiramente ao Senhor!

CONCLUSÃO
O que este episódio de tanto tempo atrás nos ensina hoje?
  1. O Senhor deseja que o busquemos para que ele mesmo revele o que precisa ser tirado de nossas vidas, sobretudo, aquilo que tem atravancado nosso relacionamento com ele.
  2. Ele deseja que derrubemos aqueles altares escondidos, sobre os quais oferecemos nossos sacrifícios aos ídolos que cultuamos escondido. Não podemos perder de vista que somos santuários de Deus e como tais não podemos nos deixar profanar com as roupagens da carnalidade e do mundanismo.
  3. Ele espera que o consultemos em todas as situações. Muitas vezes o grande ídolo de nossa vida é o orgulho que nos faz agir de forma autônoma, à revelia da vontade de Deus.
  4. Ele também deseja que renovemos continuamente a nossa aliança com ele e a tenhamos como um grande memorial diante de nós.
Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 10.10.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...