segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/XXIX ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo Cabus, 95 A – Candeias Jaboatão dos Guararapes PE
CEP 54.440 – 350; Fone: 3469 3704
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Malta – www.ocolodopai.com
Série de Estudos em Apocalipse.

XXIX Estudo: “FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS” – Ap 21 e 22

Introdução:
Chegamos a o final desta Série de Estudos em Apocalipse, tributando ao Senhor toda honra e toda a glória, pela a assistência inefável do Espírito Santo, sem a qual seria impossível realizar este trabalho.

As declarações do Senhor registradas em Ap 21.5,6 resumem a idéia central desses capítulos finais: Eis que faço novas todas as coisas...”. O que começou em Gênesis é concluído em Apocalipse: em Gênesis, os céus e a terra são criados – 1.1; em Apocalipse, são criados Novos Céus e Nova Terra – 21.1; em Gênesis, o sol é criado – 1.16; em Apocalipse, o sol é desnecessário – 21.23; em Gênesis, a noite é definida – 1.16; em Apocalipse, não haverá noite – 22.5; em Gênesis, os mares são criados – 1.10; em Apocalipse, o mar já não existe – 21.1; em Gênesis, a maldição é anunciada – 3.14-17; em Apocalipse, não existe mais maldição – 22.3; em Gênesis, a morte entra na história – 3.19; em apocalipse, não há morte – 21.4; em Gênesis, o homem é afastado da árvore – 3.24; em Apocalipse, o homem é restaurado ao Paraíso – 22.14; em Gênesis, a tristeza e a dor têm início – 3.17; em Apocalipse, não há mais lágrima nem dor – 21.4. A história humana começa num jardim e termina numa cidade bela como um jardim.

Leitura e Análise do texto – Ap 21 e 22:

Os Cidadãos – VS. 1-8: João apresenta uma tripla descrição dos cidadãos da Nova Jerusalém:
  1. São o povo de Deus – VS. 1-5: O primeiro Céu e a primeira Terra foram preparados para o primeiro homem e sua  mulher e seus descendentes. Eles pecaram e trouxeram corrupção ao mundo maravilhoso de Deus. A Criação tornou-se angustiada e cativa. Rm 8.18-23; Jó 15.15; Deus prometeu ao seu povo um Novo céu e uma Nova Terra – Is 65.17; 66.22. A antiga Criação deve ser removida a fim de que a nova surja para a glória de Deus. Jesus chama esse acontecimento de “Regeneração” – Mt 19.28 e Pedro o explica  como uma purificação e renovação pelo fogo – II Pe 3.10-13; A declaração “o mar já não existe” – não significa que não haverá mais água. Indica que a terra será reorganizada de forma diferente da maneira atual (3/4 de água). Mar, biblicamente tem o sentido de desordem, conflito, maldade. O sentido simbólico aqui é que o mal será absolutamente tirado da Nova ordem.  A cidade Eterna é tão maravilhosa que a melhor maneira que João encontra para descrevê-la é por meio de contrastes – “não haverá”, “não existirá”. A esperança do Céu é fonte de ânimo para os cristãos aflitos de todas as épocas.
  2. Os cidadãos do Céu são um povo saciado – v.6: A preocupação em encontrar água potável era uma constante para os que viviam na época de João. O próprio apóstolo sabia o que significava ter sede. Na Nova Ordem haverá Água da Vida abundante para todos. Aleluia!
  3. Os cidadãos celestiais são vencedores – VS. 7, 8: O termo “vencedor” é extremamente importante em apocalipse (2.7-11, 17,26; 3.4, 12,21). Os filhos de Deus são os legítimos herdeiros de todas as coisas. Contrastando com os vencedores, Ap 21.8 descreve pessoas vencidas pelo pecado e por isso mesmo são excluídas da Nova Jerusalém.
A cidade propriamente dita – Ap 21.9 até 22.5: A cidade Eterna não é apenas o Lar da Noiva; ela é a Noiva. Não é constituída de edifícios, mas de pessoas. A cidade que João vê é celestial; ela desce à Terra vinda do céu, onde foi preparada. A Cidade Celestial manifesta a glória do próprio Deus. Essa glória será contemplada por toda a eternidade. A descrição da cidade segue o padrão compreensível para os leitores de João: tem fundamentos (alicerces), muralhas e portas. Os fundamentos simbolizam firmeza e permanência, contrastando com as tendas onde habitavam os “estrangeiros e peregrinos” Hb 11. 8-10, 13. As muralhas e portas falam de proteção. O povo de Deus jamais precisará temer qualquer inimigo. Os próprios anjos serão sentinelas junto às suas portas. Nesta cidade os santos da Antiga e da Nova Aliança serão unidos: as 12 portas são identificadas com as 12 Tribos de Israel e os 12 fundamentos com os 12 Apóstolos do Cordeiro. A cidade é quadrangular, isso significa sua perfeição, nada na Cidade Eterna é desordenado ou desequilibrado. Levando em Consideração a conversão das medidas bíblicas em números atuais significa que as muralhas têm mais 66m de altura e a Cidade em si cobre uma área de aproximadamente 2.500km quadrados. Haverá lugar de sobra para todos os remidos! Nosso Deus é Deus de beleza, e espalhará beleza e perfeição por toda parte. Na cidade não haverá distinção entre secular e sagrado. Tudo ali é santo, não haverá templo, a cidade é um santuário só. Deus habita nela. Na cidade celestial todos honrarão o “Rei dos Reis”. O que faremos no céu por toda a eternidade? Não apenas louvaremos ao Senhor, mas o serviremos. No céu nosso serviço será perfeito, pois não enfrentaremos os obstáculos impostos pelo pecado e fraquezas. A Bíblia não menciona a natureza desses serviços realizados na eternidade. Tudo que precisamos saber por hora é o que temos a fazer hoje.

O Desafio – Ap 22.6-21:

Obs. O Céu é mais que um destino, é uma motivação e essa esperança da glória por vir deve nos estimular a cumprir nossos deveres espirituais:

  1. É preciso guardar a Palavra de Deus – VS. 6-11,18,19: O que significa guardar as palavras da profecia deste Livro? Basicamente significa defender, vigiar, manter intacto. Não se deve subtrair ou acrescentar nada à Palavra de Deus – Dt 4.2; Pv 30.5,6. Tudo ali se cumprirá, nada será omitido. A nossa responsabilidade é grande à luz da Volta de Cristo. “Sem demora”= em breve. A igreja espera pela volta de Cristo desde o tempo dos apóstolos. Quando as profecias de João começarem a se cumprir, tudo acontecerá rapidamente. O Senhor virá em breve, guardemos, pois a “Revelação”, para que sejamos encontrados fiéis. O v.11 indica que a Vinda de Cristo será tão rápida que os homens não terão tempo de mudar de caráter. As decisões determinam o caráter, e o caráter determina o destino.
  2. O cristão tem a responsabilidade de servir o Senhor – VS. 12-14: As palavras “e contigo está o galardão” indicam que Deus está atento ao sofrimento e ao serviço, e o que fazemos pra ele não é vão. Moody – grande evangelista do passado, disse que ao longo da história, muitos se tornaram tão preocupados com o céu ao ponto de não fazerem nada na terra. Pediram demissão, venderam seus bens e se sentaram a esperar a volta e Cristo. Todos esses foram envergonhados, porque ousaram determinar datas para a Vinda de Cristo e perderam os seus galardões. Não é bíblico ser descuidado e preguiçoso. Deus quer que floresçamos onde estamos plantados, tanto secular quanto eclesiasticamente.
  3. É preciso manter-se puro – VS.15,16: Aqui há um contraste entre os que entram na cidade e os que ficam de fora. Os Títulos de Jesus no v.16 deixam evidenciadas a sua Humanidade e Divindade. A designação “A raiz e a geração de Davi” é o nome ou título judeu de Jesus, mas “A Estrela da manhã” é seu nome universal – Mt 22.41-46. A Estrela da Manhã” anuncia que a aurora não tarda. Jesus virá buscar a sua igreja. No entanto, quando voltar para julgar será como “Sol da Justiça” em fúria ardente – Ml 4.1-3. É imprescindível manter vida pura e consagrada a ele – I Jo 2.28 até 3.3
  4. É preciso continuar esperando pela volta de Jesus – VS. 17,20,21: A aparente demora da volta de Jesus, não significa que ele não virá, mas que deseja oferecer oportunidade ao mundo pecador para que se arrependa. Essa espera não significa apatia ou inação, mas impele os cristãos fiéis a não perderem tempo e anunciarem Jesus Cristo; para que possamos em coro com João proferir as palavras finais deste livro: “Amém! Vem, Senhor Jesus! (MARANATA)
Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Ap 1-4; Ter. Ap 5-7; Qua. Ap 8-11; Qui. 12-14; Sex. Ap 15-18; Sáb. Ap 19-22

Obs. Propomos aqui a leitura de todo o apocalipse esta semana.

Versículo para memorizar: Eis que faço novas todas as coisas” Ap 21.5

Estudos  em apocalipse/Pra. Nadia Malta/ Compilação – nadiamalta@hotmail.com
Bibliografia: Bíblias de Estudo: Shedd; Anotada; Genebra; Pentecostal; Comentário Expositivo da Bíblia – Warren W. Wiersbe; Apocalipse – O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...