sábado, 6 de outubro de 2012

Mensagem/Steve Lawson/REGENERAÇÃO SUPERNATURAL


Regeneração Supernatural

O evangelho de João é raso o suficiente para o bebê nadar nele, mas profundo suficiente para um elefante se afogar.

A Regeneração Soberana também é chamada de Chamado Eficaz, no sentido que o chamado de Deus sempre cria o resultado para o qual foi chamado e nesse sentido é irresistível. A salvação é uma obra trinitariana: o Pai elege, na plenitude dos tempos, o Filho dá a sua vida por essas ovelhas eleitas e o Espírito Santo aplica as bênçãos da cruz na vida dessas ovelhas.

Hoje, veremos como somos trazidos para um relacionamento salvífico com Jesus Cristo. O Pai nos elege, o Filho nos compra e o Espírito nos regenera. Há quatro verdades que quero destacar: (1), Nascimento Soberano, (2) Ressurreição Soberana, (3) Atrair Soberano e (4) Chamado Soberano. Essas são verdades que se entrelaçam e dizem o mesmo: que Deus que nos trouxe para Cristo.

Nascimento Soberano
Nascimento soberano ou regeneração soberana.
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. (Jo 1:12-13). O versículo 12 fala sobre conversão e o 13 sobre regeneração. Conversão e regeneração são os dois lados de uma mesma moeda. A conversão é a atividade do homem – é sua responsabilidade se converter. A regeneração é a ação de Deus, que capacita a atividade do homem.

Ninguém pode crer pelo homem, nem mesmo Deus. É o homem que crê e se arrepende, mas é Deus que atua em nós para nos levar a fé e ao arrependimento, nos regenerando e nos dando um novo coração. Regeneração é a causa e a conversão é o efeito.

O versículo 13 mostra três negativas de como não viemos a Cristo. Não viemos por (1) ascendência étnica (Deus tem muitos filhos, mas não tem netos), (2) obras (não há montante de boas obras suficientes para nos fazer chegar a Deus), nem pela nossa (3) vontade, pois não há um que busque a Deus (talvez buscássemos o que Deus oferece, mas não a pessoa de Deus). No final no versículo 13 é mostrada uma afirmação positiva de como viemos para Cristo: pela vontade de Deus.

Nós cremos em Jesus porque nascemos de novo, porque Deus nos deu um coração de carne e tirou o nosso coração de pedra que resiste a Deus. Naquele momento de regeneração, o Espírito Santo nos dá o dom da fé e do arrependimento e nos inclina para Jesus e nós cremos em Cristo. Assim como em nosso nascimento físico, a concepção acontece antes do nascimento, Deus opera previamente no nosso coração para nos fazer nascer no Seu Reino.

No novo nascimento Deus opera no nosso coração, nos dando novas afeições e novas vontades para que creiamos em Cristo. Somos novas criaturas, as coisas velhas já passaram e tudo se faz novo: essa é a obra salvadora através de Seu Espírito. A isto, respondeu Jesus: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”. (Jo 3:3-8)
Só existe um agente ativo no novo nascimento: o Espírito Santo. Não é Deus e o homem, mas somente Deus. Jesus diz que Nicodemos não veria o Reino a menos que ele nascesse de novo, do Espírito. Para ver o Reino a pessoa precisa nascer de novo antes.
O Espírito Santo não pede a permissão do homem, Ele dá permissão ao homem, pois Ele é Soberano, como o Pai e o Filho. Ele sopra onde quer. Quando o Espírito sopra no coração humano, Ele não simplesmente bate na porta e pede permissão, Ele derruba a porta e invade nosso coração. Além disso, não temos como prever como o Espírito Santo irá operar – não sabemos donde vem ou vai.
“Para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3:15-16). Nos versículo 15 e 16 vemos o resultado da regeneração. Cremos porque o Espírito soprou em nosso coração. Tudo vem de Deus! Não há como darmos a Ele glória além do que Ele merece em nossa salvação. Não roubemos Deus de Sua glória. Foi o Espírito que nos fez nascer para dentro de seu Reino, uma vez que nós não poderíamos nascer por nós mesmos.

Ressurreição Soberana
Outra figura que João usa, além do novo nascimento, é a de ressurreição dos mortos.
“Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão”. (Jo 5:25)
Perceba o “já chegou”. Este texto não se refere a ressurreição final, isto está nos versículos 28 e 29. Neste texto é falado sobre a ressurreição espiritual. A ressurreição dos mortos neste texto é causado pelo chamado do Filho. Na bíblia temos dois tipos de chamados: o geral e o específico. O chamado geral que é a livre oferta do Evangelho até os confins da terra, dizendo “todo aquele que crer será salvo”. Contudo, ninguém pode aceitar o convite geral por si só sem o chamado específico de Deus que ressuscita este morto espiritual. Isso é figurado quando Jesus disse: “Lázaro, vem para fora!”. Cristo nos chama pelo nome e todos os que Ele chama pelo nome, vêm!

Atrair Soberano
Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. [...]  Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.  (Jo 6:37.44)
Você vê a soberania de Deus neste texto? Todos os que o Pai der, virão. Ninguém pode ir a Cristo se o Pai não o trouxer. “Trouxer”, no original, não significa apenas atrair, persuadir ou dar uma dica, significa literalmente agarrar e arrastar para uma direção diferente. Veja isso em Atos 16:19; 21:30, João 21:6, 18:10; 21:30 e Tiago 2:6.
O poder do Espírito é tão maior que o nosso que Ele nos arranca de onde estamos e nos leva à presença de Deus. Nenhuma das ovelhas ficará presa no mundo, pois Deus nos chama e nos tira do mundo. Não é porque alguém é melhor que o outro. Um morto é um morto. É tudo devido a graça.

Chamado Soberano
“Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz”; (Jo 10:1-4). As doutrinas da Graça não são secundárias, são primordiais. Veja como Jesus começa tais textos dizendo “em verdade, em verdade vos digo”. Se você entender isso, está sendo bem ensinado pelo Espírito; se perder isso, deixou passar o que é de importância principal. Veja neste texto que Jesus não chama o mundo, mas suas ovelhas e não chama de forma genérica, mas as chama por nome. E por que elas o seguem? Pois elas ouvem a voz do pastor – foi-lhes dado ouvidos para ouvir.

A salvação vem do Senhor e não de você. Ela se inicia na vontade de Deus. Você já foi atraído a Cristo pelo Espírito? O Espírito já lhe deu o dom da fé e do arrependimento? Você consegue dizer: “o Senhor é o meu pastor”?
Aleluia, que Espírito poderoso que nós temos que subjugou a rebeldia do nosso coração e nos deu nova vida em Cristo. Ele supre tudo o que precisamos, até a fé para crer em Cristo. Toda glória seja a Deus.

Steven Lawson 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...