quarta-feira, 12 de junho de 2024

Meditação/Nadia Malta/ATENTEMOS PARA O TEMPO DE DEUS!

 ATENTEMOS PARA O TEMPO DE DEUS! 

https://www.youtube.com/watch?v=1VQiT9L8nZ4

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. Eclesiastes 3:1.                                                     


Sim, HÁ UM TEMPO PARA TODO PROPÓSITO DEBAIXO DO CÉU! Esta é a grande afirmação retórica deste contexto. Contudo, será que compreendemos essa verdade? Outro dia li uma frase que me chamou a atenção. Dizia: “Você pode se perguntar: Por que Deus não muda esta situação? Porque Ele usará esta situação para nos mudar”! O texto lido foi escrito por Salomão, que em determinado momento de sua vida se deu conta de tudo que havia desperdiçado. Em sua concupiscência banalizou a tremenda sabedoria dada por Deus. E aquela altura da sua vida, reflete sobre todas as coisas vividas e perdidas. Não há nada pior na vida do que dizer: “Eu já tive, ou eu já fui!”. Nos versículos lidos, embora Salomão medite sobre o sentido da vida, ele ao mesmo tempo discerne que há um Deus soberano, que tem o controle do tempo, bem como de todas as coisas. A história do homem está absolutamente ligada ao tempo. Não ao tempo como o conhecemos: O kronos humano de horas, minutos e segundos, mas ao kairós de Deus. Essas duas vertentes do tempo: Humana e Divina precisam estar alinhadas para que as coisas aconteçam do ponto de vista de Deus. Agora precisamos compreender, que enquanto elas não se alinham, Deus está trabalhando em nós em cada área de nosso caráter! Cabe a nós facilitar as coisas para Deus, nos deixando ministrar nas áreas específicas que necessitam de conserto!

Que reconheçamos os nossos pecados e os confessemos em arrependimento sincero de coração. Aí, a bênção desce, porque esse é o tempo de Deus. Por isso o pregador (Salomão) pede aos seus ouvintes que olhem para o Alto e considerem o tempo. Quando as coisas acontecem no kronos humano, movidas pela nossa pressa, o resultado é sofrimento e dor. Quando se anda com Deus, percebe-se que as situações obedecem a um curso. Não da vontade humana, mas da vontade soberana de Deus. E o tempo entra como o mais misericordioso dos mestres da parte do Senhor, porque ele trata de acomodar todas as coisas em seus devidos lugares. O Senhor move águas, muitas vezes até turbulentas, para que essa vontade se cumpra. Nada, nem ninguém pode frustrar os planos de Deus.  As bênçãos podem ser guardadas, postergadas por causa das nossas rebeliões, mas jamais confiscadas! Todas as dificuldades vividas são formões de Deus usados pelo Tempo para esculpir em nós o caráter do Senhor!

O que o texto nos ensina sobre a eficaz didática do tempo? Deus está no controle soberano de todas as coisas e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Essa afirmação não se trata de fatalismo ou determinismo, nem nos isenta da responsabilidade e liberdade de fazer as nossas escolhas ou mesmo orar nas situações. Contudo, Deus deseja que estejamos atentos ao alinhamento do kronos e do kairós, para que sua vontade se cumpra. O que liga ambos é a obediência à vontade de Deus expressa em sua Palavra, ou seja, obediência é a chave que alinha o tempo de Deus ao tempo do homem. Lembre-se enquanto ele alinha o tempo, trabalha em nós para que recebamos a nossa bênção. Quando as coisas acontecem no kronos, movidas pela pressa humana, como resultado de nossas manipulações e maquinações, elas produzem sofrimento e dor. O kairós de Deus é a providencia sábia de um Pai amoroso, que não erra nunca e promete que tudo cooperará para o nosso bem. Atentemos! Nadia Malta

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...