sexta-feira, 14 de junho de 2024

editação/Nadia Malta/ QUE FRUTIFIQUEMOS PARA DEUS MESMO APESAR DE TODOS OS PESARES E APESAR DE NÓS!

 QUE FRUTIFIQUEMOS PARA DEUS MESMO APESAR DE TODOS OS PESARES E APESAR DE NÓS!

“No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome,  e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso. Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes.  Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste. Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito.  Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.  Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. [Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas”.Mc 11.12-14, 20-26. 


Fomos chamados para frutificar em tempo e fora de tempo! O texto lido mostra Jesus com fome indo buscar fruto em uma determinada figueira, mesmo sem ser tempo de figos e por não encontrá-los ele condena a figueira. O propósito para o qual a figueira existe é ser frutífera, se ela não cumprir seu papel, que é dar frutos, será cortada e lançada ao fogo, por que estaria ela ocupando inutilmente a terra? Aqui podemos argumentar: Mas não era tempo de figos, por que então o Senhor condenou aquela figueira? Qual o significado de tudo isso? Atentemos para a simbologia didática desse episódio! Como sabemos, a figueira é uma das árvores símbolo de Israel, tanto nação, quanto o Israel espiritual de Deus que é a igreja (formada por judeus e gentios convertidos ao  Cristo). O fruto apreciável para Deus é a fé verdadeira, que o Senhor não encontrou em Israel nação e tem tido dificuldade de encontrar no Israel espiritual que é a igreja. E esta tem sido a causa de tantas derrotas no meio do povo de Deus.

A fé é um fruto que precisa ser encontrado em nós em tempo e fora de tempo. Por isso aquela figueira secou até a raiz, do mesmo modo que tem muito cristão seco, árido, estéril, porque não produz esse tipo de fruto para Deus. Deus continua com fome, e continua vindo buscar fruto em sua figueira. Será que teremos o triste fim daquela já mencionada? A figueira que Jesus amaldiçoou só tinha folhas, ou seja, aparência, e Deus vê o coração não o exterior dos homens. O povo de Deus tem vivido dias maus sobre a terra e reconhecidamente não é fácil ser frutífero nesses dias. Contudo, o Senhor deseja que haja frutificação em sua figueira e o fruto apreciável em dias maus é a fé. Ele deseja que experimentemos um tempo de abundancia, de plenitude, apesar das circunstâncias adversas e sobretudo, apesar de nós. Ele quer tirar a esterilidade de nosso meio e nos fazer vitoriosos, mas falta o principal: FÉ. Temos aprendido que o mesmo Espírito que rege a fé para a salvação rege a fé para a vitória. Por que, então, confessamos uma fé viva capaz que nos dar a certeza da salvação e não conseguimos confessar com a mesma certeza para as nossas vitórias diárias?

Fé é um fruto que precisa ser encontrado em nós em tempo e fora de tempo! Jesus exercitou a palavra de autoridade para mostrar aos discípulos o poder da verdadeira fé! A verdadeira fé é uma certeza que não admite dúvida! A falta de perdão é um obstáculo no caminho da fé que produz resultados! O que o texto nos ensina sobre o que Deus espera de nós? Precisamos olhar para a Palavra de Deus com a firme convicção que essa Palavra é a Verdade e que funciona quando levada à sério. A Bíblia Sagrada foi deixada para nós como única regra de fé e prática. Isso sugere um crer e praticar! Ela não contém a verdade, ela é a Verdade e a Verdade é JESUS CRISTO, a Palavra viva que sai da boca de Deus! Vamos aprender com essa palavra de vida que a fé tem que ser experimental não teórica. A hora da fome de Deus é a hora que ele espera que sejamos frutíferos. E Deus com fome, não quer encontrar só folhas (exterioridades), Ele deseja frutos. Confessemos pela fé a nossa vitória e veremos a glória de Deus nas nossas impossibilidades humanas! Nadia Malta

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...