domingo, 23 de junho de 2024

Meditação/Nadia Malta/AS PROVAÇÕES SÃO O CAMPO DE BATALHA PARA O TREINO DA FÉ!

 AS PROVAÇÕES SÃO O CAMPO DE BATALHA PARA O TREINO DA FÉ!

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”. Tiago 1.2-4,12.                                                                        


Como servos de Deus não cessamos de meditar sobre a fé na pessoa do Cristo, que é tanto um dom quanto um aspecto do Fruto do Espírito. A fé enquanto semente é plantada e brota no canteiro das provações e situações adversas. Essas situações  são treinamentos para que desenvolvamos uma fé viva! As provações treinam os “músculos espirituais” para os combates da vida! Como o próprio título desta mensagem sugere: As provações são o campo de batalha para o treino da fé! Ao atravessá-las temos duas opções: Encarar ou correr! Muitos escolhem a segunda opção! A epístola de Tiago, sem dúvida é a mais prática do Novo Testamento. Em toda a sua mensagem ele procura focar seus ensinos à vida prática de seus leitores. O texto lido, por exemplo, trata dos benefícios das provações pelas quais passamos, ratificando os ensinos também dos apóstolos Paulo e Pedro.

Claro que ninguém gosta de passar por provas, tribulações e estreitos. Sofrimento, como o próprio nome sugere (Dor física ou moral; padecimento, amargura. Desgraça, desastre), não tem nada de agradável, mas na estranha e eficaz pedagogia de Deus tem um papel importantíssimo: Aperfeiçoa a nossa fé. Na verdade, a provação na vida de um cristão pode produzir dois resultados: O faz correr para Deus ou correr de Deus. Assim, a provação aperfeiçoa a fé e testifica da fidelidade do cristão ao Senhor! No texto citado Tiago traz algumas revelações sobre a travessia no território das provações. Vejamos: Primeira revelação: É motivo de alegria o passar por provas; Segunda revelação: A provação aperfeiçoa a fé produzindo perseverança; Terceira revelação: A perseverança aperfeiçoa o cristão; e Quarta revelação: Será aprovado e receberá galardão aquele que suporta com perseverança a provação.

O que aprendemos aqui? Busquemos a resosta com o autor de Hebreus e com o apóstolo Pedro! Hebreus 12. 3, 12; II Pe.2.9,10a: “Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem. Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes”. “Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo, especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade”. Atentemos e Perseveremos! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...