terça-feira, 24 de agosto de 2021

Meditação/Nadia Malta/REAVALIEMOS O NOSSO COMPROMISSO COM DEUS E SUA PALAVRA!

 REAVALIEMOS O NOSSO COMPROMISSO COM DEUS E SUA PALAVRA!

                                                                                       


Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo”. Tg. 1. 19-27. 


A experiência da salvação produz uma profundíssima alteração na essência do ser humano.  O ato de Nascer de Novo é algo que vai além do entendimento humano, pois mexe com as estruturas não apenas emocionais, mas espirituais do homem. O nosso espírito é recriado pelo Espírito de Deus, é o que os teólogos chamam de regeneração. É a única chance que temos de recomeçar do zero. Através dessa experiência nos tornamos Novas Criaturas, as coisas velhas passam e tudo se faz novo. Por que então temos visto tanta loucura no meio cristão de nossos dias? Que hoje possamos repensar nossa própria postura espiritual e nossa responsabilidade para com a Palavra de Deus e sua prática. Para que obtenhamos vitórias em nossas lutas diárias de nada adianta as correntes de oração, os jejuns intermináveis, os sacrifícios de tolos. O que o Senhor requer de nós é unicamente obediência à sua Santa Palavra, ouvir sem praticar é negligencia. E muitos a têm negligenciado deliberadamente para sua própria ruína.

Tiago afirma que temos pelo menos três responsabilidades para com a Palavra de Deus:  Receber a Palavra de Deus; Praticar a Palavra de Deus; e Compartilhar a Palavra de Deus. Precisamos ser tardios para falar. Esta recomendação tem dois sentidos: discutir contestadoramente a Palavra e o sentido de anunciá-la antes de vivê-la. Precisamos ser tardios para nos irar. Essa ira também tem dois sentidos: a ira contra Deus e sua Palavra, pelo fato da Palavra revelar, desmascarar os nossos pecados e a ira ao pregar a palavra e ela não ser aceita de pronto. É necessário ter um coração preparado, como um solo que se prepara para receber a boa semente. Vamos arrancar as ervas daninhas (impurezas e acúmulo de maldade) e arar o nosso coração para que a semente da Palavra brote e frutifique.

Uma leitura superficial das Escrituras jamais revelará nossas necessidades mais profundas. Por isso que muitos até lêem, mas não são transformados, porque pela superficialidade, logo se esquecem do que leram. Tiago chama a Palavra de Lei Perfeita, Lei da Liberdade. Além de salvadora, transformadora, a Palavra do Senhor é libertadora. O operoso praticante da palavra é bem-aventurado no que realizar. Manter-se incontaminado do mundo é o grande desafio do cristão. Para tal não podemos perder de vista a nossa separação das práticas mundanas, estamos no mundo, mas não fazemos parte dele. Nadia Malta.

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...