sexta-feira, 10 de abril de 2020

Meditação/Nadia Malta/SEREMOS REFEITOS, POR MAIS DOLOROSA QUE SEJA A OBRA!


SEREMOS REFEITOS, POR MAIS DOLOROSA QUE SEJA A OBRA! 
                                                                          
Palavra do Senhor que veio a Jeremias dizendo: Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue a sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a Palavra do Senhor: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – Diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”.   Jr 18.1-6. 

Busquemos discernimento para compreender o mover de Deus e se entregar sem resistência ao seu trabalhar. O texto lido mostra Jeremias, no exercício do seu difícil ministério profético, sendo enviado à casa do oleiro onde receberia instruções de Deus a respeito de como ele trabalha na vida do seu povo escolhido. O Senhor costuma usar coisas e situações simples e corriqueiras para nos ensinar lições preciosas. Desta vez, antes de Jeremias levar ao povo desobediente a mensagem de Deus, ele deveria ir à casa do oleiro e ver de perto o seu processo de trabalho para a fabricação de vasos. O trabalho do oleiro ilustra bem a maneira como Deus pode trabalhar na vida de seus escolhidos, com o fim de quebrar sua resistência para que se voltem ao Senhor e se tornem vasos de honra em suas mãos habilidosas. Ah, se tivéssemos percepção espiritual para discernir quando e quanto Deus está trabalhando em nós! O Trabalhar de Deus não é igual com todos, mas quando o Senhor entende de moldar um escolhido seu, ele se torna implacável até que aquele escolhido se torne um vaso de honra para louvor de sua glória. Todos os grandes homens e mulheres usados como instrumentos de Deus em todos os tempos experimentaram ou estão experimentando esse processo de transformação.

A Olaria de Deus é lugar de aprendizado de treinamento; ela fica em um vale. Precisamos nos dispor a descer para sermos ministrados por Deus; O Senhor não descarta vaso escolhido, mas o refaz segundo bem lhe parecer; Como este barro somos nós nas mãos do Oleiro Divino. Para que o barro possa ser usado pelo oleiro, ele precisa: Ser Separado e Escolhido; Ser Curtido; Ser Pisado; Passar por alguns Acréscimos; Ser Moldado; Ser Cozido. Há muitos tipos de barro, mas poucos servem para a fabricação de vasos utilitários, isso porque nem todos podem ser modelados. Na vida espiritual é do mesmo jeito, todos são feitos de barro, porém nem todos se tornarão vasos úteis, de honra. Descobrimos que o oleiro conhece o tipo de barro a ser escolhido, mesmo que para alguns esse barro aparentemente não sirva para nada e ainda seja repulsivo, mas basta o oleiro tocá-lo para saber em que ele pode ser transformado. Quanto maior o curtimento, maior a liga; quanto maior a liga, maior a resistência. Nesta fase, o barro fica aparentemente jogado num canto, levando água e sol, e é assim que as impurezas vêm à tona até ficar pronto para a fase seguinte. Conosco é do mesmo jeito: quanto maior for a obra que Deus tem para nós, maior será o “curtimento”. É um tempo de solidão, parece que ninguém presta atenção em você; parece que nada dá certo e nem Deus o ouve. Até o céu parece silenciar. É aqui que vêm à tona as impurezas: raiva, ira, desânimo, reclamação, murmuração, vícios, revolta, vontade de morrer, e até de desistir de tudo. Se você está se sentindo assim, você está sendo “curtido” por Deus.  Pare agora mesmo e clame por mais graça!

Quando o barro escolhido sai do curtimento, vai para um lugar onde é literalmente pisado, amassado. Pisar o barro faz com que as bolhas de ar nele contidas, sejam retiradas para que não danifiquem o vaso depois de pronto. A figura do ar em bolhas aqui, nos remete àqueles sentimentos como orgulho, vaidade, soberba, arrogância, autoconfiança excessiva, prepotência, mentiras, compulsões, rebeliões, exageros, desequilíbrios e tantas outras coisas que deixam o ego de muitos inflado como um balão e acabam por danificar o vaso do Senhor. Para eliminar esse “ar” somos pisados, humilhados, machucados até que toda bolha de “ar” seja esvaziada do nosso coração. Os humilhados serão exaltados, lembra? O vaso na mão do oleiro quebrou-se, porque além de não ter sido bem curtido e pisado, faltou algum ingrediente para que se tornasse resistente. Para a fabricação de vasos utilitários, é necessário depois do curtimento e do pisamento, acrescentar palha fina e pedra triturada, para que se tornem resistentes. Só os jarros para adorno é que não necessitam de acréscimos, são frágeis por natureza, não tem nenhuma serventia a não ser enfeitar. Deus quer vasos resistentes para serem usados por ele, não jarros de adorno. Aqui precisamos da mistura preciosa de santidade, humildade, compromisso com Deus, submissão, fé e obediência. Sem essa mistura não resistiremos à glória e a unção de Deus sobre nós. Aqui o barro é colocado sobre a roda do oleiro e ali, vai receber a forma de acordo com a vontade e criatividade do oleiro. Mesmo já nessa altura do processo, quando as mãos hábeis e sensíveis do oleiro tocam o barro e sentem alguma imperfeição, ainda há tempo daquele vaso ser desmanchado e refeito.  Às vezes é necessário começar tudo de novo, porém barro escolhido não é jogado fora, é barro especial, e será trabalhado até se tornar um honroso e útil vaso para a glória de Deus. O barro aqui já não oferece nenhuma resistência e pode ser moldado segundo a vontade do oleiro. Assim é conosco, só quando deixamos de resistir ao trabalhar do Oleiro Divino, é que ele pacientemente começa a nos moldar.  Só o barro escolhido e bem trabalhado agüenta as altas temperaturas do forno da olaria. É o batismo de fogo com o qual somos batizados por Jesus depois de recebermos o batismo com o Espírito Santo. Muitos neste momento, no meio do povo escolhido estão sendo submetidos às altas temperaturas das tribulações e adversidades. Se você é uma dessas pessoas, creia, Deus tem uma grande obra na sua vida. Quanto maior for a temperatura do forno da olaria, maior será o propósito para o vaso escolhido. Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...