sábado, 11 de abril de 2020

Meditação/Nadia Malta/QUE O SOLO DO NOSSO CORAÇÃO SEJA FÉRTIL!


QUE O SOLO DO NOSSO CORAÇÃO SEJA FÉRTIL!
                                                                                        
 A que caiu em boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança” Lc. 8.15. 

Que tipo de solo é o seu coração e que tipo de semente você tem plantado? É tempo de preparação do solo do coração para receber a semente da Palavra de Deus tanto para a salvação quanto para a vitória. O texto lido é o ultimo versículo da explicação da parábola do semeador. Nessa parábola o coração humano é comparado a quatro tipos de solos nos quais a semente da Palavra de Deus é lançada. Embora falasse às multidões por parábola, tudo Jesus explicava particularmente aos seus discípulos. Aqui o coração é comparado a quatro tipos de solos: A beira do caminho (a semente lançada ali é arrebatada pelo diabo para que não creiam e sejam salvos); sobre a pedra (a palavra aqui é recebida com alegria, mas como não tem raiz, na hora da provação se desviam); entre os espinhos (a semente aqui é sufocada pelos cuidados, deleites e riquezas desta vida); e enfim a boa terra (aqui a palavra é recebida de bom e reto coração e retida frutifica com perseverança). É exatamente sobre essa boa terra que gostaria de falar. Não há nada de errado com a semente, o problema é o tipo de solo no qual ela é lançada. Reflitamos: que tipo de solo é o nosso coração? É tempo de avivamento, de mudanças. Contudo, para que essas mudanças aconteçam na igreja como um todo, elas precisam começar em cada um de nós. Temos semeado incansavelmente a Palavra reveladora de Deus. Dependendo do tipo de solo, ela produzirá uma grande colheita para a glória do nosso Deus. A boa terra não produz apenas para salvação, mas para a vitória.

A Bíblia nos revela que o Senhor repartiu uma medida de fé para cada um de nós. Partindo deste princípio, todos têm fé, mas será que a fé de cada um produz do mesmo jeito? A resposta é um sonoro NÃO. Por quê? Por causa da natureza do solo onde ela está plantada. Em At. 14.9 o apóstolo Paulo pelo poder de Deus, curou um homem “porque viu que tinha fé para ser curado”. O próprio Jesus não pode fazer muitos milagres em Nazaré por causa da incredulidade dos seus parentes – Mt. 13.58. O versículo lido no inicio traz três revelações para que a semeadura seja frutífera: A semente precisa ser de boa qualidade e cair em boa terra; A semente precisa ser recebida de bom e reto coração e A semente também precisa ser retida, acolhida. Quando se trata de solo para plantio é preciso que ele possua nutrientes necessários para produzir uma boa colheita. As ervas daninhas precisam ser arrancadas. O terreno precisa estar livre de pedregulhos e ser bem arado para receber a semente. A semeadura precisa receber água e sol suficiente para fazer brotar a semente. Quando transportamos esses princípios para o mundo espiritual, percebemos que a semente da Palavra de Deus é de qualidade excelente. No entanto, importa que os nossos corações estejam preparados para recebê-la. Uma erva daninha que pode sufocar a nossa semente de fé é a dúvida. Será que nosso coração tem sido uma boa terra?

No versículo 8 deste mesmo contexto Jesus Clamou: “Quem tem ouvidos ouça”. Só os ouvidos espirituais treinados daqueles que são de Deus ouvirão os mistérios dele revelados em sua Santa Palavra. Escutar é diferente de ouvir, pelo menos do ponto de vista espiritual. Apenas escutar a Palavra não transforma ninguém é preciso levar à sério, acreditar que a Palavra de Deus é a Verdade e cumpre o propósito para o qual ela foi designada. Será que é assim que a temos recebido? Alem de ser recebida de bom e reto coração, ela precisa ser retida como a terra acolhe a semente, até que brote em suas entranhas e surja a planta que frutificará. O Espírito diz hoje a cada um de nós: acolha a palavra em suas entranhas até que ela brote e frutifique. Ouviu, guarde, retenha até que ela produza a cem por um. Aprendamos com Maria, mãe de Jesus que ouvia tudo, guardava as palavras em seu coração e meditava nelas. Temos recebido grandes porções desta magnífica semente, que possamos preparar nosso coração para acolhê-la e esperar com perseverança que frutifique. O salmista no Sl 119.11 diz: “Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti”. Por que tanto fracasso no meio do povo de Deus? Certamente porque a Palavra do Senhor não é levada à serio e não é retida nos corações. Quando a Palavra é acolhida de bom e reto coração ela frutificará com perseverança. Será que é assim que temos acolhido e recebido essa Palavra de vida? O que o texto nos ensina? Não há nada de errado com a Santa semente, o problema é o solo onde ela é semeada. A semente precisa ser recebida de bom e reto coração. Apenas escutar não transforma ninguém. É precisão levar a sério a Palavra de Deus. Alem de receber a semente da Palavra de Deus, precisamos retê-la, acolhê-la. Não permitir que ela seja roubada de nós. Só assim teremos uma colheita jubilosa para a glória de Deus. Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...