domingo, 26 de abril de 2020

Meditação/Nadia Malta/HÁ ORDENS DE DEUS QUE FOGEM À LÓGICA HUMANA!


HÁ ORDENS DE DEUS QUE FOGEM À LÓGICA HUMANA!
                                                                                   
Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi” Atos 8:26. 

Busquemos uma intimidade relacional com o Senhor para não estranhar quando ele resolve se manifestar de um modo fora do convencional. O texto lido está em um contexto maior. Aqui é relatado um dos episódios que aconteceu quando a igreja assolada e perseguida, especialmente por Saulo de Tarso, se dispersou pelas regiões de Samaria e Judéia. Os cristãos dispersos iam por toda parte pregando a palavra de Deus. Filipe, diácono e evangelista, estava em Samaria numa grande e frutífera jornada evangelística. As multidões recebiam e atendiam unânimes as coisas que ele dizia. No meio de conversões, libertações e muitos sinais e prodígios, o Senhor lhe dá uma ordem, que do ponto de vista humano parece no mínimo absurda: O manda sair dali e ir para uma estrada deserta. Como assim? Como entender uma coisa dessas? No meio do povo de Deus é comum encontrarmos duas posturas. Primeira: Aqueles que de forma engessada tentam enquadrar Deus, não permitindo que a sua graça, a sua misericórdia, a sua sabedoria e seus agires se manifestem em suas multiformes expressões. Deus é soberano e faz como quer! E em segundo lugar: Aqueles que descambam para um liberalismo pernicioso e destrutivo com suas invencionices absurdas. A liberdade não deve dar lugar à carnalidade! Ambas as posturas estão equivocadas. É o próprio Senhor quem nos tira do impasse, mas para isto precisamos andar com ele íntima e relacionalmente.

Quando andamos com alguém mais intimamente, quanto mais os anos passam, mais aprendemos a discernir pensamentos e intenções por trás das palavras. Espiritualmente é do mesmo jeito. Ao final de sua trajetória de sofrimento Jó, o servo sofredor declara: “Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem!”. O texto relata uma ordem de Deus aparentemente estranha. O que aprendemos com aquele episódio? Deus não dá ordens estranhas a qualquer um, mas àqueles que andam com ele e o conhecem íntima e relacionalmente; Devemos entender que o nosso tempo em um ministério ou tarefa específica termina quando Deus determina mesmo que tudo esteja dando muito certo; A intimidade com o Senhor nos faz ousar, obedecendo sem vacilar; Ordem aparentemente absurda de Deus tem propósito como tudo na vida de um servo dele. Qual a credencial de Filipe? Ele foi um dos separados para o ministério porque era um homem de boa reputação, cheio do Espírito, de sabedoria e de fé. A história bíblica está cheia de relatos de pessoas que receberam ordens aparentemente absurdas de Deus e obedeceram porque tinham convicção que os agires do Senhor não obedecem a uma lógica humana. Ao profeta Oseias foi ordenado casar-se com uma prostituta. Ao profeta Isaías foi ordenado andar nu durante três anos. Ao profeta Ezequiel, o Senhor proibiu de chorar e lamentar pelo falecimento de sua amada esposa. Ao patriarca Abraão foi ordenado sair de sua terra e de sua parentela, deixar a comodidade e peregrinar numa terra estranha, até encontrar o lugar que ainda lhe seria mostrado por Deus. A Noé foi ordenado construir uma enorme arca longe de rios e mares e num lugar alto, servindo de motejo para os que ali passavam. Sem falar nos outros tantos exemplos narrados nas Escrituras. Essas pessoas todas eram escolhidas de Deus e o buscavam de todo o coração. Eram pessoas de fé genuína, que mesmo não entendendo o sentido da ordem recebida, ousaram obedecer.

E quanto a nós, e se recebêssemos uma ordem estranha de Deus, como reagiríamos? Somos canais, apenas meros  instrumentos. E Deus é o dono tanto do instrumento quanto da obra que ele deseja fazer, tanto em nós quanto através de nós. Sejamos sensíveis à sua voz! A voz do Senhor é sempre inconfundível aos seus eleitos. A ordem recebida veio por meio de um anjo de Deus, mas a intimidade de Filipe com o Senhor o fez atentar para a legitimidade da procedência daquela ordem. Ele ouviu e de pronto obedeceu. Ele bem poderia ter argumentado, retrucado, ou mesmo precipitadamente dizer: “Esta ordem não veio de Deus, tudo aqui está dando tão certo!”. Contudo, ele não fez isso, antes se apressou em obedecer e o propósito de Deus foi alcançado. Busquemos a intimidade com o Senhor! O propósito daquela situação era alcançar uma pessoa para que ela alcançasse uma nação. Missão cumprida Filipe! Que bom que você entendeu o chamado e obedeceu! Quando o Senhor entende de transformar vidas que ele escolheu para louvor da sua glória, ele é implacável no seu intento e fará que tudo coopere para que seu propósito se cumpra. E o propósito final de Deus é que sejamos conformados à imagem do Cristo. E, não importa as voltas que tentemos dar para fugir a isto. Ao final ele nos alcançará e o seu propósito se cumprirá mesmo que isto implique em dores. Sejamos sábios e obedeçamos! Nadia Malta.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...