sábado, 25 de abril de 2020

Meditação/Nadia Malta/ATÉ QUANDO PERMANECEREMOS NA PRÉ- ESCOLA DA FÉ?


ATÉ QUANDO PERMANECEREMOS NA PRÉ- ESCOLA DA FÉ?
                                                                            
A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal”. Hebreus 5:11-14.

Até quando retardaremos o nosso progresso espiritual? O texto lido é uma séria admoestação aos cristãos hebreus que não haviam progredido espiritualmente. Permaneciam estagnados e subnutridos precisando novamente de leite espiritual, não porque não tivessem o alimento, mas porque se recusavam a ingeri-lo. Parece que há uma anorexia espiritual. O diagnóstico feito pelo autor da epístola alcança uma boa parcela dos cristãos atuais. Muitos buscam as experiências sobrenaturais em detrimento da própria Palavra. Quando sabemos que não podemos dissociá-las. Esses pulam de igreja em igreja em busca de “profecias, e revelações” extra-bíblicas, de evento em evento. Esses saíram dos antigos guetos espirituais, mas os tais guetos não saíram deles. Jesus adverte quanto a isto: “Jesus respondeu: "Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!”. Com o profeta Oséias aprendemos que o conhecimento de Deus é algo contínuo: “Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra”.

O autor da epístola traz um diagnóstico preciso da situação e aponta alguns erros a serem corrigidos: 1. Eles eram tardios para ouvir – v.11: O Senhor diz através do Evangelho segundo Mateus: “Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos”. Ouvir sem prestar atenção ao que se ouve, não transforma ninguém, alem de suscitar heresias sem conta. Esses que são tardios em ouvir estão sempre prontos a pregar suas heresias. Há uma dispersão espiritual quase patológica em nossos dias. As pessoas não têm tempo ou interesse em aprender as verdades eternas. Há uma pressa sem fim. Fazem tudo no automático e no final das contas não desfrutam de uma plenitude com o Senhor. Esses optam por uma vida espiritual medíocre e sem vigor; 2. Eles precisavam de instrução elementar quando deveriam ser mestres; Estão sempre voltando aos rudimentos da fé e nunca aprendem.  3. Eram imaturos espiritualmente; A imaturidade espiritual é a pior delas. Essa postura culpa Deus dos reveses da vida. Esses não atinam para as conseqüências de suas escolhas malditas. 4. Eles não conseguiam discernir nem o bem, nem o mal como os habitantes da Nínive dos dias do profeta Jonas. Aqui está outro perigo que tem levado ao engano e feito muitos se tornarem instrumentos do engano. Falta instrução e discernimento!

Que possamos orar como o salmista: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo”. Há uma bem-aventurança para os que olham e vêem e para os ouvidos que escutam: Jesus diz em Mateus 13.16: “Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem e os vossos ouvidos porque ouvem”. Cresçamos na graça e no conhecimento de Deus! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...