quinta-feira, 16 de abril de 2020

Meditação/Nadia Malta/CHAMADOS A UMA TRANSFORMAÇÃO NA ESSÊNCIA!


CHAMADOS A UMA TRANSFORMAÇÃO NA ESSÊNCIA!
                                                                                     
Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus”. Colossenses 3:1-3.                                                  

Esses versículos estão em um contexto maior que vai até o versículo 17 e completam as exortações do apóstolo Paulo aos cristãos, para que vivam em santidade. No início do capítulo três, ele traz algumas ordenanças no sentido de fazer seus leitores andarem em novidade de vida: “Buscai as coisas lá do alto”; “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena”; e “tornai-vos semelhantes a Cristo”. Note que todos os verbos aqui nesse contexto estão no imperativo, para não dar margem a nenhuma dúvida quanto ao intento do Espírito Santo através do apóstolo. A intenção aqui é ordenar, não sugerir. “... como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida”.  Quando lemos todo o contexto descobrimos que: “Há uma roupa espiritual preparada para ser usada na nova vida que agora temos em Cristo”. O Senhor já nos ressuscitou, mas precisamos nos livrar das velhas mortalhas que têm nos embaraçado os passos. Há um ditado popular que diz: “A roupa faz o monge”. Isso quer dizer que o modo como nos vestimos e nos portamos, fala daquilo que somos. Será que isto se aplica aos cristãos? Biblicamente, as coisas não são tão simples assim. O Senhor requer de nós não apenas aparência exterior, mas um coração verdadeiramente transformado. Temos visto muitas denominações do cristianismo perdendo tempo com usos e costumes, sem se importar realmente com o que as pessoas preservam em seus corações pretensamente convertidos. Precisamos entender que o Senhor perscruta mentes e corações. A simples aparência “piedosa” dos homens não impressiona Deus, ele enxerga as coisas ocultas, os porões de nossas almas e as intenções de nossos corações. A palavra ainda não chegou aos nossos lábios, ele já a conhece.  Por isso, Paulo exorta seus leitores a se despirem da velha mortalha do pecado e da antiga vida e colocarem as vestes santas da nova vida em Cristo, que nada têm a ver com exterioridades. As vestes da nova vida são espirituais.

O Senhor através do apóstolo Paulo nos dá duas ordens: Devemos nos despir da mortalha da velha vida:  Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”; Devemos nos revestir de vestes novas . Que vestes são essas? “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. Os que realmente foram regenerados pelo Espírito de Deus, ressuscitaram com Cristo têm a sua mente voltada para as coisas lá do Alto. Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. Os versículos 5-10 nos ordenam: “É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador”. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus”.

As vestes da Paz de Cristo e da Gratidão.  Aqui ele fala da paz de Cristo como elemento identificador da vontade de Deus em nossas vidas. A paz deve se instalar no coração do Cristão e também no Corpo, a igreja. Essa paz funciona como um, árbitro (juiz), ela julga se algo é de Deus ou não. No entanto, é preciso cuidado com a falsa paz, que vem somente para confundir. Dizer simplesmente: “Estou sentindo paz nessa questão”, não é prova suficiente que estamos fazendo a vontade de Deus. A paz no coração precisa estar alinhada com a paz na igreja, na família e em concordância com a palavra de Deus. Se há paz no coração, mas ainda não há no coração dos familiares, principalmente do cônjuge, nem tampouco no Corpo (a igreja), devemos esperar até que tudo se alinhe inclusive com a Palavra de Deus. Nada perdemos por esperar pacientemente a vontade e a hora de Deus.  Quando houver paz, haverá gratidão e louvor nos lábios. Tem faltado gratidão em nosso meio. As vestes da Palavra de Deus. Os que se revestem da Palavra se instruem e aconselham-se mutuamente, porque a Palavra de Deus é sabedoria de Deus. A Palavra deve ser para nós a única regra de fé e prática e deve nortear a nossa vida. Para isso precisamos ler, meditar e praticá-la. Deve ser sempre considerada dentro de seu respectivo contexto. Lembre–se sempre que o adversário também conhece a Palavra Deus de Deus e a usou para tentar o próprio Filho do Senhor. Cuidado com as revelações, sonhos e visões extra-bíblicos. Nem todo o sobrenatural é de Deus. Portanto, precisamos submeter tudo ao filtro santo da Palavra de Deus. O cristão revestido da Palavra é alegre, grato e submisso. As vestes do Nome de Cristo. Como cristãos somos chamados pelo nome de Cristo. Isso é na verdade um grande privilégio em se tratando de seres humanos imperfeitos, mas pela graça e soberania de Deus temos esse glorioso nome sobre nós. O nome de uma pessoa assinado em um cheque, autoriza o saque; o nome de um presidente em um decreto, o transforma em lei; O nome de Jesus Cristo em nós, além de ser a esperança da glória, nos autoriza a orar, curar, libertar, perdoar e levar a salvação às pessoas. Este nome é o salvo conduto para adentrarmos no Santo dos Santos, na Sala do Trono, na presença do Juiz do Universo, o nosso Pai Celestial. Tudo isso, porque esse nome está acima de todo nome que possamos referir tanto hoje como eternamente. Nada fazemos de nós mesmos; e sem ele nada podemos fazer e isso deve ser motivo de ações de graças. Nadia Malta


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...