quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Meditação/Nadia Malta/VIVENDO E APRENDENDO SEMPRE...

VIVENDO E APRENDENDO SEMPRE...

Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido”! “Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor”. Hebreus 5.11, 12; Tiago 3.1.

                                                                                          


O autor da epístola aos hebreus traz aqui uma severa advertência àqueles cristãos que não haviam progredido e continuavam a necessitar de leite espiritual como crianças. Mesmo havendo decorrido tanto tempo de empenho em instruí-los nas Santas Escrituras, sobretudo, no que diz respeito ao sacerdócio do Cristo. Em resumo, os cristãos hebreus que já deveriam ser mestres para continuar o trabalho de ensino aos novos crentes, ainda permaneciam imaturos. Embora o nosso aprendizado não cesse, pois enquanto vivos estamos aprendendo é necessário praticar e transmitir o que aprendemos!

Tiago por sua vez, adverte aos seus leitores em relação a outro tipo de problema grave: Era o fato de que muitos queriam ser mestres precipitadamente sem a devida maturidade tanto de conhecimento quanto de vivencia com Deus. E quanto a isto ele adverte “Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor”. Ambas as posturas são preocupantes. 

Há aqui dois problemas graves: Primeiro a lentidão para aprender as coisas espirituais, vivenciada pelos cristãos hebreus e em segundo lugar, a precipitação em ser mestres segundo o próprio entendimento mencionada por Tiago. Esses últimos agem à semelhança dos fariseus do passado. As duas posturas comprometem o crescimento da obra de Deus em todas as épocas. E encontramos ambas desde tempos eternos. Não podemos esquecer também os que se arvoram em mestres das obras feitas. São especialistas em repetir frases de efeito como sendo suas. São os famosos “Ctrl C” “Ctrl V”. Copiam e colam tudo e saem recebendo os louros do que não produziram! Esses são inimigos de aspas e jamais fazem citação de alguém. Eles são sempre “os tais”! Corramos desses também!

Enquanto estivermos deste lado da eternidade somos eternos aprendizes e apenas devemos repassar aquilo que aprendemos e praticamos. Um aprendizado teórico sem a vivência é uma grande farsa! E seremos vergonhosamente desmascarados pelo nosso adversário que está sempre ao derredor esperando uma oportunidade para nos atingir! Na verdade, um só é o nosso verdadeiro Mestre, Jesus e ele mesmo diz: “Mas vocês não devem ser chamados ‘rabis’; um só é o mestre de vocês, e todos vocês são irmãos”. Os que ouvem repetidas vezes e jamais aprendem, têm seus corações refratários e suas mentes engessadas. Esses jamais chegam ao aprendizado. Vivamos e aprendamos sempre! Sejamos ensináveis! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...