quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Meditação/Nadia Malta/FAZER O BEM É PRECISO E NECESSIDADE TEM PRESSA!

FAZER O BEM É PRECISO E NECESSIDADE TEM PRESSA!

Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa. Não diga ao seu próximo: "Volte amanhã, e eu lhe darei algo", se pode ajudá-lo hoje”. Provérbios 3.27,28.

                                                                                           


Já falamos tantas vezes neste espaço sobre este assunto! Como é difícil compreender a dor do outro quando ela não dói em nós! Como se tem desdenhado da necessidade do outro quando os nossos celeiros estão cheios! Como tem sido fácil julgar quando não calçamos o sapato apertado do outro nem carregamos seus fardos! Nesses dias percorrendo a trilha da teologia prática de Provérbios quantas lições preciosas a serem aprendidas e revistas ali por nós!

O povo de Deus tem passado dias difíceis sobre a terra em várias áreas da vida. São enfermidades graves. Casos de Alzheimer nas famílias. Esses entes queridos que têm sido assolados por esse ladrão implacável de almas e são roubados de nós. Dificuldades financeiras sem conta. Relacionamentos conturbados, até violência doméstica, mesmo em lares ditos cristãos. Vícios camuflados. A lista é longa. E como dissemos outro dia, sempre achamos que essas coisas não batem à nossa porta e só acontecem com os outros. Quem está vivendo uma situação confortável jamais imagina que um dia as coisas podem se inverter. Tem faltado empatia esta é a grande realidade!

 O autor de Provérbios traz uma recomendação muito oportuna e lúcida sobre este assunto. Especialmente para os que estão insensíveis do outro lado da mesa. Somos instados aqui a acudir, socorrer, suprir, mitigar e a executar tantas outras ações que podem minimizar a dor imediata do nosso semelhante. A instrução é muito clara: quando for possível façamos o bem a quem dele precisa. Meu Deus, como o espectro desse “fazer o bem” é tão abrangente! Às vezes esse fazer o bem é simplesmente exercitar paciência e graça com aqueles que já se acham cada vez mais distantes na estrada da vida caminhando para o final da viagem. São aqueles que necessitam de companhia, carinho e assistência mesmo à própria revelia.

O autor de Provérbios completa a sua recomendação nos encorajando a fazer o necessário hoje e a não postergar o socorro se o podemos fazer agora. Necessidade tem pressa! “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida”. Não vamos poder socorrer a todos que necessitam, mas há sempre o que podemos fazer por alguns daqueles necessitados à nossa volta. Agora, não podemos perder de vista que há as necessidades lícitas e “aquelas que são muletas” para seus portadores. Esses estão sempre reclamando de tudo e de todos. Querem atenção exclusiva. São como vampiros emocionais e nos exaurem as forças. Meu pai costumava dizer que: Um amigo bom ajuda o outro, mas têm aqueles que querem ser o outro a vida toda! Desse modo, precisamos estar atentos. Enquanto nos esforçamos para “agradar os ingratos e para servir os folgados” deixamos de acudir os que realmente necessitam de nossa ajuda! 

O apóstolo Paulo falando aos Gálatas diz: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”, mas ao mesmo tempo, ele também recomendou aos irmãos de Tessalônica a se apartarem dos que queriam viver desordenadamente e disse ainda que aqueles que não queriam trabalhar, também não deveriam comer! Às vezes fazer o bem é simplesmente dizer NÃO aos folgados! Semear o bem é sempre uma boa e frutífera semeadura! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...