segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Meditação/Nadia Malta/DEPOIS DO CHORO A ALEGRIA VIRÁ!

DEPOIS DO CHORO A ALEGRIA VIRÁ!

O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Salmos 30.5.

                                                                                        


Hoje encontrei alguém que chorava de um jeito que nunca vi. Seu choro vinha do fundo da alma. Era um lamento altissonante e contínuo que vinha do mais profundo daquele coração. Lembrava as sirenes, das ambulâncias pedindo passagem! No caso, uma dor da alma pedia passagem! Ali não cabiam as palavras nem nos lábios da pessoa e muito menos nos meus. Aliás, a impressão que tive foi que mesmo que ela tentasse explicar a razão daquelas lágrimas, não conseguiria. Fiquei em silêncio até que aquela enchente escoasse e a dor em questão se esvaísse. Parece-me que tudo naquele interior foi devidamente lavado! Ainda não sei a razão do choro, mas parece que ele cumpriu seu papel. No final, a pessoa me agradeceu por não ter dito ou perguntado nada e apenas ter ficado silenciosamente presente.

A experiência foi extremamente didática. E mais uma vez percebi a inutilidade das nossas verborragias! Tenho pensado e usado muito o recurso terapêutico do choro, tão pouco usado em tempos em que é quase uma afronta se mostrar fraqueza. O Senhor Jesus em suas Bem-aventuranças diz que: “Bem-aventurados os que choram porque serão consolados”. Que promessa gloriosa! Não há nada mais perigoso que sentimentos represados. Aliás, já falamos sobre isto neste espaço. As pessoas são sempre tão contidas, tão preocupadas com o que os outros vão pensar! Desde crianças aprendemos a “engolir o choro”! Choro engolido envenena a alma! Quanta alma envenenada encontramos pelo caminho! Qual o antídoto para esse veneno? A empatia ou a compaixão! Faz bem saber que a nossa dor não é banalizada!

A Bíblia está cheia de relatos de chorões que foram devidamente consolados pelo coração compassivo de Deus! Gosto particularmente do episódio de Maria madalena chorando no Jardim do sepulcro ao vê-lo vazio. E Jesus chega sem ser reconhecido e faz a pergunta que ainda hoje ressoa em nossos ouvidos nas horas de choro profundo: “Mulher, por que choras”? A causa do choro de Maria era o fato de achar que haviam roubado o corpo do Senhor. É quando Jesus se revela chamado-a pelo nome da maneira inconfundível de sempre! Outro episódio marcante foi o encontro de Jesus com a viúva de Naim. Ao encontrá-la no cortejo fúnebre do seu filho único diz o texto do evangelista Lucas: “E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores”. Ambas as mulheres foram consoladas! Ele é especialista em aparar as nossas lágrimas! Ele transforma lágrimas em riso e o nosso lamento em júbilo!

O salmista afirma que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Como temos ansiado pela aurora! Como as noites escuras da alma têm se prolongado! E como estamos necessitados que o Senhor nos chame pelo nome! Que ele nos abrace e acalente os nossos corações! Sim, sabemos que vai amanhecer e o choro dessa madrugada escura será transformado em riso e tudo se fará novo! Não fiquemos constrangidos por chorar! Depois do choro, a alegria certamente virá! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...