segunda-feira, 10 de julho de 2017

Meditação/Nadia Malta/SEJAMOS PRUDENTES E ATENTEMOS PARA O TEMOR DO SENHOR!

SEJAMOS PRUDENTES E ATENTEMOS PARA O TEMOR DO SENHOR!

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência”. Provérbios 9.10.
                                                                                             


São muitos os textos que falam do temor do Senhor. Sempre que ouvimos esta expressão, logo nos precipitamos em achar que se trata de medo de Deus. Contudo, há uma magnitude nessa expressão que vai muito além da compreensão humana, mas de um modo muito superficial podemos dizer que esse temor mencionado aqui é a profunda reverência diante da majestade de Deus e da sua grandiosidade. É a profunda convicção de que não há um só lugar ou situação em que possamos nos esconder de Deus.

Neste capítulo o seu autor começa dizendo que: “A sabedoria construiu sua casa; ergueu suas sete colunas”. Na edificação da Sabedoria a pedra fundamental ou a coluna principal é sem dúvida o “Temor do Senhor”, sem este fracassaremos tragicamente em nossa tentativa de obter Sabedoria do Alto.  Sempre que fracassamos em nossa caminhada de fé ao fazermos aquilo que entristece ao Senhor deixamos de considerá-lo. Sempre que tomamos decisões  ou fazemos escolhas contrárias à sua vontade soberana. O salmista no salmo cento e trinta e nove traz uma revelação que nos faz estremecer nas bases, ele diz: “Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás”.

Assim, se tivéssemos temor do Senhor ou consciência da sua presença em todos os lugares deixaríamos de fazer, dizer ou até mesmo de agasalhar certos pensamentos que seguramente entristecem o Espírito do Senhor. E há algo ainda mais grave em relação a esse temor do Senhor: Somos santuários vivos das moradas do Altíssimo! Ou seja, o próprio Deus na pessoa do seu Espírito Santo habita em nós! Como então, ousamos fazer, dizer e pensar certas coisas sem a autorização do Dono da casa espiritual, a qual somos nós? Das duas uma: Perdemos irresponsavelmente a noção da presença de Deus ou nunca a tivemos de fato!

O autor de Provérbios no versículo citado afirma que esse temor principia a sabedoria e o conhecimento do Santo é prudência. Os que conhecem ao Senhor por meio da revelação do Cristo o temem. Esses primam pela prudência. O que seria então, prudência? Aprendemos que é a “virtude que faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos; cautela, precaução”. Não seria tempo de vigiarmos e buscarmos experimentar em tudo o temor do Senhor e a prudência? Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...