quarta-feira, 26 de julho de 2017

Meditação/Nadia Malta/JESUS, FONTE QUE LAVA E VIVIFICA!

JESUS, FONTE QUE LAVA E VIVIFICA!

Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água". João 4.14,15.

                                                                                            


Este capítulo traz um dos encontros mais tocantes de Jesus!  Ele fala publicamente com uma mulher e samaritana. O Senhor quebra os paradigmas raciais e sociais da época e inicia publicamente um diálogo com aquela mulher. Algo inaceitável, especialmente para um Rabino Judeu. Os próprios discípulos do Senhor estranham tal atitude, embora, não tenham a coragem de criticá-lo abertamente. Ali se desenrolou um dos diálogos teológicos mais profundos. O inusitado da situação: Jesus escolhe exatamente uma mulher e samaritana para trazer revelação tão preciosa.

O Senhor vai sempre ao cerne das situações. Aquela mulher a quem ele pedira água possuía uma sede insaciável, não física, mas existencial. A sede dela era emblemática e retrata a sede de todo aquele que necessita experimentar a verdadeira Água que dessedenta eternamente: O Senhor Jesus Cristo!  Ele revela aquela mulher que quem beber da água que ele der nunca mais terá sede. E essa água será no interior daquele que a receber uma fonte a jorrar para a vida eterna. Até então, a mulher acha que ele fala da água natural até que, um pouco mais na frente ela recebe a revelação completa do Senhor. Jesus, a única Fonte que lava e vivifica!

Impossível experimentar verdadeiramente dessa Água Viva e não se tornar um canal dela. Jesus então, pergunta provocativamente pelo marido daquela mulher e já sob o efeito e poder da presença daquela Água Viva, ela responde: “Não tenho marido". Essa Água Viva e Cristalina nos desnuda, limpa e vivifica. Jesus completa: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade". Aquela mulher talvez buscasse saciar a sua sede de leito em leito, passando de um relacionamento para outro. Contudo, só ao beber da Água Viva poderemos ser plenamente saciados.

Depois de discorrer sobre a verdadeira adoração com aquela mulher, o Senhor faz a grande revelação do texto. Ele diz com todas as letras a ela: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você". Na sequencia ela abandona o cântaro, algo que representava o meio pelo qual ela saciava a sua sede natural e segue a divulgar o que lhe tinha acontecido. Sua sede havia sido saciada! Diz o texto: “Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: "Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo”? E assim, a primeira missionária de que se tem notícia acabara de ser comissionada, e numa santa compulsão começou a fazer seu trabalho de anunciar o Cristo! E era uma mulher e samaritana. Curioso, não? Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...