sexta-feira, 21 de julho de 2017

Meditação/Nadia Malta/COM QUEM VOCÊ SE PARECE?

COM QUEM VOCÊ SE PARECE?

 “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”. Efésios 5.1,2.
                                                                                          


Tem um pensamento atribuído a John Wesley, teólogo cristão fundador do movimento Metodista que diz assim: “A justificação tira o homem do mundo, a santificação tira o mundo do homem!”, em algumas citações a palavra justificação tem sido substituída por conversão, mas seja qual for a palavra, a ideia central do pensamento é compreendida. Neste capítulo o apóstolo Paulo faz uma chamada severa à santificação.  Já fomos alcançados pela graça salvadora, justificados pela fé no Cristo e saímos do mundo. Fomos reconciliados com Deus. Agora só por meio dessa transformação interna e contínua, pela renovação da nossa mente, os padrões do mundo vão sendo tirados de nós e substituídos pelo padrão de Deus que é o Cristo! Assim, o mundo sairá de nós! Os imitadores de Deus andam em amor sacrificial, que é a principal característica dos Filhos da Luz!

Em um tempo de proliferação de ídolos, as pessoas tendem a buscar modelos humanos nos quais se mirar. Essa é uma ação desastrosa, porque os modelos humanos são todos falhos e deficientes. Na verdade nenhum de nós está pronto, do contrário, nem estaríamos mais aqui. Paulo na sequencia pontua a maneira como devemos agir. Diz ele: “Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Portanto, não participem com eles dessas coisas”.

A chamada paulina aqui é para alcançarmos à excelência. O apóstolo chama seus leitores para imitarem a Deus como filhos amados. Os filhos, tanto têm características genéticas quanto aquelas adquiridas pela imitação dos padrões paternos. O que do ponto de vista humano pode ser bem embaraçoso. Contudo, quando se trata de seres espirituais renascidos pela geração do Espírito Santo, esse padrão é altíssimo. Aqui o paradigma é o Cristo. Através dele imitamos o nosso Pai Celestial, além de sentirmos uma inclinação sobrenatural para a santidade. À medida que o mundo vai saindo de nós, o santuário vai sendo ocupado pela presença soberana do Santo Espírito em sua plenitude. E dia a dia vamos ficando mais parecidos com Papai!

Todo aquele que é verdadeiramente nascido de novo sente uma santa compulsão pela santidade de vida. Em seu arrazoado acerca do assunto, o apóstolo Paulo continua instruindo: “Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz”. No quesito santificação não somos aprovados com média final, o Senhor exige que obedeçamos ao padrão total estabelecido por ele. E assim vamos seguindo progressivamente até atingirmos a estatura de varões perfeitos. É de vitória em vitória, de degrau em degrau, de glória em glória! Afinal, com quem nos parecemos? Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...