sexta-feira, 30 de junho de 2017

Meditação/Nadia Malta/APRENDENDO SABEDORIA COM OS PEQUENOS ANIMAIS!

APRENDENDO SABEDORIA COM OS PEQUENOS ANIMAIS!

 “Quatro seres da terra são pequenos, e, no entanto, muito sábios: As formigas, criaturas de pouca força, contudo, armazenam sua comida no verão; os arganazes, criaturas sem nenhum poder, contudo, habitam nos penhascos; os gafanhotos, que não têm rei, contudo, avançam juntos em fileiras; a lagartixa, que se pode apanhar com as mãos, contudo, encontra-se nos palácios dos reis”. Provérbios 30.24-28.

                                                                                             


Quando olhamos atentamente à nossa volta ficamos maravilhados com a infinidade de recursos didáticos de Deus com o fim de nos instruir. Tudo ele fez esplendidamente para comunicar as suas verdades eternas. Temos feito um propósito com o nosso grupo de estudo de reler o livro sapiencial de provérbios numa perspectiva devocional. São trinta e um capítulos, uma leitura para cada dia do mês. Que atualidade nos assuntos tratados!

O texto escolhido para esta breve meditação nos chama a atenção de um modo especialíssimo. Quantas lições preciosas tiradas das ações de pequenos animais e aparentemente insignificantes animais: A formiga, os arganazes ou pequenos esquilos selvagens, os gafanhotos e as lagartixas. Aprendemos com a formiga, mesmo em sua pouca força, o senso de organização, gerenciamento e provisão, para os dias mais difíceis. Vivemos em um tempo em que o consumismo tem levado muitos a completa derrocada. Gasta-se desordenadamente sem o menor senso de provisão para o amanhã. E o pior tem muito crente sem renda fazendo conta para Deus pagar no cartão de crédito. Claro que não estamos falando aqui de usura ou de um amealhar irresponsável, mas de um mínimo de coerência. Compra-se mais do que se precisa.

 “Os esquilos, criaturas sem nenhum poder, contudo, habitam nos penhascos”. Com eles aprendemos o sentido de preservação, de defesa e equilíbrio. Esses pequenos roedores se colocam em posição privilegiada de defesa para não serem alvos de predadores.  Tem faltado isto em nosso tempo. O alto dos penhascos apontam para a segurança. E não podemos perder de vista que o Senhor é a Rocha mais alta que nós. Refugiem-nos nele. Quantos se atiram em situações sem a menor noção do que aquilo pode acarretar!

Com “os gafanhotos, que não têm rei, contudo, avançam juntos em fileiras” aprendemos o sentido de equipe, de unidade. É um por todos e todos por um. Que coisa linda de se ver. Eles dão de mil nos seres humanos todos tão ávidos por liderar, por notoriedade muitas vezes sem a menor preocupação com o bem comum. Finalmente com a lagartixa, que se pode apanhar com as mãos, contudo, encontra-se nos palácios dos reis” aprendemos ousadia. Tem faltado ousadia para lidar com aquilo que é maior que nós! Tempo de aprender sabedoria com esses pequenos animais. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...