sábado, 10 de junho de 2017

Meditação/Nadia Malta/RASGUEMOS O NOSSO CORAÇÃO DIANTE DO SENHOR!

RASGUEMOS O NOSSO CORAÇÃO DIANTE DO SENHOR!

Desfalece-me a alma, aguardando a tua salvação; porém espero na tua palavra. Esmorecem os meus olhos de tanto esperar por tua promessa, enquanto digo: quando me haverás de consolar?”. Salmo 119.81, 82.

                                                                                         


Gosto de percorrer a vereda dos salmos, sobretudo, naqueles dias em que as cargas parecem insuportáveis e o calor das aflições da vida parece nos consumir. O livro poético de Salmos é, além de uma escola bendita de oração, a mais bem equipada sala de terapia de Deus. O significado de salmodiar na língua hebraica não encontra uma tradução literal especialmente em nossa língua. Contudo, da forma mais aproximada podemos dizer que salmodiar é um rasgar-se diante do Senhor com absoluta sinceridade de coração. Aqui não se trata de uma repetição de algo decorado, monocórdico, sem vida. Muito pelo contrário, ao lermos os escritos dos salmistas sentimos a vida pulsar em sua plenitude. E as palavras escritas ali encontram eco em nossos corações.

Em muitos momentos podemos ver a alma do salmista exposta de maneira absolutamente transparente. Quase podemos ouvir o seu lamento choroso em outras ocasiões. Ele não precisa medir as palavras, pois sabe que mesmo que ele não as diga o Senhor as conhece. Falar do que sentimos é terapêutico sob todos os aspectos. Quais as razões que levaram os salmistas a irem diante do Senhor de maneira angustiosa e sincera? As mesmas que você e eu enfrentamos: Dores, ausências, sobrecargas, perseguições sem causa, perdas, aflições, demora das respostas às nossas queixas e tudo o mais que aflige os seres humanos sobre a terra.

Nos versículos citados, por exemplo, encontramos o salmista desfalecido aguardando a salvação do Senhor para certa situação que o aflige. Ele ainda acrescenta: “Esmorecem os meus olhos de tanto esperar por tua promessa, enquanto digo: quando me haverás de consolar?”. Contudo, há uma confiança que não pode deixar de ser mencionada. Em sua fala sincera e verdadeira ele afirma: “porém espero na tua palavra”. Aqui está o segredo dessa esperança, a certeza do agir de Deus! É difícil e incômodo esperar? Claro que sim! Às vezes perdemos a paciência e dizemos bobagens? Com certeza! Choramos outras tantas como se fôssemos nos desmanchar em lágrimas? Sem dúvida! O profeta Joel nos ordena a rasgar o coração, não as vestes. É o nosso interior que precisa ser exposto diante do Eterno. Ele não se impressiona com as nossas exterioridades.

Por isso não é incomum nem falta de reverencia encontrarmos salmistas externando o seu sentimento diante do Senhor nos seguintes termos: “Desde moço tenho sofrido e ando perto da morte, os teus terrores levaram-me ao desespero” (Salmo 88); “Minha vida é consumida pela angústia, e os meus anos pelo gemido falta-me a força devido à minha aflição, e os meus ossos se enfraquecem” (salmos 31); “Sinto-me muito fraco e totalmente esmagado; meu coração geme de angústia” (Salmo 38); “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus” (Salmo 42). Fraqueza ou incredulidade? Não, limitação humana, cansaço da jornada, mas tudo ancorado numa confiança inabalável no agir de Deus! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...