segunda-feira, 20 de abril de 2015

Meditação/Nadia Malta/PARE, OLHE, ESCUTE E AJA!

PARE, OLHE, ESCUTE E AJA!

Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”. Tiago 1. 25.

                                         



Exortemo-nos como igreja a alcançar o alvo do padrão de Deus através da prática da sua Santa Palavra. Na vida de um servo de Deus que anda em fidelidade, até quando tudo dá errado dá certo! A Epístola de Tiago é considerada a mais prática das epístolas gerais. A linguagem do meio irmão de Jesus é direta e pastoral. O autor tinha em mente os crentes fiéis que passam por provas e testes de Deus, com o fim de serem exemplo de uma “religião pura”. Ele também foca os que se dizem cristãos, mas na verdade são carnais e egoístas, a esses Tiago repreende com vigor.
O texto citado fala a cerca da prática da Palavra de Deus, não como um cumprimento mecânico de regras pesadas, mas como um alvo a ser atingido, se quisermos alcançar a bem-aventurança tão desejada. A Palavra de Deus é chamada por Tiago de Lei Perfeita, Lei da Liberdade.
Observando o grande mover de Deus percebemos uma preparação dos crentes para uma vida santa de adoração genuína e testemunho. Cremos que seja o Senhor adornando a sua Noiva para o encontro glorioso com ele.
Mesmo à despeito das loucuras apregoadas em nossos dias em termos teológicos, há muita gente séria e comprometida com Deus, que têm sofrido dores de parto para que Jesus Cristo seja plasmado nos corações daqueles que se dizem cristãos. Há muitos joelhos que não se dobraram aos baalins modernos!
Estamos vivendo um momento onde as pessoas anseiam por resultados. Todos querem ser bem sucedidos. Aliás, produtividade tem sido palavra de ordem nos tempos atuais.  Todos querem numa certa medida mostrar desempenho! Todos buscam meios mágicos para sair das dificuldades. E muitas igrejas ditas cristãs prometem estes meios de maneira antibíblica à custa da boa fé dos tolos.
O texto de Tiago nos aponta um único caminho para a bem-aventurança. Caminho esse que passa pela observação da Palavra de Deus chamada por Tiago de Lei Perfeita e Lei da Liberdade porque não nos obriga a fazer nada que nós realmente não queiramos fazer. De acordo com essa Lei Perfeita, quando abandonamos determinada prática, é porque fomos constrangidos pelo Espírito Santo que habita em nós a nos esvaziar dela. Essa Lei perfeita não força, liberta. Não obriga, convence.
A religiosidade pode mudar a aparência de uma pessoa, enquanto o relacionamento íntimo com Jesus muda o caráter, a essência dessa pessoa, repercutindo em todas as áreas de sua vida: espiritual, emocional e física. Ela não quer mais as coisas do trato passado, porque foi esvaziada delas, não por uma exigência religiosa ou eclesiástica, mas por um novo nascimento, pela regeneração do seu espírito morto. Os verdadeiramente regenerados são transformados! Em Mt 5.48 Jesus diz: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso pai celeste”. Perfeito tem o sentido de maduro.

A regra de ouro dessa Lei está em Mt 7.12: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque essa é a Lei e os Profetas”. Precisamos nos guardar a nós mesmos incontaminados do mundo. Quando agirmos assim seremos bem-aventurados no que realizarmos. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...