sexta-feira, 24 de abril de 2015

Meditação/Nadia Malta/HONREMOS A CIDADANIA CELESTIAL!


HONREMOS A CIDADANIA CELESTIAL!

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Filipenses 3.13,14.

                             


Precisamos nos disciplinar como regenerados em Cristo para vencer a grande corrida da fé rumo à santificação, com a finalidade de receber o prêmio da soberana vocação. O texto fala de uma corrida a ser empreendida e o apóstolo Paulo se apresenta como um atleta cheio de vigor espiritual rumo à linha de chegada. Na verdade, nenhum de nós está pronto. Crente pronto, maduro, Deus colhe!
Os estudiosos não apresentam um consenso quanto Ao tipo de corrida aqui descrito: se é uma corrida à pé ou uma corrida de carros não sabemos ao certo. No entanto, o carro grego da época, usado nos jogos olímpicos e em outras atividades nos oferece pistas para entender o texto. Era na verdade uma pequena plataforma com uma roda de cada lado. Para o condutor se equilibrar e controlar os cavalos, precisava se inclinar para frente retesando todos os nervos e músculos. O esforço era muito grande. Imaginamos que Paulo tinha esta corrida em mente ao escrever estas recomendações. O verbo “avançar” aqui, segundo estudiosos significa literalmente: “se esticar como quem está numa corrida”.
O apóstolo aqui não está falando de esforço para obter a salvação, pois sabemos que ela “vem pela graça, mediante a fé, e não por obras para que ninguém se glorie”. A salvação é a grande largada para essa corrida de fé pela santificação. A prerrogativa para o atleta participar da corrida era ter a cidadania grega. Ele não competia para obter a cidadania, nem a perdia se não conseguisse o prêmio. Assim é o cristão, ele precisa ter a cidadania celestial para participar da corrida da fé rumo à santificação, mas não a perde, caso não receba a premiação (galardão).
O cristão corre em sua própria raia. É uma corrida de obstáculos a transpor e objetivos a alcançar. O que falhar perderá a recompensa, o galardão, não a cidadania celestial. Não sabemos o tipo de prêmio que recompensa a “soberana vocação”, suponho que seja alcançarmos a estatura de varões perfeitos conformados à imagem de Cristo, nos esforcemos para alcançá-lo.
As várias modalidades esportivas de hoje nos dão uma ideia do que o apostolo Paulo está falando. Para obter os títulos e premiações em cada uma é necessário grande empenho por parte dos atletas. Ele precisa de horas de treino, alimentação balanceada, abstinência de bebidas alcoólicas, de drogas, horário rígido de sono e muita, muita disciplina. Todo atleta tem um foco bem definido: ganhar em sua modalidade e fazer bonito como representante de seu país. Ele precisa honrar a sua cidadania! O que nos faz pensar que com os cristãos é diferente?
O atleta espiritual deve agir do mesmo modo, ele tem uma cidadania celestial para honrar e defender. O atleta físico corre por uma coroa perecível, nós por uma imarcescível coroa de glória. Não podemos perder de vista que todo dia há um obstáculo a ser vencido, uma dificuldade a ser superada e precisamos nos esforçar para isto. A. W. Tozer diz: “Lute, não há atalhos para a santidade”. Essa corrida pode ser comparada também a uma guerra interior entre a nossa velha carne pecaminosa e o nosso novo espírito recriado pelo Espírito de Deus.
Há pecados a serem abandonados e se não nos empenharmos arduamente, matando a carne de fome, de modo algum alcançaremos a vitória. Há uma corrida à nossa frente, o sinal da largada já foi dado, que possamos nos empenhar para a vitória. Repito: Nenhum de nós está pronto! Há muito ainda a ser alcançado! Corramos e honremos a nossa nova cidadania! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...