segunda-feira, 9 de março de 2015

Meditação/Nadia Malta/ABRA SEUS OLHOS!

ABRA SEUS OLHOS!


Quem de nós já não ouviu a solene advertência da parte de mães e avós: “Abra seus olhos!”.  O equivalente a “Cuidado na vida!” ou mesmo, “Preste a atenção ao que está fazendo!”.  Ouvi isto tantas vezes. Contudo, como é difícil abrir os olhos para as advertências que nos fazem os mais velhos! Sobretudo, quando quem nos aconselha é a própria juventude inquieta e irresponsável! Como é difícil abdicar do que nos faz momentaneamente felizes, sem mensurar o que nos reserva o futuro. Abramos os olhos!
Talvez um dos mecanismos de defesa mais usados por nós seja a farsa de não percebermos o que estamos vivendo ou até mesmo o que estamos prestes a escolher viver! Por outro lado, a própria realidade da qual fazemos parte muita vezes nos aterroriza. Então tendemos a simplesmente fechar os olhos, fingir que não enxergamos. Fingir que está tudo bem! Abri-los dói tanto! Minha mãe costumava dizer do alto da sua sabedoria que só os anos ensinam: “É melhor com pena sentir do que sem remédio chorar!”. Quantas vezes choramos de forma irremediável! Abramos os olhos!
Paremos para refletir sobre a dor de ter os nossos olhos abertos. Sim dói é verdade! Contudo, a dor de tê-los abertos, vale a pena sentir! Dói, dói e passa. É como um parto existencial. Somos impactados pela realidade que causa perplexidade, mas logo nos recompomos e seguimos. Quanto à opção de viver na escuridão esta sim atordoa irremediavelmente. Nesses anos todos de muitas horas de escutas tenho podido testemunhar dolorosamente a vida dos que preferiram permanecer com seus olhos fechados a optar por um desvendar doloroso, embora, revelador. A cegueira na maioria dos casos é auto imposta. Fingimos não enxergar para não sofrer! O sofrimento é maior. Não enxergamos tantas coisas! Por outro lado também tive o privilégio de testemunhar aqueles que ousaram enxergar. Que grata satisfação! Valeu a pena! Enfrentaram a dor e se reinventaram! Enxergaram em volta e se enxergaram. O que é melhor! E fez-se a luz! E tudo se fez novo! Abramos os olhos!
Abrir os olhos implica em atitudes. Quando enxergamos não dá para permanecer do mesmo jeito. Luz requer mudanças profundas, radicais! E se enxergarmos o que até então estava mergulhado na escuridão? O que faremos com o que descobrirmos? Abramos os olhos!

Abramos as janelas, deixemos que entre a luz! Que o sol aqueça! Que o cenário mude! Permitamos que os nossos porões sejam iluminados. Abramos as gavetas da alma. Zeremos ciclos. Sacudamos velhos tapetes. Liberemos perdões, mágoas apodrecem a alma e adoecem o corpo. Livremo-nos das bagagens, dos fardos que nos têm embaraçado os passos e impedido que andemos com desenvoltura. Sigamos com leveza. Desocupemos armários. Doemos o que não nos serve mais. É sempre tempo de enxergar e recomeçar! Abramos os olhos! Nadia Malta
www.ocolodopai.blogspot.com.br 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...