sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Meditação/Nadia Malta/UMA TRILHA SEGURA PARA A BEM-AVENTURANÇA!

 UMA TRILHA SEGURA PARA A BEM-AVENTURANÇA!

                                                                                      


Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá”. Salmos 1:1-6. 


Será que é possível experimentar felicidade nesta terra? Do ponto de vista bíblico a resposta é sim, e o Caminho para essa felicidade chama-se Jesus Cristo. Aliás, o apóstolo Paulo diz que “Jesus Cristo em nós é a esperança da glória!”. O Espírito Santo hoje nos convida a nos posicionar para experimentarmos essa plenitude, essa bem-aventurança que está reservada para a nossa vida. De que lado queremos permanecer: do lado das bênçãos de Deus ou do lado dos prazeres mundanos contrários à sua vontade e que levam à maldição? Diante de nós tem sempre dois caminhos: céu ou inferno, bênção ou maldição. Cabe a nós escolher. Quem está apto a escolher? Os eficazmente chamados por Deus, aqueles que ouvem a sua voz. Um dia o grande general Josué se posicionou. Ele disse: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.  Josué disse aqui que preferia o Senhor. Ele se posicionou e foi abençoado. Gozou de altos privilégios, porque é isso que significa mais explicitamente ser bem-aventurado.

Este salmo apresenta o contraste entre o bendito e o maldito. Vejamos: O Justo, ou bendito, Aquele que recebe a bênção de Deus  e se torna uma bênção. Antes de mais nada precisamos deixar claro que a bênção de Deus está diretamente relacionada à obediência; assim como a maldição está para a desobediência. Por isso de nada adianta orar quebrando maldições e permanecer na desobediência. Maldição sem causa não se cumpre e a causa da maldição é a desobediência.Vele a pena refletir: Em que conselhos temos andado? Em que caminhos temos nos detido? E em que rodas temos nos assentado? Será que podemos responder a essas perguntas com sinceridade de coração? O homem bem-aventurado sente prazer na Lei do Senhor e nela medita de dia e de noite. Meditar significa falar de si para si mesmo em voz baixa e suave, até que essa Palavra de vida inunde todo o nosso ser. A leitura e a meditação das Escrituras devem andar juntas.

O Ímpio, ou maldito, Aquele que está longe de Deus precisa da bênção da salvação, mas a rejeita. A primeira parte do salmo refere-se a alguém temente a Deus. A segunda metade refere-se aos ímpios, os quais precisamos alcançar com a nossa pregação e, sobretudo com o nosso testemunho. Os ímpios são todos os que rejeitam ao Senhor. Eles erram deliberadamente o alvo estabelecido por Deus, são escarnecedores porque fazem pouco caso da Lei de Deus e ridicularizam o que é sagrado, por isso são chamados de pecadores. Contudo precisam ouvir a palavra do Senhor e isso é tarefa nossa. Eles precisam ser abençoados com a bênção da salvação. O Senhor termina o salmo afirmando que conhece o caminho do justo, mas o caminho do ímpio que o rejeita, perecerá. O que aprendemos aqui para nos tornar bem-aventurados? Rejeitemos as fórmulas e modelos do mundo: Não façamos concessão ao pecado. Não andemos no conselho do ímpio; Não nos detenhamos no caminho dos pecadores; Nem nos assentemos na roda dos escarnecedores. Procuremos nos perguntar: o que faria Jesus se estivesse em meu lugar? Tenhamos prazer na Lei do Senhor, procuremos meditar nela de dia e de noite. Sejamos como uma árvore plantada junto às águas: tornemo-nos  abençoadores, sejamos frutíferos! Nadia Malta

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...