quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Meditação/Nadia Malta/TEMPO DE BENDIZER AO SENHOR!

 TEMPO DE BENDIZER AO SENHOR!

                                                                                   


Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia”. Salmos 103:1-5.



Em tempos de uma religiosidade voltada apenas para o que é material e imediato, o homem contemporâneo tem perdido de vista a ação dos atributos eternos de Deus agindo sobre a sua vida. Esse tipo de comportamento tem levado muitos a uma aridez espiritual sem precedentes. Creio que enquanto o Senhor não vem, seria bem oportuno o exercício de trazer à memória os feitos de Deus em nossas vidas. A medida do ter parece não encher nunca e isso tem gerado uma insatisfação constante mesmo naqueles que dizem ser discípulos de Cristo. Quantas enfermidades emocionais têm sido geradas a partir dessa insatisfação! O caminho da contemplação da majestade de Deus parece ser o mais indicado para sairmos de nossos casulos de egolatria e experimentarmos uma atitude de íntima comunhão com o nosso amado Salvador. Quais os benefícios aos quais o salmista se refere ao bendizer ao Senhor? Pelo Perdão dos Pecados; Pela Saúde; Pelo Livramento da Morte e pela Vida Abundante; Pela Longevidade Produtiva; Pela Ação compassiva de Deus que faz justiça aos oprimidos que nele confiam; Pela Ação de sua graça que nos alcança apesar de nós; Pela Benignidade de Deus que conhece nossa fragilidade; Pela assistência de sua Misericórdia aos que o temem e guardam a sua aliança (para os quais é endereçado este salmo); e Pela Soberania de Deus que domina sobre tudo. Interessante lermos todo o poema.

Davi reconhece o perdão que recebeu de Deus pelos seus muitos pecados. Ele reconhece que recebeu uma nova oportunidade e contempla com os olhos da fé a ação perdoadora do Cristo de Deus. Note que o salmista aqui está falando com a sua alma/espírito. A saúde aqui parece apontar para a saúde do espírito/alma, embora muitos sejam curados de algumas enfermidades físicas, se isso for para a glória de Deus. O salmista bendiz ao Senhor porque ele livrou a sua alma/espírito da morte. A Bíblia nos ensina que aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças como a águia. Embora para o padrão bíblico Davi tenha morrido ainda moço com 70 anos, ele reconhece uma longevidade produtiva e por isso bendiz ao Senhor. Davi bendiz ao Senhor por fazer-lhe justiça diante dos seus adversários. É assim que o Senhor faz com todos os oprimidos que o buscam com o coração quebrantado.

Davi reconhece aqui que tudo que recebemos da parte de Deus é apenas por sua graça e não por obras meritórias de nossa parte. O Senhor conhece a profundidade do nosso coração e, sobretudo, a nossa fragilidade. Ele sabe até onde podemos suportar e sempre providencia suficiência de sua graça sustentadora para nos socorrer. O Salmista aqui bendiz ao Senhor por sua misericórdia sobre todos os que o temem e guardam a sua aliança. O Senhor está no controle absoluto de todas as coisas. E o salmista reconhece e o bendiz por sua soberania. O salmista retomando a convocação feita inicialmente à sua alma estende-a aos anjos, aos exércitos do Senhor, aos ministros de Deus, a todas as suas obras em todos os lugares e ao final chama a atenção novamente de sua alma para bendizer ao Senhor.  Que possamos à semelhança do salmista fazer a mesma coisa: BENDIZER O SANTO NOME DO SENHOR POR TODOS OS SEUS BENEFÍCIOS PARA COM A NOSSA ALMA. Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...