domingo, 26 de setembro de 2021

Meditação/Nadia Malta/PRESTEMOS ATENÇÃO: JESUS ESTÁ CAMINHANDO CONOSCO!

 PRESTEMOS ATENÇÃO: JESUS ESTÁ CAMINHANDO CONOSCO!

                                                                                     


 Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas. Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer. Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos. Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias? Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo, e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram”. Lucas 24:13-20. 


 É sempre oportuno olharmos para aquela estrada poeirenta que vai para aldeia de Emaús e meditarmos no encontro daqueles homens com o Cristo ressurreto. O cristão não pode perder de vista a ressurreição de Jesus em nenhum momento. O apóstolo Paulo em seu ministério procurou mostrar a Ressurreição como o cerne da mensagem do Evangelho e o penhor da nossa própria ressurreição . A vida cristã não é fácil, muito pelo contrário, e nós temos experimentado isso a cada dia. Somos como cristãos surpreendidos a cada dia com noticias, acontecimentos, situações e circunstancias que nos abatem fazendo que sejamos impedidos de enxergar o Cristo caminhando conosco. Mesmo sendo exortados a todo o momento pela Palavra de Deus a orarmos em vigilância, aqui e acolá somos impactados com algo que tenta nos fazer recuar ou fugir. Que possamos ainda que pela fé, com a ajuda do Espírito Santo, contemplar a glória do Cristo ressurreto mesmo em meio às aflições pelas quais passamos.

 Há três perigos que corremos ao enfrentar as aflições da vida: Somos tentados a fugir das aflições; O abatimento cega o nosso entendimento e perdemos a consciência da presença de Jesus andando conosco, mesmo no meio das aflições; e No meio da aflição somos inclinados a aceitar apenas parte da revelação. Aqueles discípulos amargurados de espírito fugiram do lugar do problema, embora continuassem retroalimentando a sua dor falando o tempo todo no assunto. Fazemos isso a maioria das vezes, com raríssimas exceções. Certamente eles haviam ouvido Jesus falar tantas vezes sobre a sequência dos acontecimentos, mas ainda assim, perderam o foco, deixaram que a emoção falasse mais alto e a dor os dominasse. É inevitável não nos colocarmos no lugar deles. É exatamente assim que nos sentimos em meio às aflições, a nossa fé baqueia e nos deixamos afundar em nossas dores e a primeira providencia é descobrir um Emaús para o qual fugir.

 É incrível como o Senhor se manifesta aos seus discípulos em todas as épocas, se colocando ao lado deles. Contudo, o abatimento tem cegado o entendimento de muitos na hora da agonia, impedindo que enxerguem o Senhor. Não há um só momento na vida do discípulo de Jesus, que ele caminhe sozinho. O Senhor embora esteja sempre presente, muitas vezes a intensidade das nossas dores nos impede de reconhecê-lo. Jesus aproxima-se deles e pergunta sobre o que falavam e ouve pacientemente todo aquele relato, não só do que já sabia como do que sentira na própria carne. Até ali nada parece convencer aqueles discípulos tristes: nem o túmulo vazio, nem o relato das mulheres nem a declaração dos anjos, absolutamente nada, para eles era o fim da linha. Jesus lhes expõe as Escrituras e seus corações ardiam. Ele faz menção de seguir adiante e eles pedem: Fica conosco, Senhor, já é tarde! Jesus está conosco sempre! Nadia Malta.

 

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...