quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Meditação/Nadia Malta/DESFRUTEMOS DA SUFICIÊNCIA DO SUPREMO PASTOR!


DESFRUTEMOS DA SUFICIÊNCIA DO SUPREMO PASTOR!
                                                                            
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre”. Salmos 23. 

Hoje iniciamos mais uma jornada de fé. Começa um ano novo e não sabemos o que nos aguarda, mas sabemos, não só quem nos aguarda, mas quem irá conosco como Guia, Provedor e Protetor: O Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Comecemos a nova jornada com o propósito de trazer à memória os privilégios da suficiência que experimentamos como ovelhas do Senhor. E nada melhor que o salmo 23 para ilustrar essa verdade.  Este salmo é a mais bela e comovente das canções de Davi, o rei salmista. É chamado de salmo da intimidade e da comunhão com Deus. Davi foi um homem de muitas batalhas e experiências espirituais e suas vitórias foram o resultado de sua intimidade com o Senhor. Este salmo é uma prova disso. Assim como fora um zeloso pastor para com as suas ovelhas, sentia na própria pele o cuidado amoroso do Pastor Celestial que o pastoreou por todos os dias de sua vida sobre a terra concedendo-lhe suficiência (O que basta) para completar a jornada. O homem contemporâneo vive a maior crise de necessidades de todos os tempos. As pessoas necessitam de tudo, de: esperança no amanhã; de cuidado; de amparo; de segurança; de provisão; de refrigério; de alimento; de água; e, sobretudo de descanso. O mundo está acima de tudo cansado e necessitado de Deus. Falta suficiência! Quando olhamos para essas necessidades do homem contemporâneo, percebemos o quanto a Palavra de Deus é atualíssima e sempre à frente de seu tempo. Certa ocasião, Jesus olhou para as multidões e se compadeceu delas porque estavam aflitas e exaustas e eram como ovelhas que não tinham pastor. Os pastores orientais guardavam suas ovelhas, as conduziam, proviam alimento e água para elas, cuidavam delas quando estavam cansadas, feridas ou doentes, as livravam dos perigos, conheciam as suas ovelhas pelo nome e elas por sua vez, ouviam a voz deles e os seguiam. Davi usa a sua própria experiência, como pastor zeloso por suas ovelhas para ministrar aos seus leitores o cuidado do Senhor, como Supremo Pastor, e a sua suficiência provida para nós. Todas as necessidades do homem geram um imenso vazio em seu coração e esse vazio só pode ser preenchido por uma única pessoa: JESUS CRISTO, o Maravilhoso Pastor de nossas almas. Davi cantou essas belas palavras, porque tinha certeza que o Senhor era verdadeiramente o Seu Pastor e o estava pastoreando continuamente e nada lhe faltaria. As bênçãos e promessas contidas neste salmo são para as ovelhas do Senhor. Você já é uma ovelha do Senhor?

Para que desfrutemos das promessas contidas no salmo precisamos responder a três perguntas: Como saber se sou ovelha do Senhor? Como ovelha do Senhor, o quê não vai me faltar? Como o nosso Pastor nos protege? Em primeiro lugar, precisamos saber quem é o Pastor do salmo 23. O Evangelho de João nos ajuda a descobrir isto, ali Jesus afirma: “Eu sou o Bom Pastor” e “Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem”. Em segundo lugar, preciso me certificar de que tenho as marcas do meu Pastor e Senhor. Todo rebanho possui a marca do seu dono. Que marcas devem possuir as ovelhas do Bom Pastor? Fé em Cristo nosso amado Pastor; Obediência ao Supremo Pastor, Jesus. Ele diz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço e elas me seguem”. Somos marcados nas orelhas e nas patas. O ouvimos e o seguimos; Autonegação; Amor Intenso; A marca do sofrimento e da perseguição. Uma vez ciente de que sou ovelha do senhor posso declarar: Tenho o suficiente, “Nada me faltará”. Como fazer essa declaração se na vida de muitas pessoas têm faltado tantas coisas como: emprego, dinheiro, amigos, saúde, oportunidade, paciência, juízo e mais uma lista enorme de coisas? O “NADA” referido pelo salmista está diretamente vinculado ao relacionamento PASTOR/OVELHA. Sendo assim, o que Ele não vai nos deixar faltar? CUIDADO/SUFICIÊNCIA: Quando seguimos o nosso Pastor, recebemos tudo de que verdadeiramente necessitamos. Ele zela e cuida de suas ovelhas prometendo que jamais lhes faltará aquilo de que necessitam para viver. Mas não podemos esquecer que necessidade é diferente de desejo. Nem sempre aquilo que desejamos nos é necessário; CONDUÇÃO/DIREÇÃO: O nosso Pastor, JESUS é o Caminho que nos leva ao Pai; Ele é o único e suficiente mediador que nos reconcilia com Deus; A ovelha do Senhor sempre sabe a direção a seguir, porque ouve a voz do pastor e o segue sem temor. A voz mansa e suave do Pastor se faz ouvir através do Espírito Santo; PROTEÇÃO: As ovelhas são animais frágeis que não enxergam muito bem, por isso, era comum se ver ovelhinhas resvalando os pés e caindo em vales e despenhadeiros. Mas o Pastor zeloso está sempre atento para salvá-las.

Como o nosso Pastor nos protege? Em primeiro lugar ele nos protege com a sua própria vida.  Ele usa a VARA como instrumento de correção e também de defesa contra as feras que tentassem atacar o rebanho. O Pastor também usa o CAJADO, que é uma vara com uma de suas extremidades curvada para resgatar a ovelha perdida e trazê-la de volta ao aprisco. Muitas vezes, deliberadamente por rebelião mesmo nos afastamos do aprisco e acabamos feridos ou viramos comida de lobo. Aliás, ovelha solitária é comida de lobo! O Nosso Pastor é incansável e está sempre pronto para nos resgatar e curar nossas feridas. ALÉM DO CUIDADO, DA PROVISÃO, DA CONDUÇÃO E DA PROTEÇÃO: O Pastor sempre honra as suas ovelhas preparando-lhes uma MESA na presença de seus adversários; MESA aqui não é um móvel, mas um lugar espaçoso, onde as ovelhas encontram alimento abundante e os inimigos não têm acesso, olham apenas de longe. O verdadeiro alimento leva à unção, à santificação que dá poder e autoridade para vencer os ataques adversários. As ovelhas no final do dia, antes de se recolherem eram ungidas com óleo para evitar os ataques de moscas e outros insetos e o pastor ainda se deitava à porta do aprisco para evitar a entrada de intrusos durante o repouso das ovelhas. Deus faz assim conosco, nos cobrindo com seu Santo Espírito e acampando os seus anjos ao nosso redor. E finalmente ele promete às suas ovelhas, que a sua bondade e misericórdia as seguirão por todos os dias de suas vidas e que ainda habitarão na Casa do Senhor para todo o sempre. O Senhor é o meu Pastor. E quanto a você? Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...