terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Meditação/Nadia Malta/E O JUSTO FLORESCERÁ SEMPRE!


E O JUSTO FLORESCERÁ SEMPRE!
                                                                     
O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça”. Salmos 92:12-15.                                  

O salmo 92 é na verdade um hino de gratidão ao Senhor para ser cantado no dia de descanso, que para o judeu sempre foi o sábado. A palavra shabbat significa descanso. Aquele dia apontava para a pessoa de Jesus Cristo, o nosso verdadeiro Descanso, na Nova Aliança. O texto lido constitui o final deste salmo tão inspirativo e apresenta algumas características tremendas daquele que é chamado “Justo de Deus”. Enquanto o salmo 91 apresenta as promessas para o justo de Deus, aquele que habita no seu Esconderijo, o salmo 92 apresenta as características desse justo. Essas características são testemunhais e absolutamente perceptíveis. É comum ouvirmos em nossas igrejas testemunhos sensacionalistas de pessoas que foram isso ou aquilo no passado, mas que encontraram Jesus e mudaram radicalmente. Creio que o meu Senhor pode fazer o impossível, mas confesso que a maioria desses testemunhos não me convence muito.  Invariavelmente esses “testemunheiros” profissionais não têm uma vida muito inspiradora. E não é incomum vê-los voltarem aos velhos caminhos, com raras exceções, claro. Por isso antes de falar do evangelho, precisamos viver o evangelho. O maior testemunho que o cristão (justo de Deus) pode dar é no dia a dia. Nas lutas diárias, nas perdas, nas dores, nas perseguições, nas provações, nas aflições pelas quais todos indistintamente passamos.  É precisamente nesses momentos que o nosso testemunho assume ares de autenticidade. Atravessar estreitos, vales e desertos na vida sem abandonar Jesus é o maior testemunho que um justo pode dar.

O texto apresenta quatro características inconfundíveis daquele que é chamado de justo: Ele Florescerá como a palmeira; Ele Crescerá como o cedro no Líbano; Plantados na casa do Senhor, eles florescerão nos átrios de Deus e Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e verdor, para anunciar que o Senhor é reto. A palmeira é bela, frutífera e útil, Fica firme nos lugares mais difíceis. Nada se perde dessa planta. Alem de servir para ornamentar, seu fruto serve de Alimento e sua madeira para construções. A palmeira é extremamente resistente, mesmo no tempo de estiagem; não é destruída facilmente. Tem uma postura sempre firme, sempre ereta, nunca se viu uma palmeira inclinada, está sempre firme como alguém de prontidão. O justo de Deus vive em prontidão sempre. O cedro é uma madeira nobre e abundante no Líbano. Cresce nos picos mais íngremes das montanhas rochosas. Desafia as tempestades; não importa a fúria dos ventos, permanece sempre firme porque suas raízes são profundas. Quanto maior a altitude, mais ele cresce poderoso sem se deixar abalar. O justo de Deus deve ser assim, não deve buscar uma vida de facilidades; deve antes buscar as alturas, o lugar do Esconderijo, da comunhão com o Deus vivo; o lugar do justo é nas regiões celestes; se ele sai do Esconderijo ainda que momentaneamente, vai encontrar frustração, tristeza e dor. O lugar do justo de Deus é na fenda da Rocha Eterna que é Jesus Cristo. Como o cedro esse justo cresce nas alturas.

Os justos são produtivos na casa do Senhor. São obedientes; respeitam autoridade; não se rebelam nem impõem a sua vontade. Tem o coração na obra do Senhor; priorizam Deus em suas vidas; onde são colocados florescem. Não escolhem o que mais lhes agrada para fazer, antes fazem o que for necessário fazer e por isso Deus os honrará. O Senhor confere longevidade com qualidade de vida ao seu justo; aquele que anda em fidelidade. Eles são frutíferos para anunciar que o Senhor é reto. A longevidade do justo é com vigor, assim como ele fez com Moisés. O salmista começa e termina com uma nota de louvor e adoração a Deus. Que o Senhor nos conceda a graça de testemunharmos assim para a glória do seu nome! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...