sábado, 18 de janeiro de 2020

Meditação/Nadia Malta/SÓ O SENHOR PODE CONVERTER NOSSO PRANTO EM ALEGRIA!


SÓ O SENHOR PODE CONVERTER NOSSO PRANTO EM ALEGRIA!
                                                                        
Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. Senhor, Deus meu, graças te darei para sempre”. Salmos 30:11,12.          

Exercitemos continuamente uma atitude de ações de graças ao nosso Deus e Pai. A mensagem do salmo é clara, leiamos todo o poema: O Senhor perdoou Davi e o abençoou com um novo recomeço. Embora não se possa definir ao certo a situação histórica que motivou esse salmo, alguns comentaristas bíblicos atribuem-no ao episódio em que uma grande peste feriu toda a nação de Israel. Essa situação aconteceu porque Davi com um coração arrogante naquela ocasião e instigado por satanás, ordenou o levantamento do censo contra a vontade de Deus. Não havia nada demais em se levantar o censo da nação, desde que o objetivo fosse glorificar o nome do Senhor, mas não era essa a motivação de Davi. Por essa transgressão pereceram setenta mil em Israel. Chequemos as nossas motivações. Deus não divide a glória dele com ninguém e conhece as intenções mais ocultas dos nossos corações! Esse episódio deixou o rei profundamente triste, fazendo-o vestir-se de pano de saco e quebrantando-se diante de Deus implorando o seu perdão. O rei caiu em si e buscou ao Senhor com sinceridade de coração. O Senhor o ouviu e o livrou. O salmista num brado de ações de graças agradece por sua vitória no meio de tão grande luta. Um conhecido pregador escocês chamado George Morrison disse: “a vida cristã vitoriosa é uma série de recomeços”. Recomeçamos todos os dias, porque o Senhor é Deus de oportunidades.

Quando nós cristãos estamos suficientemente maduros, Deus nos colhe. Contudo, enquanto estivermos aqui, cada dia é uma nova oportunidade de aprendizado. Todo dia passamos por uma libertação. A jornada rumo à eternidade é montanha acima através de uma estrada estreita e íngreme, e à medida que subimos precisamos nos desembaraçar do peso e do pecado que tenazmente tem nos assediado. Desembaraçados, corremos com mais desenvoltura a carreira que nos está proposta. Assim como foi com Davi é conosco. Não podemos jamais passar por cima das ordens de Deus e fazer o que ele não mandou. Grande parte das nossas angustias vem de atitudes e passos dados fora da vontade soberana de Deus. Gideão fez prova de Deus três vezes, façamos cem ou mil se for preciso, mas que possamos dar nossos passos com absoluta segurança. Precisamos compreender que pertencemos a Deus e ele requer de nós Obediência. O que ele nos confiou para fazer devemos fazer com esmero. O quebrantamento sincero de Davi lhe rendeu um novo tempo de vida. Reconheçamos os nossos pecados e os confessemos ao Senhor em quebrantamento de espírito e Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. O que Deus concedeu a Davi em reposta ao seu quebrantamento? Uma Nova Oportunidade – da morte para a vida; Um Novo Tempo – da noite escura da alma ao romper de um novo dia; Um Novo Coração – do orgulho à humildade e Uma Nova inclinação, um novo Ânimo – do pranto ao regozijo.

Os inimigos de Davi teriam se alegrado com a sua morte, mas o Senhor preservou-lhe a vida e calou a zombaria de seus adversários. Ele era um homem segundo o coração de Deus, por isso o diabo quis derrubá-lo de sua posição, fazendo-o pecar naquela situação. O coração de Davi tinha facilidade de reconhecer os seus erros e quebrantar-se diante de Deus. E é isso que o Senhor espera de nós, homens e mulheres segundo o seu coração, cada vez que tropeçamos em nossa jornada por esta vida. Foi o orgulho de Davi que trouxe a peste sobre o seu povo. A dor que esse flagelo foi tão profunda, que o rei pensou que seu coração aflito e consciência pesada o levariam à morte. O Senhor ouviu o seu clamor e o conduziu da morte para a vida. Isto é motivo de ações de graças! Depois de restaurado, Davi conclama o povo a render graças pela ação poderosa e misericordiosa de Deus naquela situação. Ele convida seus leitores a salmodiar, a derramar o coração na presença de Deus. Aprendemos aqui que: Muitos em nosso tempo estão vivendo momentos de noite escura da alma. Escuro nos remete às tribulações da vida. Mas ouso dizer a você: Vai amanhecer – O Sol da JUSTIÇA, Jesus está trazendo os seus raios sobre essa noite escura que parece não ter fim em sua vida. Isto é motivo de ações de graças! Prosperidade aqui se refere à comodidade despreocupada, a uma autoconfiança leviana decorrente do fato de tudo está indo bem. Muitas vezes fazemos e dizemos coisas de modo leviano movidos por nossa arrogância, sem parar para pesar as palavras e as ações. Quando tudo vai muito bem a nossa vigilância precisa ser redobrada. A montanha de Davi (seu reino) parecia inabalável, mas Deus lhe mostrou como ele era frágil e dependente do Senhor. Assim, somos nós. Reconheçamos a nossa dependência profunda do Senhor! Assim como Davi devemos nos lembrar que somos pó, vasos frágeis nas mãos do Oleiro Divino. E se tivermos que nos gloriar, devemos fazê-lo no Senhor! Isto sim é motivo de ações de graças! O Senhor é aquele que transforma o nosso lamento em júbilo. Ele prepara uma mesa na presença dos nossos adversários e faz o nosso cálice transbordar. Quando Davi se sentiu perdoado, saiu do luto e começou a festejar, rendendo graças e louvando ao Senhor e é isso que devemos fazer. O povo de Deus tem esquecido de agradecer! O Senhor tem requerido de nós ações de graças em cada vitória concedida por ele. Nossos corações inquietos e nossa alma exigente têm perdido de vista a gratidão. RENDAMOS, POIS, GRAÇAS AO SENHOR! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...