sábado, 25 de janeiro de 2020

Meditação/Nadia Malta/PROVAÇÃO: PREPARAÇÃO PARA ALGO MARAVILHOSO!


PROVAÇÃO: PREPARAÇÃO PARA ALGO MARAVILHOSO!
                                                                         
Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado”. Hebreus 12:4-13.                                   

Atentemos para o propósito das provações. Aqui entendemos que há uma corrida de fé a ser empreendida e percorrê-la vitoriosamente é o nosso objetivo. Alguns corredores cansam e desmaiam, enquanto outros perseveram até o fim e conquistam o prêmio. Precisamos olhar para os campeões dessa corrida que estão mencionados no capítulo 11 desta epístola e são chamados de heróis da fé. Neste capítulo de Hebreus, o ambiente descrito é de um estádio, onde se realiza corridas atléticas. Já no primeiro versículo o autor diz: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta”. O propósito do atleta é trazer glória e honra para sua nação. Este é um sinal de patriotismo. Do mesmo modo, nós como corredores espirituais precisamos chegar vitoriosos em nossa pátria celestial. A idéia central aqui é a perseverança que devemos ter para completar a corrida da fé mesmo em meio aos obstáculos. A vida dos que desejam viver piedosamente é uma vida marcada por provas, muitas vezes duras e incompreensíveis. E isto nos leva a uma pergunta inevitável: POR QUE SOMOS PROVADOS POR DEUS? As provas são testes de fé ou correção para que abandonemos pecados recalcitrantes. E a Palavra de Deus está repleta de exemplos sobre este assunto.

Tanto uma situação quanto a outra nos revela que somos filhos a quem o Senhor ama e corrige, visando um fim proveitoso. Hoje, no entanto, gostaria de me ater na correção de Deus quando seus filhos pecam. O autor da epístola apresenta três provas que mostram que a correção vem do coração amoroso do Pai Celestial: Primeira Prova: As Escrituras; Segunda prova: A Experiência pessoal e Terceira prova: Os resultados Positivos. O autor da epístola argumenta que a nossa luta contra o pecado, não tem sido tão árdua ao ponto de irmos ao martírio para vencê-la.  Ele faz uma citação de Pv.3.11,12. Os leitores hebreus receberam uma exortação ou encorajamento por haverem esquecido o que dizem as Escrituras e terem perdido o ânimo, ficando ao ponto de desistir. A correção de Deus é o meio mais eficaz para atingirmos a maturidade. O Senhor deseja que amadureçamos para nos confiar a sua obra. Todos nós tivemos um pai, e, se esse pai foi fiel, precisou disciplinar-nos. Se uma criança é deixada por conta própria, ela crescerá e se tornará um adulto tirano e egoísta. Assim, todos os filhos de Deus recebem a sua correção. Por isso se você não tem sido corrigido é porque não é filho, ainda não nasceu de novo. Uma das áreas mais suscetíveis a correção é a área da sujeição às autoridades constituídas. Neste caso a vara da provação que Deus usa é a humilhação. O versículo 9 sugere que se não nos submetemos a correção de Deus somos ceifados prematuramente desta vida. Se um cristão persiste em sua resistência à vontade de Deus, o Senhor pode permitir que sua vida seja tirada, para que não se perca.

No momento em que a disciplina está sendo aplicada não é nada agradável, nem para o pai nem para o filho, mas seu efeito é proveitoso. Por mais dolorosas que sejam as provações do pai, elas são uma prova inconteste do seu amor pelo filho. Quais são esses benefícios do ponto de vista espiritual? Fruto pacífico, fruto de justiça – a rebelião cessa e o filho passa a ter intima comunhão com o Pai. A correção incentiva o filho a exercitar-se nas coisas espirituais – a Palavra, as orações, a meditação, o testemunho. A atitude correta em meio a disciplina é demonstrar reverencia ao Pai sujeitando-se a ele e usando a experiência para exercitar-se espiritualmente na piedade. Os versículos 12,13 trazem uma exortação à parte mais madura da igreja para não causar tropeço aos novos na fé. Por isso eles são exortados a restabelecer as mãos decaídas e os joelhos trôpegos, para poder testemunhar diante dos fracos na fé. Que possamos acatar a correção do Senhor. Ele disciplina a quantos ama. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...