terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Meditação/Nadia Malta/NÃO TEMAMOS! O SENHOR CONTINUA ABRINDO MARES!


NÃO TEMAMOS! O SENHOR CONTINUA ABRINDO MARES!
                                                               
Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco”. Êxodo 14:13-16.                                                    

Estamos prestes a adentrar o novo ano. Há muitas incertezas e apreensões diante de nós. Nessas horas é consolador olhar para os agires de Deus no passado. O texto lido nos remete aos dias em que o povo de Israel estava sendo conduzido por Moisés para fora do território egípcio, depois de um cativeiro de 430 anos. O povo de certa maneira, havia se acostumado com o cativeiro e sentia saudades do Egito. Mesmo apesar dos grandes feitos de Deus, Israel se desespera, se inquieta e murmura ante a perseguição de faraó e seu exército. Na verdade, o povo no deserto, não fez outra coisa senão murmurar e se inquietar desde que saiu do Egito.  O motivo da murmuração era porque o povo havia se acostumado com o cativeiro, muitas vezes nos comportamos assim: Manifestamos uma disposição mental e um coração de escravo. Outro fato gravíssimo motivou aquela murmuração é que o povo não confiava no Senhor, mesmo depois dos seus grandes sinais realizados no Egito. Deus conhecendo o ânimo dobre do seu povo deixou para o instante final o grande portento. O próprio Senhor pergunta em sua palavra: “Acaso há, coisa demasiado difícil ou Maravilhosa demais para mim? Apesar da incredulidade e murmuração do povo, havia alguém ali, que testemunhava e confiava em Deus: esse alguém era Moisés! Então, a desculpa de que só você é crente em sua casa, não funciona, se você crer verdadeiramente, verá a glória de Deus na situação. Um só com Deus é maioria. Quando exercitamos a nossa fé, como Moisés, descobrimos que faraó e seu exercito não representam nenhuma ameaça para nós, porque o Senhor é quem peleja por nós. Naquela situação desesperadora e sem saída, o Senhor entra com a única saída impensável: Abrir o mar!

O nosso Deus é Deus de milagres; Deus de maravilhas; Deus de saídas inesperadas, de soluções impossíveis e impensáveis. Tudo o que precisamos é crer e confiar. O resto é com ele. O milagre em nossa vida é uma possibilidade absolutamente real. Falo do verdadeiro milagre, não do milagre vendido, comercializado, fabricado que é tão facilmente propagado em nossos dias pela igreja eletrônica. Onde dão ordens ao Senhor como se ele fosse um empregado celestial, determinando-se que seja feita a vontade do homem, não a de Deus. O milagre acontece na vida daqueles que plantam sementes gloriosas de fé. Foi assim com Moisés e com tantos homens e mulheres de Deus do passado e do presente. O texto de Hb 11.27 diz que Moisés: “permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível”. Amém? No exercício de sua fé Moisés se posiciona e dá quatro ordens ao povo: “Não temais”; “Aquietai-vos e vede o livramento do Senhor”; “Vós vos calareis” e Aqui é o Senhor faz uma pergunta e dá uma ordem: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem”. Quando sentimos um medo muito grande, recebemos uma violenta descarga de adrenalina, que nos faz reagir e enfrentar a situação ou ficamos simplesmente paralisados e tentamos fugir; com Israel aconteceu a segunda situação. Pela fé Israel marchou para fora do Egito; pela fé deveria aquietar-se e esperar o Senhor pelejar por ele. Era preciso que naquela hora de tremenda crise, o povo parasse de se debater e tentar saídas humanas; a hora era de aquietar-se para assistir o agir de Deus. Conosco é também assim, toda vez que as saídas humanas cessam, é chegada a hora de Deus.

Murmurar, lamentar e reclamar, só atrapalha o trabalhar de Deus. Às vezes até nos aquietamos, paramos de tentar saídas humanas, mas mesmo sem esboçar nenhuma ação, desandamos a murmurar. Cristão “reclamão” não recebe nada de Deus. Moisés sabia disso e queria fazer cessar a voz de lamentação. O Senhor também quer fazer cessar a voz de lamentação do seu coração e dos seus lábios. Experimente numa atitude de fé cantar para o Senhor. Pare de se comportar como escravo! O fato de Israel estar diante do mar, não era problema para Deus. Mar representa na Bíblia tribulação; grande dificuldade. O Senhor continua querendo abrir os mares que se acham à nossa frente! Há momentos que é preciso parar de clamar, principalmente quando esse clamor é mais reclamação que outra coisa qualquer e esperar numa atitude de gratidão a resposta de Deus. A fidelidade nos leva a colocar a nossa fé em ação, gerando uma profunda certeza do agir de Deus. Assim, Rejeitemos e repreendamos o medo que nos tem paralisado, impedindo que alcancemos as nossas vitórias. Aprendamos a nos aquietar diante de Deus; Aprendamos a controlar a língua e conter a nossa voz de murmuração, porque isso tem atrapalhado as nossas vitórias. Aprendamos a marchar como bons soldados de Cristo, ao comando dele, nosso General. O Senhor é o mesmo e continua abrindo mares para que o seu povo passe a pé enxuto. A Ele toda honra toda glória e todo o louvor! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...