quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Meditação/Nadia Malta/A HONRA AOS PAIS É PRERROGATIVA DE LONGEVIDADE E PROSPERIDADE!


A HONRA AOS PAIS É PRERROGATIVA DE LONGEVIDADE E PROSPERIDADE!
                                                                                
Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Deuteronômio 5.16.                                                                       

Atentemos para o dever de honrar os pais! Essa honra é a principal prerrogativa para uma vida longa e abençoada sobre a terra. O texto lido é a repetição do quinto mandamento, que encontramos também em Êxodo 20. Este é o primeiro mandamento com promessa. As promessas trazidas à reboque aqui são longevidade e prosperidade. Aqui não há muito rodeio: O filho que honra os pais é abençoado e o que desonra é amaldiçoado. Quem amaldiçoa? A própria rebelião do filho. O Senhor em sua soberania atrelou a bênção dos filhos ao seu procedimento honroso com relação aos seus pais. Temos visto de perto pais e mães idosos mergulhados em uma solidão que dá dó em suas próprias casas ou em asilos, que com raras e honrosas exceções, são depósitos de velhos. Ali são descartados os que não tem mais serventia material. Pais e mães que têm sido machucados voluntariamente pelas atitudes de seus filhos rebeldes contumazes. A falta de respeito aos pais é algo assombroso em nossos dias. Não é de se admirar tanto fracasso financeiro desses filhos e tantas mortes prematuras de filhos ingratos.  O que seria então honrar? Significa estimar, respeitar, acatar ou obedecer, ter consideração. Os filhos que não honram os pais têm sempre uma desculpa na ponta da língua. A Bíblia não condiciona a honra dos filhos, à condição espiritual dos pais. Se você é um cristão essa honra está sendo requerida de você independente de quem sejam seus pais.  Nada dói mais ao coração de um pai ou mãe do que a postura desrespeitosa de um filho. Para não deixar nenhuma dúvida, alguns podem perguntar: “E se meu pai ou mãe exigirem que eu faça algo ilegal ou que vá de encontro à vontade de Deus?” O apóstolo Paulo responde a essa pergunta: “Filhos obedeçam aos seus pais no Senhor, pois isso é justo”. Obedecer no Senhor significa fazer tudo que não vá de encontro a Santa Palavra de Deus.

No texto lido encontramos uma ordenança e duas promessas para os filhos honrosos: A Ordenança: “Honra o teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou”; Primeira promessa: “Para que se prolonguem os teus dias” e Segunda promessa: “E para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Ordem de Deus não é para ser discutida ou negociada, é para ser obedecida. Esse é o primeiro mandamento com promessa e é para os filhos, com vistas a sua segurança nesta terra. Honrar os pais não se trata apenas de usar palavras carinhosas para iludir ou comprar atenção e deferências da parte dos pais, mas, sobretudo e especialmente tratá-los com dignidade e respeito, é ter consideração por eles. É o filho que não envergonha seus pais com suas atitudes. Há mães que estão mortas em vida por causa das ações de seus filhos e filhas. Conheço a história de mães que criam netos como se fossem filhos para encobrir a vergonha causada por suas filhas promíscuas, que não quiseram assumir seus próprios filhos. Mães e pais que choram a indiferença de seus filhos radicais e exteriormente religiosos. Muitas “guerras santas” têm sido travadas dentro das famílias por causa do radicalismo que tem envergonhado o nome de Deus.  Hoje basta ligarmos a TV para ouvirmos as notícias de jovens que morrem prematuramente todos os dias. Quando vamos observar mais de perto as histórias, nos deparamos com situações onde os pais eram desonrados pela rebelião desses filhos com suas vidas fora da vontade de Deus. Claro que nem toda morte prematura está ligada a quebra desse mandamento, mas o Senhor promete em sua Palavra prolongar a vida dos filhos que honram os pais.

Esse mandamento tem um peso espiritual tão grande que dentro do judaísmo existe uma prática bastante salutar que é a Celebração da Honra dos Pais. As famílias se reúnem em uma grande festa e ali são ressaltadas as qualidades daquele pai ou mãe idoso e então se agradece a Deus por tê-los concedido. Todo judeu praticante sabe que a sua bênção está ligada intimamente a observância desse mandamento e todo cristão precisa observar esse preceito. A observância desse mandamento não confere só longevidade, mas prosperidade. “Ir bem na terra” significa ser bem sucedido no que realizar. Ser próspero do ponto de vista bíblico, não se trata apenas de possuir bens materiais, mas trata-se de experimentar a vida abundante que Jesus prometeu em Jo 10.10 e essa vida abundante independe de dinheiro. Em resumo, Deus quer que sejamos felizes (bem aventurados), plenos de sua presença e não amargurados e espírito. A honra aos pais também diz respeito aos “pais espirituais”, aqueles que o Senhor levanta para nos conduzir. Há filhos espirituais que se portam arrogantemente e não honram nem acatam seus “pais” e essa atitude rebelde invariavelmente é um reflexo do que são para seus pais biológicos. Ser próspero não é possuir muito, mas precisar de pouco para viver e se sentir feliz assim. Talvez as coisas venham dando errado para você, porque você não tem observado esse mandamento. Seja humilde para reconhecer. Quais as desculpas que você tem dado para continuar sendo um filho desonroso? “Ah, meus pais não são convertidos”; “Já fiz demais”; “Não tenho tempo”; “não tenho mais paciência”; “eles me maltratavam quando era criança”; “eles me rejeitaram desde o ventre”; “meus pais passam muita necessidade, mas tenho que pensar em mim e no meu futuro”. Nenhuma dessas, ou outras desculpas são válidas para Deus. Salvação é de graça e pela graça, mas para que a bênção de Deus flua sobre você é preciso obedecer aos seus preceitos. O Espírito de Deus o habilita para isso. Comprometa-se diante de Deus a fechar essa porta de legalidade, para que o inimigo não entre com destruição, roubo e morte sobre a sua vida. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...