domingo, 14 de abril de 2019

Meditação/Nadia Malta/TEMPO DE REDESCOBRIR A VERDADEIRA ESPERANÇA!


TEMPO DE REDESCOBRIR A VERDADEIRA ESPERANÇA! 
                                                                                             
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca”. Lm 3.21-25.                                                      

Temos falado algumas vezes que Lamentações do profeta Jeremias possivelmente é o livro bíblico que trata do sofrimento do povo de Deus da forma mais explícita que se possa imaginar. O livro das Lamentações trata de uma tragédia a nível nacional. A assolação atingiu a todos indiscriminadamente. O povo de Deus fora levado cativo para Babilônia. Não há como exagerar a intensidade e a abrangência do sofrimento decorrente da queda de Jerusalém. Ali a perda foi total.  O sofrimento atingiu o nível mais profundo  Lamentações é  chamado de cântico fúnebre de uma nação morta. O profeta Jeremias para diante do caos e redescobre a verdadeira Esperança. Ele sabe que a ira de Deus tem um tempo de duração, enquanto a sua misericórdia e seu amor duram para sempre. Assim, aprendemos que mesmo quando Deus se ira ele nos ama. A própria disciplina de Deus é um ato de amor. Quero trazer dois textos que são bálsamos no meio das nossas angustias mais profundas: “Tu és o meu abrigo e o meu escudo; e na tua palavra coloquei a minha esperança. Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem”. Salmos 119.114; 1 Timóteo 4.10. Os textos se fundem numa harmonia que impressiona! Passados remoto e mais recente se unem para nos encorajar a continuar. Uma parceria do Espírito Santo com o salmista e com o apóstolo Paulo nos dá o tom para a marcha. E o tom é a esperança! Glórias sejam dadas ao Senhor por isto. Não estamos sozinhos. Não navegamos à deriva! Há Piloto em nossa embarcação e é nada menos que Jesus, o Filho do Deus Vivo, o Capitão da nossa Salvação!

Assim como os servos do passado busquemos abrigo no único Refúgio perfeito: Jesus, o Cristo de Deus. Ele é Abrigo e Escudo. Só refugiados Nele conseguimos escapar dos efeitos devastadores dos embates da vida. Temos falado de maneira recorrente sobre este assunto e iremos até a exaustão se for preciso até vermos a Palavra inundar os corações e as mentes desesperançadas em nosso meio. Às vezes manifestamos esta esperança mesmo em meio às lágrimas que insistem em correr, mas isto não significa que não cremos, apenas que somos humanos! Por esta Esperança Viva que nos acena com as saídas impensáveis e com as possibilidades não cogitadas pela nossa humanidade limitada é que tenho insistido com este tema dia após dia! O povo de Deus precisa aprender a buscar o Senhor de todo o coração. É necessário que saiamos da nossa racionalidade e adentremos o sobrenatural das riquezas insondáveis de Deus. Conservemos firmes a confissão da nossa esperança, pois quem fez a promessa é fiel e não falha nunca! Há pelo menos três razões para a nossa confissão de esperança. Primeira razão: As misericórdias do Senhor não têm fim e se renovam a cada manhã. Jeremias parou e deixou de olhar para sua própria miséria para lembrar-se da misericórdia de Deus. Ele continuou sentindo dor e sofrimento, mas cria no amor compassivo de Deus, apesar da dureza da cerviz do povo. Isso lhe deu forças para continuar pela fé exercendo seu difícil ministério. O cativeiro de Babilônia não foi enviado por Deus, mas foi permitido por ele por causa da rebelião do povo. O v. 39 diz: “Por que se queixa o homem vivente? Cada um queixe-se dos seus próprios pecados”. As misericórdias de Deus também são a causa de não sermos consumidos. Por isso não podemos perder de vista esse amor compassivo de Deus.

Segunda razão: A grandeza da fidelidade de Deus. Assim como as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã, no final do dia podemos perceber a sua fidelidade. Já contou as bênçãos de hoje? Deus é fiel ao seu povo e espera pacientemente que ele descubra a sua fidelidade imutável. A consciência da misericórdia e da fidelidade de Deus fez Jeremias redescobrir a Esperança Viva e isso lhe deu novo ânimo em meio a todo o caos. A própria alma do profeta brada das profundezas: “A minha porção é o Senhor”. Pelo fato do Senhor ser a porção do profeta, ele poderia esperar nele o quanto fosse necessário. Isso não era confissão de pensamento positivo, era certeza do agir de Deus. E é essa certeza que precisamos ter. Terceira razão: A bondade do Senhor se manifesta aos que esperam nele. Jeremias não se deixou levar pelas falsas esperanças dos falsos profetas. Deus é um Deus de revelação. Revelação do Senhor se cumpre, nem que para isso seja preciso setenta anos! Às vezes a espera faz parte da resposta e é um treinamento UMA PREPARAÇÃO de Deus. A Palavra do Senhor nos assegura que Ele é bom e que a sua misericórdia dura para sempre. Contudo, a bondade e a misericórdia de Deus não nos dão licença para pecar nos voltando contra Ele. As bênçãos do Senhor estão disponíveis aos que andam em seus caminhos. O Senhor se coloca como um muro de fogo ao nosso redor, mas nós insistimos em romper esse muro com nossas rebeliões, e do lado de fora dele há serpentes que nos espreitam para dar o bote, trazendo dor, destruição, enfermidade e morte para as nossas vidas. Devemos atentar para a “bondade e severidade de Deus”. Precisamos reaprender a chorar por nossos pecados, do contrário, nos tornaremos cínicos e insensíveis. Aliás, as lágrimas são excelentes fertilizantes para a nossa fé e às nossas orações!  Sofrimento que não produz quebrantamento não é transformador e só produz revolta e murmuração. Que hoje possamos esquadrinhar os nossos caminhos, prová-los e voltarmos para o Senhor! O cativeiro em Babilônia durou setenta anos, enquanto não se cumpriu o tempo não houve resposta de Deus. Por isso, aguarde o agir de Deus, a resposta vem, não desista! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...