domingo, 28 de abril de 2019

Meditação/Nadia Malta/E VAMOS SEGUINDO ENTRE DESERTOS E ALTARES!


E VAMOS SEGUINDO ENTRE DESERTOS E ALTARES!
                                                                                           
Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol. E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada. Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu. E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira”. Êxodo 17.12-15.                                             

Levantemos a Bandeira do Senhor no meio das nossas batalhas! Foram muitas as vezes que o povo do Senhor se deparou com Amaleque na travessia do deserto. Os amalequitas formavam uma tribo de nômades que se opôs ao povo do Senhor desde sempre. Nas Escrituras, Amaleque é um dos tipos do adversário. Ele está sempre à espreita para atingir o povo do Senhor e se aproveita das oportunidades de maior fraqueza ou maior cansaço. Não é à toa tantos avisos para que vigiemos  e oremos! A batalha aqui descrita começa no versículo oito e vai até o dezesseis. Interessante ler todo o relato. Trata-se de um dos inúmeros ataques dos amalequitas na travessia do deserto.   Temos falado muito e de diversas maneiras sobre a avalanche de lutas pela qual o povo de Deus tem passado nos últimos tempos. Os pedidos de oração não param de chegar de todas as partes. São enfermidades graves em servos fiéis. Encrencas e litígios familiares sem conta nas vidas de outros tantos com as mais diferentes motivações, entre pais e filhos, entre irmãos, entre cônjuges. Perseguições as mais absurdas. Servos de Deus presos por anunciarem o evangelho. Cristãos martirizados em vários lugares! Atentados múltiplos em igrejas cristãs. Parece que tudo à nossa volta enlouqueceu! Quando a mídia anunciou que o presidente do Zâmbia por ter declarado que o seu pais é cristão foi duramente criticado pela comunidade internacional. Ataques dizimaram mais de trezentos cristãos no Sirilanka por meio de homens bombas. Que coisa mais absurda! Somos surpreendidos a cada curva do caminho com aflições sem conta. Nenhum de nós tem escapado dos embates da vida! Que o Senhor nos ajude a sermos encontrados fiéis! E haja desertos! E haja fé, haja coração e haja graça sobre graça! A hora é de unidade de fé e comunhão! Juntos somos mais fortes. Um reino dividido não subsiste! Atentemos!

Dois princípios chamam a nossa atenção no texto e ainda um terceiro implícito: Primeiro Princípio: A necessidade de manter as mãos levantadas em oração.  As Mãos erguidas de Moisés falam de oração, de comunhão com o Senhor. A liderança era de Moisés. Ele tinha que estar em atitude de oração e comunhão com Deus em favor do seu povo. Parece-nos que quando Moisés parava para olhar a batalha, o cansaço e o desânimo prevaleciam. Tirar os olhos do Senhor e colocá-los no problema posterga a vitória e faz o inimigo alcançar vantagem sobre nós! Ergamos as nossas mãos em oração sem esmorecer. Busquemos companheiros de oração e que nos ajudem a erguer as mãos nas horas de desânimo e de maior cansaço. O verdadeiro líder não foge das lutas, mas precisa de seus liderados em unidade de fé e de oração. Segundo Princípio: A necessidade de levantarmos altares ao final das nossas lutas dando ao Senhor toda honra e toda glória. Moisés construiu um altar e chamou-lhe "o Senhor é minha bandeira". Adorar e agradecer é preciso! Foi o que fez Moisés ao final do combate. A Bandeira ao Senhor foi erguida. Aquele altar tinha um significado memorial: “O Senhor é a Minha Bandeira!”. A pergunta é: A quem temos atribuído as nossas vitórias? À nossa destreza? À nossa inteligência? Ao nosso próprio esforço humano? A quem ou ao quê? Tudo que somos temos ou sabemos só existe por causa Daquele que é a Nossa Bandeira: Jesus, o Cristo de Deus! Que possamos hastear essa Bandeira Bendita no alto dos nossos altares. Jesus precisa ser visto em nós. Bandeira é insígnia, fala de testemunho, não se esconde, se ergue! Que Bandeira temos levantado? Que altares temos erigido?  E a quem?

Terceiro Princípio Implícito: Os desertos produzem altares.  Parece que há uma ligação estreita entre desertos e altares. Atravessá-los pressupõe lutas, crescimento, mudanças profundas e significativas. Tudo isto demanda confiança Naquele que pode nos acudir e refrigerar no calor abrasador dos nossos desertos. Todos os homens de desertos foram homens de altares. Há quem diga que o deserto é a oportunidade para os altares! É Escola de profetas! E a lista é grande, mas só para citar alguns: Abraão, Jacó, Moisés, Josué, Elias, Josafá, Davi, entre tantos. É no furor dos combates que se forjam os grandes guerreiros e só grandes guerreiros atribuem suas vitórias Àquele que é digno de altares! Altar é lugar de adoração genuína, mas é lugar de sacrifício e de morte da velha vida e do velho Eu. E repito: deserto é a oportunidade para os altares! É Sala de aula de Deus é Escola de profetas! O que aprendemos aqui? Estejamos atentos no meio das nossas batalhas. Ergamos as nossas mãos em oração. Não nos distraiamos com o furor do combate. Busquemos companheiros de oração que nos sustentem as mãos quando cansados enfraquecermos. Não nos esqueçamos de levantar os nossos altares de adoração ao Senhor e declarar que Ele é o autor da nossa vitória. Ele e somente Ele é a Nossa bandeira: Jeová Nissi. Não temamos os desertos. Eles produzem altares verdadeiros. Não é castigo de Deus é Sala de aula prática. É escola de profetas. É a oportunidade de Deus para que construamos os nossos altares de adoração e honra a Ele. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...