domingo, 7 de abril de 2019

Meditação/Nadia Malta/TEMAMOS E TREMAMOS DIANTE DO SENHOR!


TEMAMOS E TREMAMOS DIANTE DO SENHOR!
                                                                                            
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre”. Salmos 111.10. 

O Espírito Santo tem nos chamado à responsabilidade quanto à reverencia devida ao Senhor! Aqui encontramos o salmista exaltando o Senhor por sua glória e Majestade. Ele também exalta o Senhor por suas obras magníficas e por sua aliança estabelecida com o seu povo. E esta atitude não é incomum, pelo menos naqueles dias, por parte de vários outros salmistas e demais servos de Deus. Havia uma consciência muito grande da presença, dos atributos eternos de Deus e da sua obra redentora. Havia uma santa reverencia um santo temor em relação ao sagrado! Parece que perdemos isto! O que tem acontecido em nosso tempo? O que se passa na cabeça dos crentes contemporâneos? Tenho ficado abismada com a falta de temor e tremor diante do Senhor e de sua majestade! O Senhor ou é tratado de maneira distante e ritualística, numa religiosidade árida ou como “um” igual! Demonstra-se uma intimidade tão irreverente que muitos até se atrevem a dar ordens a Deus. Fazem suas exigências como se o Senhor fosse um empregado cósmico à disposição deles! Ou até mesmo o desrespeito das piadas infames que são feitas com o nome do Senhor com a maior sem cerimônia, mesmo no meio dos que se dizem crentes! Há uma falta de reverencia e uma ausência da consciência da presença Dele doentia!

Enquanto o salmista pontua de forma reverente as alianças feitas e os feitos memoráveis de Deus, há hoje um desdém em relação a essas coisas. Alianças são desconsideradas! Ordenanças são negligenciadas atraindo grandes juízos. Olha-se para a liberdade da graça de Deus de forma irresponsável, como se esta fosse desculpa para pecar e Deus fosse uma papai Noel bonachão pronto a passar a mão sobre a cabeça de suas “crianças caprichosas”!  Não podemos usar da liberdade para dar lugar a carne, como diz o apóstolo Paulo. Graça é o favor imerecido de Deus e ela deve nos tornar cada vez mais reverentes e devedores do Senhor! Não atrevidos e inconsequentes! Não nos esqueçamos: O Senhor não está apenas dentro das quatro paredes da igreja visível, mas em todos os lugares. Tem faltado temor a Ele em nossos lares, Em nossos ambientes de trabalho. Nas relações interpessoais. Na seriedade da nossa adoração, quando ela existe. Deus não tem sido priorizado. Tudo tem ocupado um lugar de honra na vida dos que se dizem filhos de Deus! Quantos altares têm sido erigidos aos deuses estranhos cultuados por nós, às ocultas nos porões de nossas almas! Depois queremos ter vitorias em nossas demandas pessoais. Caso continuemos assim, só amargaremos derrotas! Tratamos Deus como se fosse um empregado cósmico sempre pronto a atender os nossos caprichos de filhos ingratos! O que aconteceu com a presente geração de crentes?

O salmista aqui chama a atenção para três fatos que o fiel não deve perder de vista. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Temor aqui não é medo de Deus, mas uma santa reverencia pela Majestade de Deus e pela consciência de sua santa presença. Revela prudência os que o praticam. Sem temor a Deus não há sabedoria. Sem sabedoria cavamos os nossos próprios abismos. O salmista sabe as conseqüências de desconsiderar Deus em nossos planos, de fazer tudo à revelia Dele, de maneira autônoma. Temos percebido uma tendência contemporânea à autonomia muito grande. Não falo em relação a dependências humanas, mas a um andar autônomo em relação ao Senhor. O que é trágico sob todos os aspectos! As pessoas têm andado de peito inflado se achando o máximo! A Palavra de Deus é absolutamente atual e o que valia para os dias antigos vale também para hoje. O Senhor nos ordena priorizar o Reino de Deus e sua justiça, as demais coisas verdadeiramente necessárias nos serão acrescentadas. O louvor do Senhor permanece para sempre! O Senhor deve ser louvado e exaltado por tudo que Ele é e tudo que Ele criou, por todas as suas ações e intervenções na história e em nossas vidas particularmente. Louvemos ao Senhor! Façamos tudo para a glória de Deus. Tudo vem Dele, é para Ele e vem por meio Dele! Não podemos esquecer esta verdade que deve ser testificada por nós, assim como fazia José no Egito e Daniel e seus amigos em Babilônia! O Senhor honra aqueles que o glorificam com suas vidas!  Que possamos rever nossas posturas ególatras e autônomas enquanto há tempo, antes que o Senhor nos envie grandes alfinetes do céu para furar nossos balões de vaidade!  Temamos e tremamos diante do Senhor! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...