quinta-feira, 25 de abril de 2019

Meditação/Nadia Malta/ÁGUAS E ÁGUIAS, ELAS NOS ENSINAM TANTO!

ÁGUAS E ÁGUIAS, ELAS NOS ENSINAM TANTO!
                                                                                                               
Todos os rios correm para o mar”. Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”. Eclesiastes 1.7a; Isaías 40.31. 

Precisamos aprender a enfrentar as dificuldades com a determinação dos rios e a destreza das águias! Observar a natureza é sempre um excelente recurso didático de Deus! E Ele colocou a nossa disposição muitos meios para que aprendamos lições preciosas. Resta-nos ficar atentos. A observação é grande mestre da parte de Deus. Observemos! O autor de Eclesiastes diz que os rios vão para o mar. Nem quero olhar para a segunda parte do versículo. Mas para o princípio que a primeira parte traz: Os rios vão para o mar! O percurso que cada rio percorre até chegar a seu destino é impressionante. São muitas voltas, muitos altos e baixos. Quantos obstáculos a serem superados!  As águas caem das nascentes ou das chuvas e descem em forma de rios. Quanta lição a ser aprendida aqui. Os rios são obstinados no bom sentido, que “teimosia” bendita! Eles não se assombram com os obstáculos, não recuam, não desistem. Antes eles seguem determinados, contornam os obstáculos e seguem em frente até o seu destino: O mar! Quanto a natureza tem a nos ensinar! Atentemos! E o que dizer da águia? Aprendamos com ela. Ela tem uma visão de 180 graus, enquanto a maioria de nós não enxerga um palmo adiante do nariz. Ela voa acima das tempestades, enquanto nós nos assombramos com qualquer vento mais forte. Ela faz seu ninho no alto dos penhascos, enquanto nós nos escondemos em cavernas com medo de tudo e de todos. Ela está sempre renovando sua plumagem e sua força, enquanto nós esmorecemos com facilidade, parece que já nascemos cansados. O texto de Isaias fala de um tipo de pessoa que pode ser comparada à águia! Qual? Os que esperam no Senhor. Quando colocamos no Senhor a nossa confiança e esperança experimentaremos algo sobrenatural, sobretudo, no meio das grandes lutas.

Os que esperam em Deus aprendem a determinação perseverante dos rios e seguem seu curso mesmo a despeito de todos os obstáculos que certamente encontrarão. Aprendem também a destreza das águias. Esses enxergam Deus através do véu denso das dificuldades e certamente chegarão ao seu destino mais que vitoriosos. Avancemos na força que o Senhor supre! O que os Textos ensinam hoje aos que esperam em Deus? Sigamos o curso de maneira determinada. Contornemos os obstáculos como os rios. Há um destino ao qual precisamos chegar. E aqui paramos um pouco para meditar sobre este seguir. Quem segue, segue num caminho. Nós Temos o Caminho Santo: Jesus. Ele é tanto o Caminho quanto o Destino eterno, alem de claro, o Guia da jornada. Andar por este Caminho estreito não é fácil como muitos apregoam. Demanda empenho, luta, graça e garra. São muitos os obstáculos, sempre ladeira acima.  À medida que caminhamos devemos deixar os pesos e o pecado que tenazmente nos assedia, como diz o autor de Hebreus. O nosso companheiro de viagem é o Espírito Santo o orientador por excelência. Contudo, a sua voz é mansa e suave. Quase um sussurro. Todas as demais vozes devem ser caladas para que o ouçamos. Do contrário, Ele precisará usar seu megafone que são as aflições e adversidades que nos levam a buscar o Senhor. Ele não desiste de nós! Renovemos as nossas forças. Como fazemos isto? O salmista responde. Ele diz: “Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho”. Salmos 18.32. Sim, o Senhor é quem renova as nossas forças. Só avançamos na força que Ele supre. Somos fortalecidos no Rei da Glória. Aquele que peleja por nós!

Voemos bem alto como as águias. A recomendação aqui nos remete a manter o nosso pensamento nas coisas do Alto como ordena o apóstolo Paulo falando aos Colossenses. A mente e os olhos do cristão não podem se deter nas coisas terrenas. Estamos no mundo, mas não somos mais dele. Isto não significa, porém, que as nossas responsabilidades aqui devem ser negligenciadas, muito pelo contrário. Elas quando cumpridas servem de testemunho da nossa condição em Cristo! Corramos e não fiquemos exaustos. Como pode ser isto? O autor de Hebreus nos convoca a correr com perseverança a carreira que nos está proposta. Olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé: Jesus. Quando temos a Cristo como o alvo da nossa carreira, não ficamos cansados. Andemos e não nos cansemos. Andar pressupõe movimento. O cristão não pode parar. Ele é ordenado a seguir o seu Guia e Mestre. Tendemos a nos desviar com muita facilidade. Por isso o profeta Isaias diz: “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaias 30.21). Paulo arremata as palavras do profeta dizendo: “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças” (Colossenes 2.6,7). Reflitamos nesta palavra e deixemos que o Santo Espírito a ministre ao nosso coração. Não resistamos ao seu ensino! A Santa palavra é vida e saúde para nós! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...