segunda-feira, 1 de abril de 2019

Meditação/Nadia Malta/EDIFICADOS SOBRE A ROCHA QUE É O CRISTO!


Dia 1º de Abril de 2019.

EDIFICADOS SOBRE A ROCHA QUE É O CRISTO!
                                                                              
 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”. Mateus 7.24-27. 

Examinemos a nossa confissão de fé! Submetamo-nos a sondagem do Espírito Santo quanto à fé que professamos! Fortaleçamos os nossos alicerces espirituais. Nunca os ventos foram tantos e as enchentes tão intensas! O texto traz a ilustração do tipo de construção espiritual que o Senhor espera que sejamos. Uma construção feita para resistir! Uma edificação sobre a Rocha que é Ele! Neste capítulo, Jesus traz outras ilustrações para ensinar a mesma coisa. Fala de dois caminhos e também fala do tipo de árvore e de seus respectivos frutos. Quando professamos uma fé genuína, essa fé logo é evidenciada pela nossa postura, sobretudo, face às adversidades. Temos falado incansavelmente sobre as dificuldades enfrentadas em nossa caminhada cristã.  A Bíblia fala sobre esse assunto inúmeras vezes. O livro do profeta Habacuque é um bom exemplo a ser seguido. Ali somos instruídos pelo Espírito Santo através daquele homem e Deus a continuar firmes no Senhor mesmo à despeito das circunstancias. No início do texto, ouvimos dos lábios do próprio Senhor Jesus Cristo sobre a firmeza que precisamos ter nele que é a Rocha eterna.  

Vivemos num tempo em que se apregoa um evangelho raso e de facilidades, onde as pessoas invertem os papéis e passam a dar ordens a Deus para que cumpra os seus desejos pessoais mais absurdos. Por isso mesmo não tem sido fácil falar da Verdade, da forma como ela nos é apresentada nas Escrituras Sagradas. Somos tratados por muitos como uma casta inferior de crentes que não obtém lucros com sua fé.    Jesus ilustra a nossa firmeza Nele através da figura dos dois construtores e seus respectivos fundamentos. Primeiro o Construtor Prudente. Este construtor  cavou, abriu profunda vala e lançou o seu alicerce sobre a rocha (Cristo). Quando pensamos numa construção material nesses termos, logo perceberemos que esta casa é uma sólida edificação. Essa construção resistirá às intempéries e permanecerá firme. Esse prudente construtor é comparado àquele que ouve a Palavra de Deus e a pratica. Este permanecerá firme no Senhor assim como o profeta Habacuque, que apesar das circunstancias permaneceu esperando, se alegrando e confiando em Deus. Todos os dias enfrentamos tempestades e enchentes. São vendavais sem conta que nos apanham de surpresa. Qual o verdadeiro estado da nossa construção espiritual? Resistiremos ou ruiremos?

Segundo, ele apresenta o Construtor Insensato. Diferentemente do anterior, foi insensato e construiu a sua casa sobre a areia. Não precisamos ser conhecedores no assunto para perceber que uma construção dessa não aguenta a ação do tempo. Na primeira tempestade ou vendaval, ruirá. Esse construtor é comparado àquele que ouve a Palavra de Deus e não a pratica. O alicerce da parábola em questão é a obediência à Palavra de Deus. Jesus é a Rocha sobre a qual esse alicerce deve ser edificado. A obediência comprova a fé verdadeira. Esse construtor não compreendeu esse princípio. Assim como muitos em nosso meio. Os dois construtores tinham objetivos em comum. Ambos desejavam construir boas e sólidas casas. Contudo, quando veio a tempestade, uma delas ruiu. Qual a diferença das duas construções? O alicerce. Assim, a segunda casa sobre a areia, é a falsa confissão de fé, que só dura até a tempestade, à hora dos ventos contrários! (à hora da prova). Aqui cabem algumas perguntas. Como está a nossa fé? A nossa vida de fato mudou ou somos grandes farsas como cristãos? Estamos produzindo frutos de piedade, de arrependimento sincero para Deus? Temos resistido às tempestades da vida? Se até aqui respondemos afirmativamente a essas questões, então glória a Deus, é porque o nosso alicerce está firmado sobre a Rocha eterna que é Jesus Cristo. A nossa confissão de fé é verdadeira. Do contrário somos realmente grandes caricaturas de cristãos! Que o Senhor tenha misericórdia de nós! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...