quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Meditação/Nadia Malta/TRANSFORMAÇÃO É MUDANÇA PROFUNDA!

 TRANSFORMAÇÃO É MUDANÇA PROFUNDA!

                                                                                    


 Porque, no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi seu pai; e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, dos postes-idolos e das imagens de escultura e de fundição. Na presença dele, derribaram os altares dos baalins; ele despedaçou os altares do incenso que estavam acima deles; os postes-idolos e as imagens de escultura e de fundição, quebrou-os, reduziu-os a pó e os aspergiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado”. II Cr. 34. 3, 4.


Temos ouvido muito nesses dias sobre o relacionamento que devemos ter com o Senhor. Contudo, para que este relacionamento aconteça é necessário nos achegar cada vez mais a Ele numa íntima e contínua comunhão. Essa comunhão leva a santificação, que por sua vez leva a um genuíno avivamento. Quanto mais se aproxima o dia da volta de Cristo mais se faz necessário que o seu povo persiga a santificação de forma radical. Não estou falando de “santarronice” exterior, mas de uma legitima inclinação para fazer a vontade do Pai celestial e uma profunda consciência de sua presença aonde quer que estejamos. Por isso hoje gostaria de compartilhar com a igreja a experiência radical do rei Josias ao purificar o santuário e renovar a aliança com o Senhor. A palavra radical tem sido muito usada em nossos dias para designar esportes, posturas e estilos de vida, sobretudo, dos jovens. Contudo, creio que essa palavra tem a sua aplicação mais apropriada na vida dos verdadeiros cristãos. É impossível alguém ser meio cristão! É comum ouvirmos que certas pessoas são amigas do evangelho, mas ainda não se converteram. Ninguém é amigo do evangelho a não ser os próprios cristãos!

Estratégias de Josias que podem ser aplicadas à nós hoje: Ele começou a buscar o Senhor; Ele começou a purificar o Santuário e o Culto; Ele mandou reparar a Casa do Senhor; Ele consulta o Senhor; e Ele renova a aliança com o Senhor. O nome Josias =significa dado pelo Senhor. Na verdade, ele foi concedido à nação por um ato da misericórdia de Deus. Note que ele veio de uma família terrivelmente desestruturada espiritualmente. Tanto seu pai quanto seu avô fizeram o que era mau perante o Senhor, mas quando um homem só se posiciona diante de Deus as maldições são quebradas. Mesmo sendo moço e inexperiente, diante da situação caótica em que estava mergulhada a nação de Judá, ele buscou o Senhor com sinceridade de coração. Oração é tudo! O Senhor ouviu o clamor de Josias e veio em seu auxílio. Quando nos encontramos com o Senhor de verdade, há uma mudança total, os modelos, padrões e práticas antigas já não atraem nem nos servem mais. Josias percebeu isso e logo tratou de fazer as mudanças necessárias. Tanto no santuário quanto no próprio culto.

Josias diligenciou a restauração do Templo, já livrado de toda sorte de imundície.  Quando abandonamos a idolatria, precisamos de uma obra de restauração em nosso interior. Essa obra é feita através da ação efetiva do Espírito Santo por meio da Palavra Deus. Há um lavar regenerador do Espírito em nós que repara o que foi danificado pelo pecado. Apesar da impiedade da nação, o Senhor responde a oração do rei, prometendo-lhe paz durante os dias de sua vida. Ele havia se quebrantado diante do Senhor e isso lhe foi agradável.  Consultar o Senhor em relação a cada ato, a cada decisão, cada necessidade que temos faz parte da nova vida e é segurança para nós. Oramos, buscamos a Ele em todas as situações, mas é preciso aprender a esperar nele até que a resposta venha, como fez Josias. Depois de sua obra de purificação e conserto, Josias juntamente com o povo renova a aliança com o Senhor, que havia sido profanada pela idolatria e rebelião. Gostaria de chamar a atenção para uma renovação pessoal da nossa aliança com o Senhor, com o quebrantamento devido e a consciência da necessidade de voltarmos ao Senhor de todo o nosso coração. Que assim seja, em nome de Jesus Cristo, Amém! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...