sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Meditação/Nadia Malta/PERMANEÇAMOS VIGILANTES E FIRMES NA FÉ!

 PERMANEÇAMOS VIGILANTES E FIRMES NA FÉ!

                                                                            


Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor”.  I Co 16.13,14. 


Os versículos lidos são as exortações finais feitas pelo apóstolo Paulo aos cristãos coríntios. O apóstolo traz uma prática exortação àqueles que desejam andar em santidade e pureza moral de forma perseverante, tanto na Corinto dos dias de Paulo, quanto para a igreja de nossos dias.  É interessante observar que para onde nos viramos hoje, há sempre uma oferta de fórmulas mágicas, sobretudo, para resolver problemas, que vão desde a obesidade, às enfermidades em geral e até mesmo às coisas mais simples. As pessoas estão ávidas por respostas, soluções e possibilidades, desde que não tenham que fazer nenhum esforço ou sacrifício. No entanto, toda mudança requer atitudes. Mas, e quanto ao povo de Deus, que tem sido açoitado tanto por ventos doutrinários cada vez mais devastadores, quanto por tribulações cada vez mais angustiantes? Muitos cristãos têm andado de forma trôpega, vacilante diante dessas assolações. Será que não há nada que possamos fazer que nos assegure um andar firme e perseverante em Cristo? Será que não existe algo que possa restabelecer nossos joelhos trôpegos e nossos passos vacilantes?

O apóstolo Paulo responde através do texto a essas questões. As ordenanças dadas por ele nos versículos lidos precisam gerar atitudes por parte dos que experimentam o Cristo que vivifica. Só a partir daí, essas atitudes serão tomadas com leveza e “sobrenaturalidade”, na dependência do Espírito Santo.  O apóstolo aponta cinco atitudes imperativas que asseguram um andar firme e perseverante em Cristo: Primeira Atitude: Sede Vigilantes! Segunda Atitude: Permanecei Firmes na Fé! Terceira Atitude: Portai-vos Varonilmente! Quarta Atitude: Fortalecei-vos! E Quinta Atitude: Todos os vossos atos sejam feitos com amor! A atitude de vigilância tem sido negligenciada pela maioria absoluta de nós. A vigilância que precisa estar sempre acompanhada da oração é uma questão de sobrevivência para todos os que servem a Deus. Somos espreitados incessantemente por ações e presenças demoníacas, que se colocam ao nosso derredor, para nos derrubar de nossa posição em Cristo.  Precisamos entender que não estamos de férias na terra, mas numa grande arena de guerra.

O Senhor repartiu uma medida de fé com cada um de nós. Contudo, essa medida de fé precisa ser multiplicada ouvindo e acatando a Palavra de Deus. Quanto mais a ouvimos, mais essa Palavra vai sendo consolidada se transformando em certeza inabalável. Tem faltado Maturidade espiritual e esta se adquire quando nos alimentamos, meditamos e praticamos a Palavra de Deus. Não existe outro método. Precisamos também de fortalecimento, que é experimentado pela leitura da Palavra de Deus e dependência do Espírito Santo diariamente. Nada fazemos de nós mesmos, somos tão somente instrumentos nas mãos de um Deus soberano e gracioso.  Finalmente vem A manifestação do amor desinteressado (ágape) que é credencial de cristão verdadeiro. Os atos concretos de amor de cada cristão, sobretudo, pelos que não merecem, testemunham de Cristo, não só lá fora, mas especialmente para os de sua casa. Que estejamos sempre em prontidão diante de Deus! Nadia Malta

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...