segunda-feira, 23 de março de 2020

Meditação/Nadia Malta/CONFIEMOS NA PROVISÃO DE DEUS!


CONFIEMOS NA PROVISÃO DE DEUS!
                                                                              
Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”. Filipenses 4:10-13. 

Confiemos na provisão e suficiência de Cristo em meio às provações. O texto lido fala de um dos inúmeros momentos de aflição na vida do apóstolo Paulo, no qual ele estava preso em Roma e pesava sobre sua cabeça uma sentença de morte. Foi ali que ele experimentou o cuidado e as provisões de Deus através dos irmãos de Filipos, para os quais ele dirige esta carta, com palavras de alegria e gratidão (v.10). Esta epístola apesar de ter sido escrita em um dos momentos mais dramáticos da vida ministerial do apóstolo, é chamada de carta da alegria. Mesmo em meio às dificuldades ele se declara CONTENTE. O texto lido resume a idéia central de toda a epístola. Às vezes me pergunto: o que se passa na cabeça dos que se dizem cristãos? Sobretudo, os cristãos de nossos dias. Esmorecemos com facilidade, desistimos sem ao menos tentar. Abrimos passagem para o adversário tripudiar sobre nós. Reclamamos e difamamos a Deus com nossas palavras e atitudes. Queridos, estamos vivendo dias de grandes batalhas espirituais, precisamos nos posicionar como bons soldados de Cristo arregimentados pelo Grande General para em unidade de fé e propósitos vencer ou vencer. Sempre que atravessamos lutas intensas se faz necessário olhar para os heróis da fé, que por sua vez não tiraram os olhos do Cristo vivo. Apesar das lutas Paulo se diz contente. O que ele queria dizer exatamente?

O que fez o apóstolo Paulo a testemunhar com tanta autoridade no meio de sofrimento tão intenso? Ele diz: “Aprendi”. O que ele aprendeu? Ele aprendeu a Viver CONTENTE em toda e qualquer situação; Ele afirma ainda: “De tudo e em todas as circunstancias, já tenho experiência”; Finalmente, ele revela o segredo do seu contentamento: Ele diz: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Descobrimos aqui que este estado de espírito não vem por acaso, num passe de mágica. Mas é o resultado de um longo aprendizado daqueles que andam com o Senhor lado a lado, seguindo seus passos e observando o seu agir. Todos nós estamos passando por esse treinamento, ninguém está pronto. Paulo considerava cada experiência boa ou ruim, como oportunidade de crescimento e aprendizado. Você tem aprendido com as experiências? Precisamos aprender a cultivar o caráter de aprendizes nesta escola prática do Senhor que é a vida, sempre. O aprendizado só cessa quando partimos para a eternidade. O significado da palavra grega traduzida como CONTENTE vai muito mais além de alegria ou contentamento, significa: governo autônomo, soberano, suficiente, independente. Estado em que o individuo se encontra plenamente satisfeito, independentemente, dos fatores externos que o rodeiam. O andar em Cristo é o segredo desse contentamento e dessa suficiência. Através Dele, Paulo diz que é possível conservar a serenidade, o controle da situação, o equilíbrio independentemente do tamanho dos problemas pelos quais estava passando. Na verdade é como se ele estivesse dizendo: “Aprendi na dependência de Cristo, a manter o controle; aprendi a me tornar independente do problema e dependente de Deus”.  

De quais situações ele estava falando? Na saúde e na doença; na paz e na guerra; na exaltação e na humilhação; na fartura e na escassez; na alegria e na tristeza; na prosperidade e na adversidade. Em liberdade ou em prisões. Como acontece na aliança do casamento. É assim também no nosso casamento com o Senhor. Isto é sobrenatural! O apóstolo perseverou em aprender o agir em Cristo e isto lhe gerou experiência, que por sua vez o encheu de esperança na provisão e providencia do Deus que nunca falha. O versículo 13 talvez seja um dos mais mal interpretados versículos da Bíblia, principalmente pelos adeptos da teologia da prosperidade e da confissão do pensamento positivo. Fazem as mais ousadas e espúrias aplicações desse versículo, sempre voltadas para o “TER”. Mas afinal, o que Paulo quer dizer? Ele quer dizer: “Tudo posso... SUPORTAR, VENCER, ADMINISTRAR, SUPERAR, EXPERIMENTAR, Naquele que me fortalece! CONCLUSÃO: O que o texto nos ensina efetivamente? Cultivemos espírito de aprendizes. A experiência só se adquire pelo aprendizado e treinamento prático nas situações. E essa experiência gera esperança. O que estamos vivendo não é castigo de Deus é treinamento! Não temos um problema, temos um desafio. A providência soberana de Deus e o seu amor imutável são dois recursos espirituais, dos quais podemos nos valer para alcançar a suficiência e viver de modo vitorioso e contente em toda e qualquer situação. “A nossa suficiência vem de Deus”, diz o apóstolo Paulo. Atentemos. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...