quarta-feira, 11 de março de 2020

Meditação/Nadia Malta/LIBERTA TEU POVO SENHOR!


LIBERTA TEU POVO SENHOR!
                                                                      
 Ó Deus, redime a Israel de todas as suas tribulações”. Salmos. 25.22. 

Clamemos por auxílio divino, sobretudo, naquelas situações que parecem não ter saída. Estamos todos tão carecidos de libertações! Leiamos todo o poema! O salmista aqui apresenta a sua súplica por auxílio divino por conta das dificuldades da vida. O texto nos mostra Davi cercado de inimigos e apesar de seus pecados, ele recorre ao Senhor clamando por sua misericórdia. Não conhecemos a situação histórica específica que originou este salmo, mas de certa forma ele é representativo de todas as nossas lutas diárias, em nossa peregrinação por esta vida. A idéia central aqui é a confiança plena em Deus demonstrada pelo salmista, em meio a essas lutas e que deve ser exercitada também por cada um de nós. O salmista Davi assim como nós, foi um homem de muitas batalhas e muitos inimigos. Todos nós enfrentamos “lutas por fora e temores por dentro”, como bem falou o apóstolo Paulo. Precisamos à semelhança do salmista, bem como do próprio apóstolo Paulo e de tantos homens e mulheres de Deus mencionados nas Sagradas Escrituras, buscar uma intimidade com Deus continuamente. Mais cedo ou mais tarde enfrentamos dificuldades e aflições, mas podemos recorrer ao Senhor e alcançar misericórdia e socorro.

No meio das nossas batalhas não podemos perder de vista três verdades irrefutáveis: O nosso socorro vem do Senhor; O salmista confiou no Senhor, por seus atributos imutáveis, façamos o mesmo; A confiança em Deus é galardoada com grandes vitórias. Davi sabe em quem crê, por isso recorre ao Deus Todo Poderoso, criador e sustentador do céu e da terra. Quando as saídas e recursos humanos cessam podemos contar com os infinitos recursos de Deus. O Senhor é Aquele que habita num Alto e Sublime Trono, mas também habita no abatido e contrito de espírito, que treme da sua Palavra, o qual ele constituiu seu santuário vivo. Aprendamos com o salmista a testemunhar em meio às dificuldades já por antecipação. Nossa vitória é certa. Há momentos em que tudo que temos a fazer é esperar no Senhor, adorá-lo e clamar pelo socorro divino. Nem sempre compreendemos o agir de Deus em nossa vida e quando isto acontece só nos resta confiar sem duvidar. Buscar a sabedoria e o discernimento é fundamental. Davi também se reconhece pecador e apela à misericórdia de Deus. Temos orado assim? Davi pára para pensar nos atributos imutáveis de Deus. Ele se lembra da bondade do Senhor de sua retidão, de sua misericórdia que dura para sempre. Os atributos imutáveis e eternos de Deus nos garantem que Deus não falha nunca e nunca chega atrasado.  Quando aprendermos a descansar Nele trilharemos seguros pelos seus retos caminhos. Ele tem um plano para cada um de nós e quer que nos acheguemos a ele de forma íntima para gozar de sua presença gloriosa. A intimidade do Senhor é para os que o temem aos quais ele dá a conhecer a sua vontade. Os que se submetem a ele recebem a sua direção, provisão e proteção.

Davi volta à essência de sua oração e conta ao Senhor o que o aflige São os inimigos ao seu redor sempre armando laços para seus pés e as inquietações do seu coração: Ele enfrentou solidão, medos, mágoas profundas, pecados não confessados, decepções e tantas outras coisas que afligiam a sua alma. Há ocasiões em que a nossa obediência ao Senhor leva amigos e familiares a se voltarem contra nós. Muitos em nosso meio têm deixado que feridas do passado arruínem às suas vidas, vivendo em função delas. Em Deus podemos nos libertar dessas feridas malignas que nos têm aprisionado. Davi não sucumbiu a vitimização. Ele foi em frente, venceu porque olhou para o Senhor. Ao ser confessados em arrependimento, Deus os perdoa e apaga nossos pecados lançando-os nas profundezas do mar. Davi sentia medo como você e eu. Ele reconhecia esse medo diante de Deus. O medo tem paralisado a vida de muitos de nós. Este assunto é tão sério que segundo alguns estudiosos, na palavra de Deus ele colocou nada mais, nada menos que 366 vezes a expressão: “Não temas!”. Aqui há uma mistura de sentimentos negativos, que nos cega, e nos faz perder o rumo. Davi também sentiu desespero e pediu ao Senhor libertações. E quanto a nós, quais são as nossas cargas, quem são os inimigos que nos assolam? Só o Senhor pode curar nossos corações feridos, restaurar nossas forças, firmar nossos joelhos vacilantes e as nossas mãos decaídas, perdoar nossos pecados, preencher nossos espaços vazios, dissipar nossos medos, nos libertar do desespero e desbaratar os exércitos inimigos ao nosso redor – se nos achegarmos a ele de forma íntima, confiante e pessoal. Entreguemo-nos a ele! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...