quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Meditação/Nadia Malta/CONTEMOS AS MUITAS BÊNÇÃOS!


CONTEMOS AS MUITAS BÊNÇÃOS!
                                                                            
Vinde, ouvi, todos vós que temeis a Deus, e vos contarei o que tem ele feito por minha alma” Sl 66.16.                                                               

Rendamos graças por tudo que o Senhor tem feito por nós, em nós e por meio de nós, apesar de nós. E ainda por tudo que ele certamente fará! O versículo lido faz parte do salmo 66. Que é na verdade uma santa convocação para que o povo de Deus aprenda a agradecer e a glorificar a Ele por todos os seus feitos. O desejo do salmista aqui é glorificar o Senhor por suas maravilhas. Ele fala numa acalorada proclamação de tudo que o Senhor tem realizado no meio do seu povo. Quase podemos ouvir a sua voz de júbilo. É o que queremos fazer hoje às vésperas de uma eleição em um cenário caótico e sem saídas, pelo menos do ponto de vista humano.  Contudo, creio que veremos a glória de Deus se manifestar em nossa nação e já rendemos graças por isto! A autoria desse salmo não é conhecida, mas entendemos que foi escrito por alguém de coração extremamente grato a Deus e que enxergava em tudo a mão do Todo Poderoso. Que tal aprender a trocar a voz de lamento pela gratidão e louvor ao Deus Todo Poderoso que por nós tudo executa?

Precisamos começar o nosso dia agradecendo ao Senhor por tudo que ele é e tudo que ele tem feito por nós, em nós e por meio de nós. No entanto, nesse quesito gratidão ainda estamos muito aquém do desejável. O apóstolo Paulo diz “em tudo daí graças porque esta é a vontade de Deus”. Assim como a obediência, a gratidão também deve ser exercitada. Em seu livro CONFIANÇA CEGA Brennan Manning diz que a gratidão é Inclusiva, é Atenta, é Contagiosa e Teocêntrica. Que possamos despertar para praticá-la. O salmo todo aponta alguns princípios sobre a postura de ações de graças que devemos manter. Primeiro princípio: Deus rege tudo e todos. Deus precisa ser reconhecido em todas as nossas vitórias e falar delas dá a ele toda a honra e toda glória. E é exatamente isso que o salmista faz aqui, ele RECONHECE QUE o Senhor ESTÁ no controle soberano de todas as coisas. E é isto que somos encorajados a fazer hoje, depois de tantas lutas que tivemos se não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado, misericórdia de nós! E isso precisa ser propagado para que todos saibam quem é o Deus vivo ao qual servimos. Reconheçamos o controle soberano do Senhor em todas as coisas. Por isso vale a pena exercitar a inclinação para as ações de graças! Segundo Princípio: Atentemos para o que o Senhor já fez! O mesmo Deus que agiu no passado age hoje. Isso é motivo de ações de graças continuamente.  O milagre para nós é uma possibilidade real. Precisamos também criar o habito de contar as bênçãos recebidas e então veremos o quanto o Senhor já operou em nossas vidas. Não há nenhuma razão para duvidar do seu agir hoje! Por isso diga: GRAÇAS A DEUS!

Terceiro Princípio: Em sua soberania muitas vezes o Senhor permite que sejamos assolados! O salmista aqui reconhece que mesmo aquelas situações difíceis pelas quais passou, tinham um propósito didático de Deus para que ele fosse conduzido a um fim proveitoso e isso é razão para agradecer. O Senhor o trouxe a um lugar espaçoso. Quantos inimigos vencidos na força que o Senhor supre! Quantas muralhas derrubadas sob o comando do Senhor! Quantos gigantes abatidos em nome do Senhor dos Exércitos! E hoje estamos de pé, contando as muitas bênçãos para a glória do Senhor. Rendamos graças ao Senhor porque ele é bom e porque a sua misericórdia dura para sempre! Quarto Princípio: As dificuldades não devem nos impedir de fazer a obra do Senhor, mesmo sacrificialmente! O nosso amor e temor pelo Senhor deve nos mover a realizar a sua obra e cumprir nossos votos a ele sempre, mesmo naqueles momentos onde achamos que não conseguiremos. Tudo que fazemos é na força que o Senhor supre. E ele honra o servo que não recua. Isso é razão para ações de graças. Quinto Princípio: Devemos testemunhar sempre das obras de Deus! O salmista aqui chama a atenção dos seus leitores para a necessidade de testemunhar dos feitos de Deus. Fale disso em todo o tempo, não cesse de anunciar a misericórdia e benignidade do Senhor! O versículo 16 lido no inicio é o versículo-chave do contexto. Ele nos passa a idéia de ajuntamento solene onde haverá uma grande proclamação sobre as ações de Deus em resposta às orações dos fiéis. O que aprendemos aqui? O Senhor está no controle de tudo, rendamos graças ao seu excelso nome. Atentemos para o que ele já fez e rendamos graças pelo que ele fará. Em sua soberania ele permite que sejamos assolados para nos corrigir, rendamos graças também por isso. No meio das dificuldades podemos sim fazer a obra de Deus porque a nossa suficiência vem dele. Aprendamos com o salmista a testemunhar dos feitos de Deus, sempre rendamos graças por isso. Quero terminar com as palavras de Davi no Sl.68.34,35: “Tributai glória a Deus, a sua majestade está sobre Israel, e a sua fortaleza nos espaços siderais. Ó Deus, tu és tremendo nos teus santuários; o Deus de Israel , ele nos dá força e poder”. Bendito seja Deus! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...