quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/QUE OS NOSSOS OLHOS ESPIRITUAIS VEJAM!


QUE OS NOSSOS OLHOS ESPIRITUAIS VEJAM!
                                                                               
 O rei da Síria fez guerra a Israel e, em conselho com os seus oficiais, disse: Em tal e tal lugar, estará o meu acampamento. Mas o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar, porque os siros estão descendo para ali.  O rei de Israel enviou tropas ao lugar de que o homem de Deus lhe falara e de que o tinha avisado, e, assim, se salvou, não uma nem duas vezes.  Então, tendo-se turbado com este incidente o coração do rei da Síria, chamou ele os seus servos e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?  Respondeu um dos seus servos: Ninguém, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir.  Ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu mande prendê-lo. Foi-lhe dito: Eis que está em Dotã.  Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade. Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?  Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”. II Rs 6.8-17. 

O texto lido descreve a ação do profeta Eliseu, sucessor de Elias, na guerra contra a Síria. É inevitável aqui não estabelecer uma comparação entre esses dois profetas de Deus: Enquanto Elias era um homem de um ministério de fogo, suas palavras eram duras e contundentes doesse a quem doesse, Eliseu era terno e amoroso. É chamado de o profeta da graça no Velho Testamento. Enquanto Elias ao falar se assemelhava a um trovão, Eliseu parecia uma brisa suave.  Quando o terrível exército da Síria sob o comando de Ben Hadade levantou-se contra Israel, cujo rei provavelmente deveria ser Jorão filho de Acabe, o terror tomou conta de todo o povo. Até mesmo o ajudante do profeta foi contaminado por aquele sentimento de medo, por causa do grande aparato bélico daquele povo cruel. A ação efetiva de Eliseu foi, sobretudo, levar o povo, especialmente o seu moço, a confiar na providencia sobrenatural de Deus, apesar das circunstancias. A igreja dos nossos dias precisa restaurar a sua percepção do sobrenatural de Deus e reconhecer a manipulação dos falsos milagres com o fim de atrair adeptos. O real propósito dos milagres é glorificar o nome excelso do Senhor nosso Deus e não engrossar as fileiras eclesiásticas. A exploração marqueteira dos pseudo-milagres tem provocado duas reações: A dependência idolátrica dos “milagreiros de plantão” ou o ceticismo árido que rejeita o sobrenatural de Deus. Os dois extremos são perigosos porque confunde a percepção do verdadeiro agir do Senhor. Precisamos entender que o Deus que agia no passado, age hoje. Mesmo quando os nossos olhos espirituais estão impedidos de enxergar há um exército do céu pelejando por nós. E a glória dessa ação é totalmente de Deus, não de homens!

Nas horas mais dramáticas somos levados a temer, sobretudo, quando não temos a visão do todo. Contudo o texto lido nos faz recobrar o ânimo em meio as nossas agonias, especialmente neste momento da nossa nação. Primeiro: Porque O Senhor é o Deus Forte que Vê e segundo: Porque O Senhor é o Deus Todo Poderoso que comanda seus exércitos dos Céus para proteger o seu povo. Está implícito neste contexto um dos nomes através do qual Deus se manifesta: O Forte que Vê. Descobrimos aqui que nada acontece ao seu povo sem que antes o Senhor revele aos seus servos os profetas. Foi assim no passado é assim hoje. O Senhor não só vê as ações, mas sonda mentes e revela as intenções dos corações. Note que a maioria em Israel, o reino do norte, não era fiel ao Senhor, mas ele usou de misericórdia por causa da fidelidade de um servo. Tudo que o rei da Síria tramava em seu quarto de dormir, era revelado ao profeta Eliseu, que por sua vez avisava ao rei de Israel. O rei da Síria Ben Hadade achou que havia traidores em seu reino, mas um de seus oficiais sabia que o profeta Eliseu era o encarregado da “Inteligência militar” de Israel. De repente o único cristão em sua casa é você. Pois é você mesmo que o Senhor vai usar para ganhar essa guerra. O rei da Síria planeja destruir Eliseu e mais uma vez seus planos são frustrados. Eliseu tinha um ministério itinerante. Os siros descobriram profeta em Dotã que ficava cerca de 20 km ao norte de Samaria, sede do governo de Israel. Humanamente falando ele estava mais seguro na cidade fortificada de Samaria. Eliseu não temeu, porque sabia que o controle daquela situação era de Deus, não do homem. Aprendemos aqui que enquanto estamos no centro da vontade de Deus e realizando a sua obra somos indestrutíveis, até que essa obra seja completada. Quando trabalhamos dentro do “cronograma divino” não corremos perigo algum. Você crê que o Senhor vê todas as coisas e está no controle soberano de todas elas? Então aquiete seu coração!

Aqui também encontramos mais duas revelações do caráter de Deus, através das quais ele se manifesta ao seu povo: O Deus Todo Poderoso que protege seu povo e O Senhor dos Exércitos, aquele que comanda todos os exércitos do céu. O exército do rei da Síria cercou a cidade de Dotã para prender o profeta Eliseu e o servo do profeta ao levantar pela manhã, deparou-se com todo aquele aparato militar à sua volta. Em seu desespero ele procura o profeta, que parece não se abalar. Antes Eliseu procura mostrar ao seu moço que ele precisava aprender a confiar na providencia de Deus, mesmo apesar das circunstancias por mais desesperadoras que parecessem. Quantos em nosso meio precisam aprender a mesma coisa! Aprendemos aqui com o moço do profeta que não devemos nos envergonhar de nossos momentos de incredulidade como Tomé em Jo 20.25. Precisamos de alguém que nos ajude a manter viva, pura e intacta a nossa fé. Foi isso que Eliseu fez! “Bem-aventurados os que não viram e creram”, mas em muitas situações precisamos ter os nossos olhos espirituais abertos para enxergar ao nosso redor carros e cavalos de fogo.   Todos os dias somos alvos dos milagres de Deus, mesmo que não tomemos conhecimento. Contudo, a nossa fé recebe uma turbinada quando ficamos cientes desses milagres. Você sabe que tem um exército do céu pelejando por você agora mesmo? Já experimentou alguma situação em que teve a certeza que o Senhor interferiu sobrenaturalmente? O que aprendemos com a experiência de Eliseu? Não podemos perder de vista que o nosso Deus é o Deus dos milagres e move o sobrenatural ao nosso favor. O Senhor nos revela os planos do adversário, porque ele é O Forte que Vê. Nada acontece sem que antes ele revele aos seus servos os profetas. O Senhor nos cerca pela frente e por detrás com alegres cantos de livramento. Ele envia seus santos anjos para nos livrar e proteger porque ele é O Todo Poderoso de Israel e o Senhor dos Exércitos. O lugar mais seguro para nós é o centro da vontade de Deus. Precisamos aprender a andar segundo o “cronograma divino”. Deus não obedece ao cronograma de seres humanos apressados. Confiemos Ele está no controle! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...