quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/NÃO PERMITAMOS QUE A PREOCUPAÇÃO NOS ADOEÇA!


NÃO PERMITAMOS QUE A PREOCUPAÇÃO NOS ADOEÇA!
                                                                                  
A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Lc 12.22-34. 

O capítulo 12 do Evangelho de Lucas é cheio de advertências de Jesus, como uma estrada bem sinalizada. É interessante estudarmos todo o capítulo, no entanto, hoje gostaria de me deter em algo que tem aprisionado e paralisado muitos em nosso meio: A preocupação, também chamada de ansiedade. Preocupar-se é ocupar-se antecipadamente com algo que não aconteceu e pode nem acontecer.  A ideia central do texto lido é precisamente esta: O cuidado que devemos ter para não nos deixar enredar nas teias da preocupação e da ansiedade. Quando trato deste assunto, não significa que estou totalmente livre de sentir preocupação ou ansiedade. Muito pelo contrário, sei que este é um gigante do qual tenho que me livrar em nome de Jesus Cristo e chegarei lá na força que o Senhor supre. Estamos todos em pleno processo de libertação desse gigante pavoroso que tem assombrado os nossos dias e postergado as nossas vitórias.

A preocupação tem sido a causa principal de muitas enfermidades físicas e emocionais, por isso gostaria de convidar você para juntos examinarmos as Escrituras sobre este assunto. É interessante observarmos que o fazendeiro dos versículos 13 - 21 se preocupava por ter bens demais, enquanto a preocupação dos discípulos no contexto lido era por não ter o suficiente. As duas situações são repreendidas por Jesus. E quanto a nós, com o que nos preocupamos? O que será que o Senhor deseja ministrar a nós através desta palavra? O texto aponta três aspectos da preocupação que nos ajudam a desmascará-la. Primeiro aspecto: A preocupação nos leva a focar no lugar errado. Já reparou que quando estamos preocupados nos sentimos rasgados por dentro, em suspense? Sentimos um sobressalto, um frio na boca do estômago, um nó na garganta. A preocupação destrói a nossa capacidade de pensar positivamente exercitando uma fé viva, bem como a perspectiva de nossa vitória. Misericórdia!

Segundo aspecto: A preocupação é inimiga da fé. A preocupação convence o preocupado de que a vida é feita do que comemos ou vestimos.  Aí está um grande engano! Aprendamos a desmascará-la! Em Rm 14.17 Paulo afirma: “Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo”; O problema enfocado aqui não é a falta de poder de Deus, mas a nossa insegurança e falta de fé. Por isso preocupação é pecado e fere o coração de Deus. Em Lc.10.41,42 Jesus repreende Marta por sua ansiedade: “Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". Terceiro aspecto: Preocupação revela o nosso medo de perder o que verdadeiramente temos escondido em nosso depósito espiritual e ainda nos assemelha ao mundo. A preocupação nos paralisa, nos impede de crescer e nos torna semelhantes aos incrédulos que não têm o Senhor. A preocupação anda na contramão da fé cristã. Como dar testemunho a um mundo perdido e ansioso e encorajar as pessoas a depositar a sua fé em Jesus Cristo, quando nós mesmos duvidamos e nos preocupamos? O que aprendemos aqui? Precisamos reconhecer e confessar o motivo da ansiedade que tem nos assolado e pela fé começar a trabalhar essa libertação em nome de Jesus Cristo. Não podemos deixar que as úlceras, gastrites e todas as síndromes que têm surgido em nosso tempo, deponham contra a nossa fé, como as grandes insígnias de nossas preocupações. Lutemos para não sermos associados com os incrédulos no que tange às preocupações deste mundo. Cuidado com o que temos escondido em nossos depósitos espirituais! Priorizemos o reino de Deus e sua justiça e não permitamos que a preocupação destrua a nossa capacidade de pensar positivamente, que ela engane as nossas emoções com pensamentos que não procedem de Deus, nem deforme a nossa perspectiva de vitória. A preocupação, além de não resolver o problema ainda nos faz adoecer! Confiemos na providencia do nosso amado Senhor! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/







Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...